Lewis Hamilton vence e segue dando as cartas em 2015

Lewis Hamilton alcançou sua terceira vitória em 2015 e segue caminhando a passos largos rumo ao tricampeonato
Lewis Hamilton de novo. Pela terceira vez no ano. Pela 36ª na carreira. O inglês começou a temporada 2015 arrasador. Além das três vitórias, ele ainda tem quatro poles, um segundo lugar e uma ótima vantagem no mundial. São 93 pontos contra 66 de seu companheiro, Nico Rosberg. Mais do que uma corrida.

Hamilton venceu o GP do Bahrein pelo segundo ano consecutivo de maneira categórica. Largou na frente, se manteve na ponta na primeira curva e durante toda a prova, exceto por algumas voltas após seus pits. E não sofreu nenhuma ameaça séria durante as 57 voltas do GP bahrenita. Nem mesmo quando viu sua vantagem construída no primeiro stint ser totalmente destruída, depois de sua primeira parada, ou quando Kimi Räikkönen, com pneus macios, vinha mais rápido no fim da prova. Já era tarde para que o finlandês tentasse algo. O único susto mesmo veio com os freios, já na parte final da prova.

A vitória do bicampeão mostrou o quão ele está confortável e dono da situação neste atual momento do campeonato. Com o melhor carro em mãos, Hamilton não tem tido adversários e em condições normais, deverá seguir nesta toada. Está cada vez mais difícil supera-lo em 2015.

Mas o GP do Bahrein não ficou marcado apenas pelo controle absoluto de Hamilton lá na frente. A quarta etapa do mundial serviu também para que um piloto tentasse reagir no mundial. Falo de Kimi Räikkönen.

O finlandês, que voltou ao pódio após 24 etapas e mais de um ano sem beber champanhe, fez uma ótima corrida. Foi o único dos quatro ponteiros que apostou em uma estratégia diferente, optando por fazer o segundo stint com pneus médios para colocar os macios no fim. E a escolha deu resultados, já que no fim da prova ele estava mais rápido que os rivais da Mercedes. Não deu para chegar em Lewis Hamilton, mas ele conseguiu superar Nico Rosberg, contando com um erro do alemão e conquistar um resultado que certamente elevará sua confiança daqui em diante. Fez de quebra a melhor volta da prova, a 41ª da carreira, o que o elevou para a segunda posição nesta estatística, ao lado de Alain Prost. Está atrás apenas de Michael Schumacher.

Com boa estratégia e desempenho excelente, Kimi Räikkönen voltou ao pódio com o segundo lugar no GP do Bahrein
Aliás, é bom lembrar que o campeão de 2007 já vinha de boas apresentações. Na Austrália teve azar com um péssimo trabalho de pit stop da Ferrari que o tirou da prova. Na Malásia, andou muito bem para terminar em quarto, após ter um pneu furado no começo da prova. E na China foi bastante consistente, terminando em quarto. Só que ainda faltava dar aquele passo rumo ao pódio e também superar o companheiro Sebastian Vettel. Räikkönen vai crescer de produção.

Fechando o pódio, veio Nico Rosberg. O alemão teve seus lampejos durante a prova de ontem, mostrando-se bastante combativo contra os carros da Ferrari. Mesmo com uma largada ruim, caindo pra quarta posição, ele conseguiu superar Räikkönen e Vettel na pista, dando pinta de que estava se recuperando do início de mundial abaixo do esperado. Mas não teve como incomodar seu companheiro, que ia tranquilo na liderança. É bom lembrar que o vice campeão de 2014 teve problemas com os freio durante toda a prova e essa pode ter sido a causa de seu erro na penúltima volta, quando passou reto na curva 1, dando a Kimi a chance de supera-lo na briga pelo segundo posto.

Apesar do resultado não ter sido o esperado, podemos dizer que Rosberg deu uma pequena resposta a falta de combatividade das primeiras provas do ano. Pode ser um passo importante para ele na sequencia do campeonato.

Na sequencia vieram Valtteri Bottas e Sebastian Vettel. O finlandês fez uma prova consistente e o quarto lugar acabou caindo no seu colo, já que Vettel precisou parar para trocar a asa dianteira danificada. Ainda assim, Bottas conseguiu segurar o alemão sem muitas dificuldades. O tetracampeão, por sua vez, fez uma prova bastante errática, motivada talvez pela asa danificada. Daniel Ricciardo foi o sexto, com uma corrida bastante discreta, mas sólida dentro daquilo que pôde fazer com o RB11. Aliás, uma das cenas do fim de semana foi o estouro do motor Renault que equipava o carro do australiano, logo após ele cruzar a linha de chegada. Romain Grosjean terminou novamente em sétimo, em uma boa evolução da Lotus. Quem também evoluiu foi a Force India, que colocou Nico Hulkenberg em oitavo no grid e Sergio Perez em oitavo na corrida. Daniil Kvyat pontuou pela primeira vez com a Red Bull, em nono, e Felipe Massa fechou o top 10, depois de uma corrida bastante difícil. O brasileiro ficou parado no grid e precisou largar dos boxes. Assim, passou a corrida toda brigando lá atrás, para salvar um pontinho.

Nico Rosberg teve lampejos de cobatividade neste domingo e proporcionou boas disputas com os rivais da Ferrari
Fora da zona de pontuação, vale um destaque meio positivo pra McLaren. Fernando Alonso conseguiu o 11º lugar, mesma posição obtida por Jenson Button na Austrália. A diferença é que na abertura do mundial, apenas 11 carros terminaram a prova. Nessa, o espanhol conseguiu ficar a frente de uma Force India, das duas Sauber e, claro, dos carros da Manor. Uma evolução para o time de Woking, ainda que Jenson Button sequer tenha tido a oportunidade de largar.

Já entre os pontos negativos estão Sauber e Toro Rosso. A equipe suíça ficou com os dois carros fora da zona de pontuação enquanto o segundo time da Red Bull viu seus dois pilotos abandonarem.

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: