Quem pilota: di Grassi ou Grosjean?

Entre as mais diversas especulações que surgem nesse final de temporada da F1, com pilotos mudando de times. Equipes entrando e equipes saindo, uma chama a atenção e ainda tem a ver com a temporada 2009, mas pode falar muito de 2010.

Lucas di Grassi, segundo a revista “Auto Motor Und Sport” é cotado para substituir o francês Romain Grosjean já no GP Brasil. Segundo a revista, os franceses não estão nada satisfeitos com o desempenho do compatriota e já estudam dar uma oportunidade ao piloto.

Bom, sempre falei aqui que nunca vi nada demais em Grosjean. Conseguiu algum destaque na GP2, principalmente nesse ano, quando liderava a categoria antes de assumir a vaga que era de Nelsinho Piquet.

No entanto, mesmo liderando a GP2 ele demonstrava uma capacidade de perder a concentração durante um GP muito facilmente. Cometeu erros por causa disso e se tivesse continuado, acredito que não teria conseguido superar o campeão Nico Hulkenberg.

Sua chegada à F1 aconteceu pelas mãos de Briatore, que era seu empresário. O fato de querer um francês em uma equipe francesa e de querer também se livrar de Nelsinho Piquet foram os argumentos do italiano para arrumar um lugar para o pupilo. Conseguiu. Mas o que vimos não foi nada animador. Em cinco provas, ele foi duas vezes décimo quinto, uma vez décimo sexto e não completou outras duas provas.

Ou seja, pouco de quem (pessoal da Renault) se esperava muito.

Porém, deve ser levada em consideração a situação em que Grosjean entrou na F1. Ele chegou no meio da temporada em uma equipe que vivia um escândalo e sem qualquer experiência com um F1. Andar apenas uma vez com um carro desses não pode ser levado como grande experiência. Apesar de não ter um carro ruim nas mãos, ele não pode fazer mais do que está fazendo.

Mal comparando, o Nelsinho nesse ano não fez nada de muito diferente dele no mesmo carro. O melhor resultado do brasileiro foi um décimo lugar. E ele já tinha experiência na F1.

Seria uma tremenda sacanagem com Grosjean, pois queimaria um pouco sua carreira que está no início, mesmo após os maus resultados.

Analisando pelo lado do Lucas di Grassi, seria uma boa oportunidade. Qualquer resultado melhor do que os de Grosjean já lhe daria uma vantagem em uma possível disputa pelo posto de segundo piloto da equipe em 2010. Além do que, seria uma boa chance de estreitar relações com membros da equipe.

A oportunidade também pode servir para abrir espaço para ele em outras equipes, dependendo de seu desempenho.

Vamos ver como isso vai se desenrolar.

Fotos: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: