Sai a Toyota e entra a Cosworth

Parece que é oficial. Segundo apurou o site Tazio, em matéria do excelente Luis Fernando Ramos, a Cosworth será a nova fornecedora de motores da Williams em 2010.

Hoje a equipe de Grove já tinha divulgado uma nota dizendo que a Toyota e Williams não trabalharão mais juntas no ano que vem. Com isso, Frank Williams e Patrick Head estariam livres para negociar com quem bem entendessem.

No entanto, ao que tudo indica na matéria que pode ser lida na integra aqui, o acordo com a Cosworth já foi fechado no fim de semana do GP do Japão. A Renault também estava no páreo.

E toda essa troca indica pelo menos duas coisas. A primeira é que pelo menos um dos pilotos sai. Nakajima só estava na Williams por causa do apoio da Toyota, marca japonesa. Sem essa injeção financeira, o japonês deve ficar a pé para 2010. Duvido muito que ele corra pela equipe matriz. Chances para ele só em equipes novatas.

A segunda é que essa escolha da Williams pela Cosworth tem uma conotação mais política do que técnica. É bom lembrar que a marca foi indicada por Max Mosley, atual presidente da FIA, com quem a FOTA (Associação das equipes) não se dá muito bem, como todos sabem. A única equipe, fora as novatas, que não está na Associação, quem é? A Williams claro, que faz uma espécie de oposição às idéias da FOTA, mesmo que não seja de forma explícita.

Esse é um tipo de retaliação da Williams contra aqueles que a excluíram. Pode não representar muita coisa, é verdade, mas mostra que os ingleses continuam prezando por sua independência.

O acordo deve ser anunciado antes do fim da temporada, assim como a dupla Barrichello – Hulkenberg.

Posso queimar a língua, mas a Williams não deve fazer uma grande temporada em 2010.

Foto: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Willian disse...

Eu também posso queimar a língua, mas acredito que a Williams será a surpresa de 2010. hehe
Podem me chamar de louco. Também chamaram quando eu disse (em fevereiro) que o Rubinho lutaria pelo título esse ano...