A Mercedes errou com as ordens em Hungaroring

“Lewis, Nico is faster than you” – Além da vitória de Daniel Ricciardo, o GP da Hungria de F1 também ficou marcado por outro fato (talvez tenha ficado mais marcado por este do que pela vitória do jovem australiano): as polêmicas ordens de equipe na Mercedes que pediam para que Lewis Hamilton abrisse passagem para Nico Rosberg - justamente os dois pilotos que brigam pelo título do mundial de pilotos desta temporada - no meio da prova.

Tudo aconteceu em meados da volta 40. Na oportunidade, Lewis Hamilton era o terceiro colocado, seguido de Nico Rosberg. O inglês já havia feito seu último pit stop e colocado pneus médios para ir até o fim da prova, enquanto o alemão ainda precisaria parar mais uma vez. E para não perder tempo, Nico teria de passar por Lewis se quisesse ter a chance de brigar pela vitória. No entanto, ele não conseguiu se aproximar tanto do inglês para tentar a manobra. Foi então que vieram as ordens.

Logicamente, estando à frente de seu rival e conseguindo descontar alguns pontos na tabela de classificação, após ter de largar dos boxes enquanto seu adversário era o pole position, Hamilton não abriu passagem, o que fez com que o alemão não pudesse disputar as posições que imaginava. Com isso, o campeão de 2008 ficou com o terceiro lugar, enquanto o líder do atual campeonato cruzou a linha de chegada no quarto posto. Estava instaurado o mal estar na equipe, com Rosberg cutucando de um lado e Hamilton se dizendo surpreso com as ordens do outro.
Vamos então à opinião.

Todos sabem que esse tipo de ordem existe na F1 e até acharia compreensível esse pedido da Mercedes em outras circunstâncias. Pensando como equipe, os homens por trás das estratégias sempre tentam maximizar os pontos que seus dois pilotos farão em uma prova, uma vez que essa soma é revertida para o campeonato de construtores. A própria Mercedes já usou desse expediente com os mesmos pilotos, no GP da Malásia do ano passado. Só que naquela oportunidade, a ordem foi contrária, pedindo para que Nico Rosberg não atacasse Lewis Hamilton. Curiosamente, eles terminaram em terceiro e quarto, como em Hungaroring. E Rosberg ficou um tanto quanto contrariado, pois ele tinha condições de atacar e, quem saber, superar Hamilton. Entretanto, o time alemão preferiu evitar uma briga entre seus dois pilotos, o que poderia custar os 27 pontos que juntos eles somavam.

Só pra ilustrar como existem vários tipos de ordens e lembrar um fato que ocorreu no mesmo GP da Malásia, Sebastian Vettel ignorou um acordo feito previamente com a equipe e com seu companheiro na época, Mark Webber, de que caso eles estivessem fazendo uma dobradinha após a última rodada de pits, ambos manteriam suas posições para não se arriscarem em uma disputa desnecessária. Webber liderava a corrida, mas Vettel, não cumprindo o que tinha sido combinado, partiu pra cima, ultrapassou o companheiro e venceu a prova, causando um mal estar na equipe.

Voltando ao caso deste domingo, creio que a equipe não fez esse pedido por mal, como já começam a sugerir por aí, de que haveria um complô para que Nico seja o campeão. Para mim, foi uma simples tentativa de fazer com que a escuderia somasse o maior número de pontos possível, já que, teoricamente, Rosberg ainda poderia galgar duas ou três posições, estando em uma estratégia diferente da de Hamilton e Alonso e tendo um grande carro nas mãos. 

Entretanto, a ordem foi um erro, admitido pela própria equipe. Foi um erro porque faltou ‘timing’, faltou ‘feeling’, faltou tato à cúpula germânica nesta situação.
No atual momento, a Mercedes já não briga mais pelo título de construtores. A equipe é muito dominante nesta temporada e não terá mais adversários em 2014 por este título. O que está em disputa ainda é o mundial de pilotos, entre seus dois contratados. E esse tipo de ordem poderia mudar muito o cenário do mundial. Se a ordem tivesse sido acatada, os 11 pontos que hoje separam o piloto do carro #6 do piloto do carro #44 poderia ser de 17, 20 ou 27 pontos, dependendo da posição em que Rosberg terminasse. E isso seria oneroso demais para Hamilton a troco de vantagem alguma para a equipe. É algo que traria uma interferência direta em favor de um piloto em detrimento do outro. Hamilton fez bem em não abrir, assim como Felipe Massa também fez bem em não deixar Valtteri Bottas passar no GP da Malásia desse ano, só para lembrar de outro caso que aconteceu neste ano.

Aliás, o inglês deve ter ouvido a ordem assim: “Mr. Hamilton, por obséquio, vossa senhoria poderia abrir passagem para que o seu principal adversário na luta pelo título do mundial de 2014 o ultrapasse, chegue à sua frente e abra mais alguns pontos de vantagem na tabela de classificação, mesmo após vossa senhoria ter largado dos boxes e subido para a terceira posição?”. É claro que ele não abriria.

Além do mais, em momento algum Rosberg esboçou algum tipo de tentativa de ultrapassagem ao companheiro neste período. O germânico só atacou na última volta, sendo fechado pelo britânico e tendo de se contentar com o quarto posto.

A partir de agora, com toda essa repercussão que o caso teve, acredito que a Mercedes vá pensar duas vezes antes de dar uma ordem a seus pilotos neste campeonato, porque outro erro desses pode azedar de vez o clima dentro do time. Aliás, não há motivos para que eles interfiram na disputa. É melhor deixar que Rosberg e Hamilton decidam na pista quem vai ficar com o título.

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: