TOP 5 Fórmula 1 - Os acidentes de 2017

Mais cedo, aqui no blog, tivemos a sexta parte do Especial TOP 5, com o texto do amigo Maurício Simões sobre os "Pé de Breques" de 2017. E para continuar no clima, aqui vai um compilado dos principais acidentes de 2017 na categoria.

Sainz x Grosjean x Massa no Canadá


Esse acidente aconteceu pouco depois da largada do GP do Canadá. Em uma disputa entre Sainz e Grosjean, o espanhol acabou empurrando o franco-suíço para a grama, talvez sem perceber. Como o piloto da Haas, no entanto, permaneceu em seu traçado dentro da pista, o toque entre os dois acabou sendo inevitável.



Pior para Sainz, que ao ser tocado em sua roda traseira direita, perdeu o controle de sua Toro Rosso e bateu forte na proteção de pneus. Mas e Felipe Massa, onde entra nessa história? Bem, o brasileiro acabou entrando de gaiato nessa história, pois no momento em que perdeu o carro, Sainz acabou atingindo o brasileiro, que também abandonou a prova,

Ah, com Grosjean nada aconteceu e ele ainda terminou em 10º, marcando um ponto.

Vettel x Stroll na Malásia


Já vi, muitas vezes, pilotos causando acidentes bizarros, como rodadas e batidas durante voltas de apresentação ou atrás de um Safety Car. Porém, não me recordo de ter visto (e posso estar ruim da memória), em todos esses anos, um acidente na volta de desaceleração, após a bandeirada final. Mas, foi exatamente isso o que aconteceu entre Sebastian Vettel e Lance Stroll logo depois do encerramento do GP da Malásia. 

Quando trazia sua Ferrari de volta aos boxes, certamente orgulhoso pela tremenda prova de recuperação que havia acabado de fazer, tendo terminado em quarto depois de partir do último lugar, Vettel acabou abalroado pelo canadense em um acidente em que ninguém entendeu nada. Aliás, quando a imagem da transmissão ao vivo cortou para o carro do alemão, já totalmente danificado pelo acidente, ninguém entendeu nada, até que fosse reprisada a batida. Aí sim vimos o que aconteceu de fato: um dos acidentes mais bisonhos da Fórmula 1.



Depois do ocorrido, nenhum dos dois pilotos assumiu a culpa. Muito pelo contrário. Vettel tratou de culpar Stroll e vice versa. Entretat Mas nas redes sociais, a discussão causou polêmica, com parte dos fãs culpando um, e parte culpando o outro.

Button x Wehrlein em Mônaco


Aposentado no fim de 2016, Jenson Button fez apenas uma prova neste ano na Fórmula 1, substituindo Fernando Alonso - que preferiu se aventurar nas 500 Milhas de Indianapolis, durante o GP de Mônaco. Entretanto, o campeão de 2009 não terminou a corrida graças a um acidente com o alemão Pascal Wehrlein, da Sauber. 



Na volta 57, Button tentou ultrapassar o adversário na curva Portier, que antecede o túnel, mas acabou tocando a roda traseira da Sauber de Wehrlein. A batida tombou o carro do alemão, que ficou preso entre o cockpit e a barreira de pneus que protege o gaurd-rail, enquanto a McLaren do inglês teve a suspensão dianteira esquerda quebrada.

Mas no fim, nada de grave aconteceu, além do susto. Ainda bem!

Verstappen x Vettel x Räikkönen em Singapura


O GP de Singapura deste ano foi marcante. Tanto é verdade que ele já apareceu em outras categorias neste especial TOP 5 Fómula 1 em 2017. E muito disso se deve a esse lance, que acabou se tornando um ponto chave para a temporada. O acidente envolvendo Sebastian Vettel, Max Verstappen e Kimi Räikkönen mudou os rumos do campeonato.

Isso porque Vettel, então vice-líder do mundial, tinha em suas mãos uma chance enorme de retomar a ponta do campeonato vencendo a etapa disputa em Marina Bay, o que era bem possível, devido o desempenho de sua Ferrari. Contudo, ao largar mal e tentar pressionar Verstappen, que podia lhe tomar a liderança da prova, o alemão acabou causando não apenas a sua saída da prova, arrastando junto o jovem holandês e seu companheiro de equipe, que nada tinha com a história - e até Fernando Alonso, um pouco adiante acabou prejudicado. Ali, Seb deu 25 pontos de vantagem para seu principal rival na luta pelo título. E a partir daquele momento, o alemão não conseguiu se recuperar no campeonato.



O acidente entre os três pilotos foi determinante para os rumos que o mundial tomou dali em diante.

Vettel x Hamilton em Baku


É provável que esse lance do qual vou falar se se encaixe melhor como incidente do que como acidente. Isso porque foi algo contornado pelos dois pilotos envolvidos. Mas ainda assim, resolvi colocá-lo na lista por envolver os dois caras que lutaram pelo título mundial de 2017. Lewis Hamilton e Sebastian Vettel se estranharam em Baku, protagonizando uma imagem marcante, porém, feia.

Em uma corrida que vinha sendo extremamente acidentada, e onde a presença do Safety Car era uma constante, foi esse o momento que mais chamou a atenção de todos. Durante uma das várias entradas do carro de segurança, Hamilton - que controlava o ritmo do pelotão, resolveu dar uma bela freada, segundo ele, para buscar o melhor aquecimento para seus pneus. Vettel, que vinha atrás, não percebeu a tempo a diminuição de ritmo do rival e acabou batendo na traseira do inglês, danificando sua asa dianteira e uma peça do bólido de Lewis. Inconformado com o que chamou de 'brake test' por parte do então tricampeão, o piloto germânico emparelhou seu carro com o do adversário e lhe deu um chega pra lá, literalmente.



Prejuízo para os dois: Vettel foi punido com 10s durante uma parada nos boxes e Hamilton precisou parar para consertar o estrago. O alemão ainda conseguiu terminar a corrida uma posição à frente do inglês, mas com ambos fora do pódio. E ali, a relação amistosa que os dois mantinham até então, deu uma azedada...
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: