Umas palavrinhas sobre o GP da China

GP da China teve Mercedes voltando a fazer uma dobradinha e restabelecendo-se como principal time do grid

Começando por quem está por cima, a Mercedes voltou a vencer, ‘restabelecendo’ a ordem natural das forças na categoria, após duas semanas de duvidas com relação a uma possível batalha mais ferrenha com a Ferrari. Depois de ser surpreendida pelos italianos em Sepang, a equipe alemã resolveu levar algumas novidades para Xangai, a fim de retomar sua supremacia. E deu certo. Lewis Hamilton marcou a pole, com Nico Rosberg em segundo, com uma ampla vantagem de quase um segundo para a Ferrari de Sebastian Vettel no qualifying, mostrando que as flechas de prata ainda são os carros mais velozes do grid. Na corrida, Hamilton liderou a dobradinha da equipe, que em ritmo de corrida, viu a escuderia vermelha se aproximar.

A vitória do bicampeão do mundo, contudo, foi categórica. Lewis conseguiu comandar a corrida do início ao fim sem grandes dificuldades. Não foi ameaçado em momento algum pelo companheiro e muito menos pelos rivais ferraristas. Conseguiu poupar pneus e quando precisou, andou mais rápido do que todo mundo. Ele não precisou explorar todo o potencial do carro para triunfar pela segunda vez no ano. E esse é o ponto principal do fim de semana. Em condições normais, a Mercedes ainda parece ter o melhor conjunto, ainda que a Ferrari evolua. E com isso, o favoritismo segue nas mãos dos alemães.

Já a segunda posição de Rosberg, veio com um pouco mais de trabalho. O alemão precisou lutar para conservar os pneus e ficou em uma posição em que não conseguia atacar Hamilton, ao mesmo tempo em que necessitava estar alerta contra possíveis ataques de Vettel. Dentro de suas possibilidades, Nico fez uma corrida sólida. Mas falta algo para que ele possa lutar contra Hamilton.

Vitória de Lewis Hamilton foi categórica. Inglês controlou a prova do início ao fim e não foi ameaçado pelos rivais

Aliás, os companheiros de Mercedes. Rosberg começou, criticando a postura de Hamilton, que teria sido muito ‘lento’ ao longo da prova, o que teria prejudicado sua corrida. Lewis rebateu Nico dizendo que tinha de pensar em sua corrida e não na dele. E após mais uma reunião na escuderia, as coisas parecem ter se acalmado. Acho que vou fazer um post sobre a atual disputa dos dois nos próximos dias...

A Ferrari, com Sebastian Vettel em terceiro e Kimi Räikkönen em quarto, já se consolidou como segunda força do grid e principal ameaça ao reinado da Mercedes. Neste fim de semana, o time voltou a mostrar solidez de desempenho em corrida, ainda que esteja bem longe da velocidade dos carros prateados. Apesar disso, os italianos não conseguiram fazer frente aos alemães dessa vez, o que corrobora com a tese de que outras vitórias, pelo menos nessas primeiras provas, só virão em condições especificas, como ocorreu na Malásia, quando o melhor trabalho do SF15-T com os pneus duros e médios foi determinante no triunfo de Vettel.

A Williams admitiu que é a terceira força do mundial no momento. E a prova chinesa provou isso, com as quinta e sexta posições de Felipe Massa e Valtteri Bottas, respectivamente. O time de Grove não ficou nem perto de Mercedes e Ferrari e já deve estar pensando na temporada europeia, quando os times começam as fazer as primeiras grandes atualizações em seus carros. A Williams precisa melhorar seu ritmo de corrida, já quem em voltas lançadas ainda estão próximas dos italianos. Pelo menos a equipe inglesa está consolidada nesta posição.

Felipe Nasr voltou a fazer uma boa prova pela Sauber e terminou o GP chinês em oitavo, conseguindo quatro pontos

Bons destaques ficaram por conta das boas provas de Romain Grosjean, sétimo, e Felipe Nasr, oitavo. O franco-suíço teve um desempenho muito bom com a Lotus. Andou bem durante o fim de semana e levou seu carro aos pontos. O brasiliense fez o mesmo, indo ao Q3 e marcando mais alguns pontinhos. Nasr tem dominado o companheiro Marcus Ericsson.

Quem também poderia entrar nessa lista eram Max Verstappen e Pastor Maldonado. O primeiro, entretanto, teve problemas no carro que lhe impediram de marcar pontos, já que ele fazia uma prova excepcional e certamente estaria entre os dez. O segundo, por sua vez, estragou o bom desempenho que tinha – estava a frente do companheiro inclusive – com erros bizarros. Perdeu a entrada do pit e rodou duaz vezes, o que lhe jogou lá pro fundo. E ainda teve o azar de ser acertado por Button quando brigava com as McLarens. Não completou a prova.

Entre os maus destaques, ficam Daniel Ricciardo, que teve uma prova atribulada, a Red Bull, que viu Daniil Kvyat abandonar mais uma vez com um motor estourado, a Force India, que tem um carro muito ruim e a McLaren, que segue em ritmo de pré-temporada.

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: