Marc Marquez faz história na MotoGP; Viñales leva o título na Moto 3

Jorge Lorenzo fez sua parte hoje em Valência. O piloto da Yamaha precisava vencer a corrida para ter mais chances de conquistar o tricampeonato da MotoGP. E partindo da segunda posição, ele tratou de tomar a ponta logo no início para comandar as ações durante toda a prova, como parte de sua estratégia.

Diminuindo o ritmo e andando bem menos do que poderia, Lorenzo queria formar um grupo mais compacto, com dois objetivos bem claros: ou forçava seu rival a ficar encaixotado junto de outros pilotos, aumentando assim as possibilidades de um erro e consequente abandono da prova, ou esperava que outros pilotos pudessem lhe ultrapassar para que ele terminasse fora de uma posição que lhe garantisse o título, o que era muito mais complicado. Mas a estratégia não deu certo por muito tempo.
Jorge Lorenzo tentou de tudo, mas acabou não conseguindo o tricampeonato. Piloto da Yamaha venceu em Valência
Mesmo muito combativo, brigando bastante com Dani Pedrosa pela liderança nas primeiras voltas, o piloto da moto #99 acabou errando em uma das disputas com o adversário da Yamaha e perdeu a primeira posição, que recuperou pouco tempo depois. Mas aí, a tática de formar um grupo compacto já tinha ido para o espaço e lhe restou ir atrás da vitória, torcendo para que um milagre ocorresse.

Depois de 30 voltas, Lorenzo confirmou a vitória. Fez sua parte. Mas teve de ver, do alto do pódio, um garoto de 20 que ficou no degrau mais baixo do local de celebração, a sua esquerda, ser coroado como novo campeão da MotoGP. É, Marc Marquez também fez sua parte. E também fez história.

Marc não precisava de nada além de um quarto lugar para confirmar o título da temporada. E largava da pole. Tinha tudo para confirmar a taça hoje. Bastava fazer uma prova tranquila, cerebral. E ele não deixou por menos. Largou mal, caiu de primeiro para terceiro, mas pouco importava. Ficou encaixotado no meio de outro pilotos, quando Lorenzo iniciou sua estratégia. Não se abateu. Continuou com sua corrida sensata.

De repente, assumiu a liderança, após um erro de Lorenzo e Pedrosa, que disputavam a primeira colocação. Mas atacado por aquele que era o único que lhe poderia tirar o caneco, não foi para a batalha. Preferiu o segundo lugar. Depois, atacado pelo companheiro, voltou a ficar só no sossego, sem se importar com a disputa. Só queria completar a prova em uma posição que lhe garantisse o título. Não teve mais ameaças e cruzou a linha da glória em terceiro. Sagrou-se campeão. Aos 20 anos. O mais jovem da história da MotoGP.
Marc Marquez comemora seu primeiro título da MotoGP. Espanhol é o mais jovem piloto a ser campeão na categoria
Na hora de decidir, Marquez mostrou toda sua capacidade. Não é considerado um fenômeno à toa. Fez uma corrida sem sustos, mostrando frieza, foco. Não deixou que a pressão de ter de confirmar o título, pela vantagem que já tinha, influenciar na hora da decisão. Não seria normal ele perder o mundial, claro. Mas seria totalmente compreensível, afinal, estamos falando de um garoto de 20 anos. Porém, ele mostrou uma maturidade incrível. Encarou a situação com naturalidade e por isso foi campeão. Mais do que merecido.

Sobre a corrida de hoje, essa teve ótimos momentos, especialmente no início, por conta da estratégia proposta por Lorenzo. O que nos faz imaginar que a MotoGP poderia ter provas muito melhores se houvesse um maior equilíbrio entre as equipes, se houvesse pelo menos mais um time de fábrica no nível de Yamaha e Honda. Foi um belo final de temporada, sem duvidas. 

Resultado final

1º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) 30 voltas em 46min10s302
2º. Dani Pedrosa (ESP/Honda) a 3s934
3º. Marc Márquez (ESP/Honda) a 7s357
4º. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) a 10s579
5º. Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) a 14s965
6º. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda) a 24s399
7º. Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha) a 29s043
8º. Nicky Hayden (EUA/Ducati) a 39s893
9º. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) a 53s196
10º. Michele Pirro (ITA/Pramac Ducati) a 1min02s983
11º. Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART-Aprilia) a 1min04s197
12º. Héctor Barberá (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) a 1min06s826
13º. Claudio Corti (ITA/Forward FTR-Kawasaki) a 1min11s481
14º. Danilo Petrucci (ITA/Ioda Suter-BMW) a 1min13s643
15º. Colin Edwards (EUA/Forward FTR-Kawasaki) a 1min24s249
16º. Hiroshi Aoyama (JAP/Avintia FTR-Kawasaki) a 1min33s010
17º. Michael Laverty (IRN/PBM-Aprilia) a 1 volta
18º. Luca Scassa (ITA/Cardion ART-Aprilia) a 1 volta
19º. Bryan Staring (AUS/Gresini FTR-Honda) a 1 volta
20º. Martin Bauer (AUT/Remus Suter-BMW) a 1 volta

Abandonaram

Andrea Iannone (ITA/Pramac Ducati) na 27ª volta
Randy de Puniet (FRA/Aspar ART-Aprilia) na 24ª volta
Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) na 10ª volta
Yonny Hernández (COL/Pramac Ducati) na 9ª volta
Lukás Pesek (TCH/Ioda Suter-BMW) na 4ª volta
Damian Cudlin (AUS/PBM Aprilia) na 4ª volta

Moto 3


A decisão da Moto 3, como esperado, foi tensa. Muito mais tensa do que eletrizante, como é praxe na categoria, afinal a vitória na última prova do ano valia o título para três pilotos. Mas ainda assim a prova teve seus momentos de emoção, sendo decidida na última curva em favor de Maverick Viñales, renascido para a disputa em Motegi após estar a mais de 20 pontos atrás do líder e agora campeão mundial.

Largando em terceiro, o piloto da Team Calvo assumiu a ponta ainda nas primeiras curvas, deixando para trás Alex Rins e Luis Salom. E por lá ficou durante boa parte da prova. Viñales foi o piloto que liderou a maior parte das 23 voltas da corrida de hoje e sempre que preciso, foi agressivo para defender ou retomar a posição. Com uma ótima moto em mãos, acabou sendo o grande destaque da etapa demonstrando uma pilotagem bastante precisa e sem erros. Digna de um campeão.
Maverick Viñales festeja seu título na Moto 3 com sua equipe. Conquista veio após batalha com Alex Rins
Suas brigas com Salom e Rins foram emocionantes, especialmente com o segundo, com quem batalhou nas voltas finais de maneira intensa. Os dois abriram a última volta com Rins tomando a ponta de Viñales, que logo lhe deu o troco. O piloto da Estrella Galicia 0,0 seguiu com os incessantes ataques e na entrada da última curva tentou pela última vez. Porém, ele acabou abrindo demais na curva e acabou tomando o troco e não teve como voltar à disputa. Assim, Maverick fez o que era necessário para ser campeão. 

Rins merece destaque também. O espanhol fez uma prova bem cerebral após perder a liderança na largada, caindo para terceiro. Mesmo assim, ele seguiu acompanhando os dois adversários e a partir da metade da prova passou a atacar mais, levando Viñales ao limite. No fim, após a tentativa de passar por Viñales, ainda foi superado por Jonas Folger nos metros finais e ficou com o vice. 

Quem não teve muitos motivos para sorrir foi Luis Salom. Líder do campeonato até essa corrida, o espanhol da Red Bull KTM Ajo até começou bem a prova, tomando a ponta de Alex mas sendo superado por Maverick nas curvas seguintes. O dono da moto #39 ainda ficou na espreita, passando por Viñales em algumas oportunidades, mas perdendo a posição em seguida. Dava pinta de que levaria a disputa com os dois rivais até a última volta. Contudo, depois de tomar a liderança em uma dessas oportunidades, ele acabou superado por Maverick e logo em seguida por Rins. Em terceiro, Salom tentou voltar à carga, mas escorregou na curva 9 e foi para a caixa de brita. Fim do sonho pelo título. Ele ainda voltou para a prova e a finalizou em 14º.

Um outro bom destaque do dia foi a espanholazinha Ana Carrasco, que em uma prova muito boa e consistente fechou com o oitavo lugar, sua melhor posição de chegada na categoria. Um ótimo resultado que mostra que as mulheres têm sim chance de brigar com os homens. Mandou bem a menina. Já Eric Granado ficou próximo de pontuar. O brasileiro terminou a prova em 17º.
A espanhola Ana Carrasco conseguiu um excelente oitavo lugar hoje em Valência. Esse é seu melhor resultado na classe
Para 2014, tanto Viñales quanto Salom mudam de categoria. Ambos chegam à Moto 2 pelo mesmo time, de Xavier Pons. Já Rins vai tentar amealhar o título da próxima temporada, já com um ano a mais de experiência e o vice na bagagem.

Moto 2


Não vi a Moto 2 com muita atenção já que tudo estava decidido. A vitória ficou com Nico Terol, seguido de Jordi Torres e Johann Zarco. O campeão Pol Espargaró liderava a prova com boa vantagem mas caiu e terminou a etapa em 29º. O vice campeão, Scott Redding, foi o 15º. E o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, que correu com um capacete todo estilizado com a bandeira brasileira, foi o 17º.

Fotos: MotoGP.com
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