Corridas Inesquecíveis - F1 - Las Vegas, 1981


Hoje, exatamente hoje, 17 de outubro de 2011, completa-se 30 anos do terceiro mundial de F1 conquistado por um brasileiro, o primeiro do tricampeão Nelson Piquet. A prova aconteceu no estacionamento (é isso mesmo) do Caesars Palace, em Las Vegas, num circuito improvisado. Coisas da F1 dos anos 1980. E não foi fácil para o Nelsão conquistar seu primeiro título.

Na última prova, três pilotos ainda brigavam pelo título. O líder e favorito ao título era o argentino Carlos Reutemann, que não vinha de um bom resultado na prova anterior, no Canadá, onde havia sido o décimo. Segundo colocado no mundial, Piquet estava a um ponto atrás do piloto da Williams, e havia sido o quinto no Canadá. Já o terceiro colocado na classificação era o francês Jacques Laffite, que estava a seis pontos de Reutemann, mas que vinha motivado pela vitória no Canadá.

Como disse, o argentino era o grande favorito. E confirmando esta alcunha, marcou a pole position, tendo ao seu lado o companheiro de equipe Alan Jones. Um belo cenário para que Reutemann conquistasse a taça. Bastava chegar imediatamente a frente de Piquet, quarto no grid, para garantir o título, enquanto o mesmo resultado servia para Piquet, que se empatasse com Reutemann no número de pontos, seria campeão pelo número de vitórias. Já Laffite, era apenas o 12º. Mas enganou-se quem pensou que Jones daria uma mãozinha a Reutemann.
Cansado, Nelson Piquet vai até o pódio para ser anunciado como campeão mundial da F1 em 1981

O australiano, que era o campeão mundial na oportunidade, não se dava muito bem com o argentino. Ambos tinham tido algumas desavenças e não se bicavam. Resultado: Jones pulou na frente logo na largada e começou a abrir vantagem. E as coisas pioraram para o líder do mundial. Com uma largada ruim, perdeu três posições (para Bruno Giacomelli, Alain Prost e Gilles Villeneuve). No entanto, seguia em uma posição que lhe dava a taça, a frente de Nelson, que também largara mal, chegando a ficar em oitavo.

Com o passar das voltas, Nelson alcançou Carlos e ficou algumas voltas a estudar o comportamento do argentino. E foi no 17° giro que Nelson partiu para o ataque e superou o rival. E a partir disso, começou a escalada do brasileiro, que na volta 33 era o terceiro, aproveitando-se de um problema com Mario Andretti, da desclassificação de Gilles Villeneuve, e das paradas de Prost e Giacomelli, enquanto Reutemann perdia terreno, com problemas de câmbio.

A partir disso, Piquet foi mais prudente ainda, cedendo a terceira posição para Prost sem muita resistência. No entanto, ele voltou a ter um lugar no pódio graças a problemas de Laffite. Ele ainda cederia mais duas posições, a Giacomelli e Mansell, ficando no quinto lugar, posição que lhe garantiria a taça.

Então, foi só percorrer as voltas restantes e cruzar a linha de chegada na quinta posição, atrás de Jones, Prost, Giacomelli e Mansell. Assim, Nelson Piquet Souto Maior conquistava seu primeiro título na F1, por apenas um ponto e de forma muito sofrida.

Exausto após a corrida, Piquet ficou alguns minutos em seu carro, cheio de câimbras (ele teve de ser amparado para deixar o cockpit e ai sim, poder comemorar o triunfo), mas feliz, por alcançar a glória maior da principal categoria do mundo, por escrever seu nome na história, entre os grandes, entre os poucos que têm esse privilégio. Naquela quente tarde de sábado em Las Vegas, o Brasil ganhava um ídolo.

Hoje, 30 anos após a conquista, devemos não apenas relembrar esse fato, mas também saudar o mito Nelson Piquet pela conquista. Afinal, não é para qualquer um ter um título da F1, quanto mais três. Parabéns Nelsão.

Fontes: Wikipedia, Blog A Mil Por Hora e Podium GP
Foto: Pandini GP
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: