O que marcou em 2012, por Anderson Nascimento

E a F1 segue sendo assunto aqui no blog, tendo como tema desta vez a instável temporada de Felipe Massa. E o convidado que resolveu abordar o ano do piloto brasileiro é o amigo e palmeirense Anderson Nascimento, que faz uma boa análise do comportamento de Felipe durante o ano e sua atual posição dentro da Ferrari, diante de seus resultados comparados com os de seu companheiro, Fernando Alonso. Vale a pena ler com atenção. Boa leitura!

Massa: De péssimo coadjuvante a ótimo segundo piloto


A temporada 2012 da Fórmula 1 foi marcada pela batalha pelo título protagonizada pelo alemão Sebastian Vettel e pelo espanhol Fernando Alonso. Ambos fizeram campeonatos espetaculares que lhes renderam vitórias e triunfos durante o ano todo. Comparando-os com seus companheiros de equipe, o desempenho bem superior revela o motivo pelo qual Red Bull e Ferrari escolheram seus favoritos. Mark Webber fez o que dele se esperava, mas bem longe do que Vettel pode fazer. Já Felipe Massa, perdeu de longe para seu companheiro.
É bem verdade que Massa fez ótimas corridas este ano. Foi muito bem em algumas delas, e especialmente antes de renovar o seu contrato, motivo que o fez apresentar desempenho muito além do que foi demonstrado no início da temporada e em 2011. Felipe Massa é hoje o piloto que a Ferrari quer, não pela sua habilidade ou por poder brigar por vitórias vez por outra, se é que isso algum dia poderá vir a acontecer novamente na F1, mas sim por dar o relaxamento e a ajuda necessária para que Fernando Alonso não tenha dores de cabeça maiores do que as que já ele tem com seu carro e seus adversários na luta pelo título.

Muitos que defendem Massa jogam toda a culpa na equipe de Maranello e em Alonso por seu desempenho ruim. Este é um argumento bem difícil de se aceitar, visto as experiências vividas pelo próprio Alonso e pela própria Ferrari. Vamos a apenas uma delas.

Em 2007, Alonso, atual bicampeão da categoria, foi contratado pela McLaren para fazer dupla com um jovem piloto chamado Lewis Hamilton. Com seu estilo que se tornou uma marca, Alonso procurou concentrar toda a força de sua equipe em prol de suas vitórias e um possível tricampeonato. Porém, como todos já sabemos isso não aconteceu. E por que?

Bem, Alonso não conseguiu monopolizar toda a atenção da McLaren para si porque tinha ao seu lado um adversário tão duro de vencer como ele próprio. Hamilton não se tratava de um jovem piloto arrojado, que vez por outra poderia vencer uma corrida. O inglês provou que poderia vencer o campeonato. E como é que então a McLaren poderia depositar todas as chances em Alonso, sendo que debaixo de seu nariz havia um super piloto que também poderia vencer a temporada daquele ano?
Onde quero chegar com essa história? Simples, Massa construiu, pintou e decorou seu próprio lugar onde está agora, no papel irreversível de escudeiro e segundo piloto de Fernando Alonso. O brasileiro não foi capaz de desafiar seu companheiro em vitórias e muito menos na luta pelo título. A Ferrari corre somente com um piloto para fazer justiça ao passado de glórias que possui. E por que então ela deveria dividir essa confiança, toda depositada no piloto espanhol, a um brasileiro que por muito tempo não faz jus ao macacão que veste?

2012 foi prova incontestável que mais do que limitado em suas habilidades, Massa se colocou durante a temporada em uma zona de conforto que só foi revertida depois que especulações e boatos fortes que diziam que ele não seria mais piloto da Ferrari. É bom que para 2013 ele aproveite a chance, porque em um ambiente tão competitivo quanto na Fórmula1, novas oportunidades são coisas raras.

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: