O que esperar do GP do Bahrein?

GP do Bahrein de 2014 foi bastante movimentado. Será que a dose irá se repetir neste ano? 

A Formula 1 chega para sua quarta etapa neste fim de semana no Bahrein. Então, vamos para um resuminho do que pode ser interessante observar na classificação e na corrida.

Mais uma batalha épica na Mercedes?


Palco do primeiro grande embate entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg no ano passado, o circuito de Sakhir poderá ser o cenário de mais uma batalha épica entre os dois companheiros de Mercedes. Só que em uma situação bem diferente da que vimos em 2014.

Na temporada passada, Lewis e Nico ainda viviam a euforia de terem em mãos um carro dominante e ainda não estavam totalmente concentrados em uma ferrenha briga pelo título. O resultado disso foi uma disputa de tirar o fôlego entre as duas flechas de prata pela vitória, com certeza uma das melhores dos últimos tempos. Naquela oportunidade, Hamilton levou a melhor e foi até mesmo cumprimentado por Rosberg. Mas terminava ali a camaradagem entre os dois.

Um ano depois, ambos voltam ao circuito bahrenita em situações opostas. Se no mundial de 2014 os dois estavam em condições de ‘igualdade’, em 2015 a vantagem é clara em favor de Lewis, que conquistou o titulo do ano passado e que neste campeonato vem dominando o companheiro, com duas vitórias, um segundo lugar e três poles, contra dois segundos lugares e um terceiro posto de Nico Rosberg. E isso tem mexido com o alemão, que quer usar a corrida para provar que pode desafiar o inglês, ainda mais depois da troca de farpas públicas entre os dois no pós-GP da China e também durante a semana.

Será que Hamilton e Rosberg repetirão a batalha épica que tiveram no circuito de Sakhir na temporada passada?
O atual momento vivido pelos pilotos da Mercedes tem bons ingredientes que juntos podem nos dar uma bela corrida para assistir. Nos treinos livres, os dois já comandaram a dobradinha da equipe alemã, com o piloto do carro #6 terminando no topo da tabela de tempos desta sexta-feira. Porém, as praticas livres não têm sido um parâmetro exato do que os dois podem fazer na classificação e na corrida. Muito pode mudar. O que fica mesmo é a sensação de que são eles que poderão protagonizar um bom pega.

Será que Rosberg conseguirá dar uma resposta a Lewis, a equipe e a todos que duvidam que ele possa superar seu companheiro ou irá Hamilton demonstrar novamente sua superioridade perante Nico?

Ferrari irá incomodar?


Segunda força nesse campeonato, a Ferrari quer voltar a surpreender, certamente. Com três pódios conquistados em 2015, todos de Sebastian Vettel que inclusive venceu na Malásia, os italianos tentarão tirar mais uma vez a vitória das mãos da Mercedes. E para isso, tanto Vettel quanto Kimi Räikkönen farão de tudo para extrair o máximo do bom desempenho do F15T em ritmo de corrida.

A Ferrari sabe que não tem o carro mais veloz do grid. Por outro lado, a escuderia confia que o ritmo de prova consistente e o baixo desgaste de pneus podem render ótimos frutos, especialmente quando a temperatura é mais alta. Foi sustentado nisso que o time venceu na Malásia, ainda que naquela etapa o calor fosse maior, já que a corrida era disputada no período da tarde.

Sebastian Vettel já venceu a Mercedes neste ano. Alemão poderá voltar a incomodar as flechas de prata no domingo
Sendo o GP do Bahrein uma etapa noturna, é normal ter temperaturas ambiente e de pista mais amenas. No entanto, é possível que a Ferrari consiga se sair bem e incomodar os carros da Mercedes um pouco mais do que na semana passada, em Xangai se conseguir fazer com que os pneus funcionem melhor do que os rivais.

A Mercedes é ainda a favorita. Mas a Ferrari está ali, louca para dar mais um bote.

Williams quer entrar na briga


A Williams não começou 2015 como terminou 2014. Contudo, o time inglês parece estar mais próximo de incomodar a Ferrari nesta corrida. O FW37 é um carro veloz e que pode lutar pelo terceiro ou quarto lugares com a Ferrari na classificação. O problema é que a equipe não consegue acompanhar os ferraristas em ritmo de corrida.

Neste fim de semana, pelo menos Valtteri Bottas conseguiu ficar próximo da Ferrari em termos de volta rápida, terminando o TL2 em quinto lugar, enquanto Felipe Massa teve dificuldades com os pneus. E isso pode ser um trunfo para os ingleses.

Felipe Massa teve problemas com pneus nesta sexta, mas Valtteri Bottas andou bem com a Williams que tenta incomodar
Se conseguirem se classificar a frente das Ferraris, os dois pilotos da Williams poderão tentar algo na corrida, ainda que seja difícil bater os italianos que têm, claramente, uma performance mais forte aos domingos.

Lotus, Red Bull, Toro Rosso e Sauber brigam no top 10


Lotus, Red Bull, Toro Rosso e Sauber devem lutar pelos lugares restantes no top 10. E vejo um bom equilíbrio entre esses quatro times, cada qual com seu trunfo.

No momento, a Lotus parece ter um carro mais equilibrado que as rivais. Prova disso que no GP da China a equipe tinha tudo para ficar com sétimo e oitavo lugares. Contudo, Pastor Maldonado fez das suas e deixou de anotar pontos preciosos para o time, ainda que Romain Grosjean tenha salvo um sétimo lugar. O carro não é ruim e se os pilotos trabalharem bem, devem pontuar.

Na Red Bull, a esperança é Daniel Ricciardo. Se os problemas mecânicos que têm atingido a escuderia dos energéticos cessarem e se o bom australiano conseguir ajustar bem o seu carro, ele será bem competitivo.

Na Toro Rosso temos dois pilotos em fase de aprendizagem, mas que já se destacam. Max Verstappen e Carlos Sainz Jr. têm se apresentado bem nesse início de temporada. Melhor inclusive do que a RBR. Só que assim como a prima rica, ambos também vêm sofrendo com a pouca confiabilidade de seus bólidos. Se não tiverem problemas mecânicos, podem estar na zona de pontuação.

Felipe Nasr tentará seguir obtendo bons resultados para a Sauber. Equipe terá dura disputa nesse fim de semana
Já a Sauber tem um carro confiável. Mas falta melhorar o ritmo de corrida do C34, ainda que Felipe Nasr venha se destacando, com dois bons resultados em três corridas. Aliás, o brasileiro é a grande esperança do time para seguir pontuando. Ele tem sido melhor do que o companheiro Marcus Ericsson, que também pode amealhar um pontinho aqui e outro ali.

McLaren melhorando?


Foi só um resultado de treino livre, mas o 12º lugar de Fernando Alonso nesse TL2 pode indicar que a parceria McLaren-Honda pode estar dando um passo adiante. A tradicional equipe inglesa tem enfrentado os mais diversos problemas nesse início de campanha e se acostumou a andar lá atrás. Talvez por isso que o tempo obtido pelo bicampeão tenha soado como uma esperança de melhora.

Por outro lado, Jenson Button teve uma sexta bastante atribulada e ficou lá atrás, entre os dois carros da Manor. Vamos ver amanhã se o time está melhorando mesmo ou se foi apenas um caso isolado.

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: