Futuro incerto


Etapa de abertura do WRC, o Rali de Monte Carlo acontece nesta semana. E o evento que é o pontapé inicial na campanha de pilotos e equipes em busca de vitórias e do título mundial ao fim da temporada, pode representar o fim de uma experiência no mundial de ralis - ao menos por enquanto - para um deles. Segundo Robert Kubica, o rali monegasco poderá ser a única que ele disputará neste ano na categoria. O motivo? Dinheiro. Mais precisamente, a falta dele.

A situação do polonês é tão delicada que, segundo a Autosport, Kubica precisou terminar um de seus testes, nos Alpes Franceses, um pouco mais cedo por conta de um pequeno acidente. Sua equipe não tinha as peças necessárias para fazer os reparos no carro após o ocorrido. Na última sexta-feira (15), o polaco voltou à França para mais uma bateria, visando se preparar para Monte Carlo.

À mesma Autosport, o polaco explicou sua situação alegando que ele e sua equipe não possuem um programa visando toda a temporada no momento, exatamente por conta da falta de verba. É bom lembrar que Kubica participou da temporada 2015 com uma equipe própria. Dessa forma, ele sabe o quão oneroso é correr nessas condições.

"Se nós continuarmos no rali, tem de ser diferente do que foi no ano passado. Aquilo foi loucura. É um grande comprometimento fazer a temporada completa. Prefiro não fazer todos os ralis e me preparar bem só para aqueles que faremos"

Robert Kubica

Ainda assim, o polonês não está parado e busca alternativas. Kubica afirmou que tem mantido conversas com possíveis patrocinadores, porém nada de concreto apareceu. Seu único acordo, até o momento, é com a Pirelli, que o fará utilizar os pneus da marca italiana nas trilhas de Monte Carlo, enquanto boa parte dos inscritos no evento usarão os compostos fornecidos pela Michelin. O piloto foi zeloso o suficiente até mesmo para sequer cogitar uma participação no Rali da Polônia, sua terra natal. Em 2016 o WRC terá 14 etapas.

Polonês não descartou retornar às pistas caso não prossiga no mundial de ralis

Entretanto, com a falta de perspectivas a longo prazo no WRC, Kubica começou a considerar outras opções e não descarta um retorno às pistas. Com isso, sua história no mundial de ralis poderia estar chegando a um ponto final, pelo menos por enquanto, já que ele não parece propenso a se dedicar a duas competições diferentes, caso retorne às corridas em circuitos.

"Ao mesmo tempo, é possível que façamos outra coisa e há opções para a segunda metade do ano. Isso pode significar a volta a um carro de corrida. Se eu fizer isso, então dedicarei todo o meu tempo a isso - será um projeto de longo prazo. Mas por enquanto, isso não está na minha cabeça. O que tenho em mente é o Rali de Monte Carlo e ter certeza de que estarei totalmente preparado para ele"

Robert Kubica

Vamos ver o que o futuro apresentará para o polonês. Particularmente, gosto de vê-lo no mundial de ralis, ainda que em termos de resultados ele não tenha grande brilho, pelo menos na categoria principal. Robert se notabilizou muito mais por seus acidentes "espetaculares" do que por boas performances nos eventos dos quais participou, ainda que tenha tido alguns brilharecos.

Por outro lado, gostaria também de ver um retorno do polonês às pistas dado ao seu já comprovado talento. Pelo que parece, esse pode ser um caminho viável para a continuação de sua carreira desde que apresente condições para isso. Quem sabe não aparece uma oportunidade numa Fórmula E, que deve ter o início de sua terceira temporada em setembro, ou mesmo de uma categoria de turismo. São possibilidades.

De uma forma ou de outra, o que queremos ver é Kubica pilotando.

Fotos: WRC.com e BBC.co.uk
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: