Em disputa equilibrada, Ogier lidera Rali de Monte Carlo

 
Dois dias de evento, oito especiais disputadas e 158.13km percorridos. Esse é um pequeno resumo do que aconteceu até aqui no Rali de Monte Carlo, primeira etapa da temporada 2016 do WRC. E logo de cara já vemos uma equilibrada disputa pela liderança entre o atual tricampeão Sebastien Ogier e o norte-irlandês Kris Meeke, com vantagem momentânea para o dono do carro #1.

Como disse, o equilíbrio tem sido o grande chamariz na disputa entre Ogier e Meeke. O piloto da Volkswagen iniciará o terceiro dia de disputas com 9.5s de vantagem para o rival da Citröen, sendo que somente os dois foram capazes de vencer especiais até aqui. O francês levou cinco contra três do britânico. Por isso, nenhum dos dois possuem a menor margem de erro já que qualquer descuido pode significar a perda de segundos preciosos e que seriam dificílimos de se recuperar nas traiçoeiras trilhas monegascas.

Quem começou o evento dando as cartas foi Meeke. Na quinta-feira, o norte-irlandês, que recentemente assinou um contrato renovando por mais três anos seu vinculo com a marca francesa, fechou na liderança, 6.9s à frente de Ogier. Meeke, que também já havia sido o mais veloz durante o shakedowm, guiou muito bem, faturando a SS2/Barles - Seyne, por uma larga vantagem, suficiente para ultrapassar o francês, vencedor do estágio de abertura, Entrevaux - Val de Chalvagne - Rouaine.

Entretanto, a sexta-feira, ainda que bastante disputada, viu o troco de Ogier. Na parte da manhã, o tricampeão faturou a SS3/Corps - La Salle en Beaumont 1 e a SS5/Les Costes - Chaillol 1 tomando assim a liderança do evento antes do almoço. Meeke ficou com a SS4/Aspres Les Corps - Chauffayer 1.
 
Sebastien Ogier venceu cinco das oito especiais disputadas até agora no Rali de Monte Carlo

Já no período da tarde, com as especiais da manhã sendo repetidas, o equilíbrio ficou ainda mais evidenciado na SS6/Corps - La Salle en Beaumont 2, vencida por Ogier, e na SS7/Aspres Les Corps - Chauffayer 2, faturada por Meeke, que reassumiria a liderança por 0.8s. Porém, no fim do dia, quem riu por último foi o francês. Na oitava especial, Les Costes - Chaillol 2, ele foi simplesmente 10.3s mais veloz do que o rival, garantindo assim o primeiro lugar ao fim do dia.

Imagino que neste sábado a disputa seguirá equilibrada entre Ogier e Meeke. Como disse, não há espaço para erros e qualquer vacilo de um dos dois pode significar a perda da vitória. Por isso, uma abordagem mais cautelosa de ambos poderá ser vista amanhã. O próprio Ogier admitiu que procurou ser mais cuidadoso na SS7/Aspres Les Corps - Chauffayer 2, já que as condições eram mais traiçoeiras. Os dois postulantes à vitória também precisarão prestar atenção a detalhes, como a escolha dos pneus,  que podem ser fundamentais na disputa. Mas creio que seguiremos vendo uma boa batalha.

Bem distante da briga pela vitória, Jari-Matti Latvala aparece na terceira posição. O finlandês perdeu muito tempo logo na segunda especial do evento, quando acertou "algo" com a parte traseira de seu Polo R. Foram 20s de diferença para Ogier somente por causa desse problema. Além disso, o piloto da VW também perdeu tempo no quarto estágio, ainda que tenha sido bastante consistente ao longo do dia, marcando tempos muito próximos (e eventualmente superando) dos dois líderes. Se o finlandês não inventar um acidente nos próximos dois dias, deve figurar no pódio, pelo menos.

Quem também teve problemas foi Andreas Mikkelsen. O norueguês da Volkswagen fazia um ótimo rali, mantendo a terceira posição geral até a SS7/Aspres Les Corps - Chauffayer 2, quando rodou e perdeu um bom tempo. Com isso, foi superado por Latvala, caindo assim para a quarta posição, o que não deixa de ser um bom resultado.
 
Kris Meeke vai fazendo uma boa apresentação no Rali de Monte Carlo em disputa equilibrada pela vitória
Na quinta posição vem Thierry Neuville, que guia pela Hyundai. O belga tem tido um desempenho bastante sólido e constante, sem cometer erros a bordo de seu i20. Tanto que ele não ficou em nenhuma especial abaixo do sexto lugar. Com isso, ele ainda pode brigar pelo quarto posto com Mikkelsen. Já seu companheiro, Dani Sordo, é o sétimo colocado, logo atrás do norueguês Mads Ostberg, que voltou para a M-Sport Ford. Entretanto, esses três pilotos estão separados por diferenças consideráveis. Completam o top 10 os franceses Stephane Lefebvre, companheiro de Meeke na equipe principal da Citröen, e Bryan Bouffier, da M-Sport Ford, e o estoniano Ott Tanak, que corre em uma equipe particular.

Sobre Robert Kubica, não há muito mais o que falar a não ser que ele já bateu, durante a SS4/Aspres Les Corps - Chauffayer 1, abandonando assim a disputa do dia. O polonês deve retornar amanhã pela regra do "Super Rally", nesse que, segundo ele, pode ser seu único rali neste ano.

No WRC2, o britânico Elfyn Evans lidera com folga diante do alemão Armin Kremer, mesmo após sofrer com um furo de pneu logo no estágio de abertura do evento, que lhe rendeu um déficit de mais de um minuto. Quem também lidera com bastante tranquilidade é o norueguês Ole Veiby, no WRC3.

Neste sábado, mais cinco especiais serão disputadas.

Classificação geral após o segundo dia do Rali de Monte Carlo 


Fotos: WRC.com e E-WRC.cz
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: