Meeke abandona e Ogier tem caminho livre para vencer em Monte Carlo


O sábado de velocidade nas trilhas de Monte Carlo terminou. E após mais cinco especiais percorridas, o primeiro rali da temporada já tem, praticamente, um vencedor. Com uma diferença de 1min59.7s para o vice líder, o tricampeão Sebastien Ogier está com uma mão e quatro dedos nos primeiros 25 pontos deste mundial. 

Ainda que tenha terminado o sábado com uma imensa vantagem, Ogier não teve um dia tranquilo. Até chegar à SS13//Sisteron - Thoard, o piloto da Volkswagen sustentava uma vantagem de 29.1s para Kris Meeke, após ter vencido um estágio e chegado em outros dois à frente do norte-irlandês, que venceu a SS11/Lardier et Valencia - Faye 2. A batalha pela vitória parecia em aberto até aquele momento. Entretanto, Meeke acabou acertando uma pedra já no fim do 12º estágio, o que afetou a caixa de câmbio de seu DS3. Após analisar os danos, ele decidiu abandonar o rali.

Com isso, Ogier tem caminho livre para vencer pela primeira vez no ano neste domingo. E ele sabe muito bem o que precisa: "ir até o final". O francês também lamentou a falta de sorte do rival e até tentou ajudar, mas nada podia ser feito no carro do britânico.


Sem ter com o que se preocupar neste domingo, Ogier é o claro favorito a vencer. Somente um erro muito grande vai lhe tirar esse triunfo.

Por falar em abandono, quem também deixou a disputa foi Jari-Matti Latvala, para variar. O finlandês, que estava em terceiro, escapou na SS11 e danificou a suspensão dianteira esquerda de seu Polo R. Ainda assim, ele completou o estágio, mas àquela altura já tinha perdido muito tempo, caindo para o quinto posto. Além disso, não foi possível consertar os danos e ele foi obrigado a abandonar o evento.

Agora segundo colocado no evento, devido aos abandonos de Meeke e Latvala, Andreas Mikkelsen foi um dos destaques do dia. O norueguês venceu a SS10/St. Leger Les Melezes - La Batie Neuve 1, com uma dferença absurda para Ogier, o segundo. Mikkelsen foi mais de 43s mais veloz do que o tricampeão, muito por conta de sua acertada escolha de pneus para este estágio. Ele foi o único a utilizar os compostos para neve, que lhe deu mais segurança para tentar uma abordagem mais agressiva. Essa vitória acabou sendo fundamental para que ele terminasse o dia na vice-liderança, uma vez que sua vantagem ao fim do dia é de apenas 12.5s para Thierry Neuville, terceiro colocado.

Sebastien Ogier está muito próximo da vitória no Rali de Monte Carlo após abandono de Kris Meeke
Aliás, o belga foi outro destaque do dia, especialmente nos dois últimos estágios deste sábado. O piloto da Hyundai faturou a SS12/St. Leger Les Melezes - La Batie Neuve2, e a SS13/Sisteron - Thoard diminuindo um déficit que era de mais de um minuto para o norueguês. Assim, Neuville se coloca na disputa pelo segundo lugar amanhã. 

Bem longe de qualquer disputa, aparece o norueguês Mads Ostberg, da M-Sport Ford, que não briga diretamente por um lugar no pódio, mas que também não tem seu posto ameaçado. O francês Stephane Lefevbre fecha o top 5. Pelo WRC2, o Elfyn Evans segue liderando com tranquilidade, enquanto o norueguês Ole Veiby manteve sua folga no WRC3.

O Rali de Monte Carlo se encerra neste domingo, com os pilotos percorrendo mais três especiais.

Classificação geral do Rali de Monte Carlo após o terceiro dia


Fotos: WRC.com e Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: