Liderança no mundial de pilotos e construtores e duas vitórias no ano. A McLaren, que parecia ser a terceira força do campeonato mundial de F1, surpreende. E um dos trunfos para o sucesso é bem conhecido e está sendo copiado pelas rivais: o duto de ar, componente inovador e que tem melhorado o seu desempenho.
Com esse componente, a equipe de Woking tem ganhado alguns décimos preciosos em relação às rivais. Na última prova, na China, isso foi perceptível, nas longas retas do circuito de Xangai. E o resultado foi uma dobradinha, com Button em primeiro e Hamilton em segundo.
E foi também o estopim para que muita gente começasse a trabalhar no dispositivo.
Dentre aquelas que parecem ter seus projetos mais adiantados, estão a Sauber e a Ferrari. A primeira, já utilizou sistema parecido na Austrália, mesmo que ainda muito precários, sem bons resultados. Já os italianos, testaram seu duto nesta semana e o implantarão a partir de amanhã, nos treinos livres para o GP da Espanha. Dependendo dos resultados, passarão a utilizá-lo.
Outras duas equipes que também correm para desenvolver sistema semelhante são Mercedes e Red Bull. Contudo, tanto os alemães quanto os austríacos só deverão ter novidades nesse âmbito a partir do GP da Turquia, uma vez que em Mônaco, prova entre os GPs espanhol e turco, os dutos não serão tão necessários.
No entanto, a presença dos dutos nas rivais da McLaren não se resumirão a mera copia do original. Cada time tentará viabilizar, da melhor forma possível, esse novo componente. No caso da Ferrari, por exemplo, o duto foi instalado naquela asa chamada asa de tubarão, acima do cockpit. Nesse blog espanhol, existe uma boa explicação sobre o dispositivo italiano.
Já o duto alemão parece ser o mais revolucionário. É grande e está posicionado acima do cockpit. O objetivo é deixar o carro mais "magro", ajudando na aerodinâmica. Além disso, a distância entre eixos do carro foi modificada.
Cada equipe tem seu próprio projeto. Mas o objetivo é o mesmo: melhorar a parte aerodinâmica e ganhar mais alguns décimos. Se vão funcionar como na McLaren, só veremos quando forem implantados. Enquanto isso, os ingleses seguirão tendo uma vantagem a mais.
Com esse componente, a equipe de Woking tem ganhado alguns décimos preciosos em relação às rivais. Na última prova, na China, isso foi perceptível, nas longas retas do circuito de Xangai. E o resultado foi uma dobradinha, com Button em primeiro e Hamilton em segundo.
E foi também o estopim para que muita gente começasse a trabalhar no dispositivo.
Dentre aquelas que parecem ter seus projetos mais adiantados, estão a Sauber e a Ferrari. A primeira, já utilizou sistema parecido na Austrália, mesmo que ainda muito precários, sem bons resultados. Já os italianos, testaram seu duto nesta semana e o implantarão a partir de amanhã, nos treinos livres para o GP da Espanha. Dependendo dos resultados, passarão a utilizá-lo.
Outras duas equipes que também correm para desenvolver sistema semelhante são Mercedes e Red Bull. Contudo, tanto os alemães quanto os austríacos só deverão ter novidades nesse âmbito a partir do GP da Turquia, uma vez que em Mônaco, prova entre os GPs espanhol e turco, os dutos não serão tão necessários.
No entanto, a presença dos dutos nas rivais da McLaren não se resumirão a mera copia do original. Cada time tentará viabilizar, da melhor forma possível, esse novo componente. No caso da Ferrari, por exemplo, o duto foi instalado naquela asa chamada asa de tubarão, acima do cockpit. Nesse blog espanhol, existe uma boa explicação sobre o dispositivo italiano.
Já o duto alemão parece ser o mais revolucionário. É grande e está posicionado acima do cockpit. O objetivo é deixar o carro mais "magro", ajudando na aerodinâmica. Além disso, a distância entre eixos do carro foi modificada.
Cada equipe tem seu próprio projeto. Mas o objetivo é o mesmo: melhorar a parte aerodinâmica e ganhar mais alguns décimos. Se vão funcionar como na McLaren, só veremos quando forem implantados. Enquanto isso, os ingleses seguirão tendo uma vantagem a mais.
Fotos: Blog do Flávio Gomes, Tazio.com.br e Blog Efecto Suelo
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