Enfim, Hamilton venceu nesse ano. Na sétima etapa do mundial, após ver seu companheiro Jenson Button vencer duas vezes, o campeão de 2008 pôde sentir o gostinho de subir no lugar mais alto do pódio. E de forma muito merecida a McLaren venceu.
Contudo, a vitória só veio depois de uma atitude tresloucada de Sebastian Vettel, grande maluco e prejudicado do dia.
Desde o início, Hamilton conseguiu um bom ritmo. A McLaren tinha um carro bem acertado e acompanhava a Red Bull de perto. Hamilton em cima de Webber e Button em cima de Vettel. Até os pits.
Na volta, Red Bull na frente com Webber e Vettel, seguidos de muito perto por Hamilton e Button. A corrida parecia terminar ali, porque, por mais que a McLaren conseguisse acompanhar os rivais, não passava.
Mas foi ai que Vettel, o insano, entrou em ação. Volta 40, disputa entre os dois companheiros de RBR, Vettel põe do lado, passa meio carro e tenta fazer a tomada de curva... por cima da metade da frente do carro de Webber. O resultado todos conhecem. Dois corpos não ocupam o mesmo espaço.
Assim, Vettel, o talentoso Vettel, arruinou sua corrida, a de seu companheiro, a de sua equipe e pode ter jogado fora o campeonato.
Mas o pior foi sua atitude quando saiu do carro, gesticulando que Webber era louco, tentando transferir sua culpa para alguém, como aconteceu no dia anterior, quando errou e disse que a culpa eram dos freios. Ele tem muito a aprender e um longo caminho para amadurecer na F1.
E assim, a vitória caiu no colo da McLaren, que fez mais uma dobradinha. Mas não sem antes uma dose de emoção. Hamilton e Button quase protagonizaram outro momento acidente entre companheiros. A diferença é que os dois foram mais sensatos.
Hamilton, por tudo o que fez, mereceu a vitória. Já vinha merecendo há um tempo. E com isso, volta a briga no mundial. Já é o terceiro, atrás de Button, que, quietinho, vai chegando também.
Webber ainda terminou em terceiro, manteve a ponta e deu um belo passo para o título. Depois do que vimos hoje, é o principal candidato à taça.
Um pouco atrás, Mercedes, Renault e Ferrari ocupando o restante das dez primeiras posições durante toda a corrida. Os alemães foram claramente a terceira força em Istambul, enquanto Ferrari e Renault andavam praticamente iguais. Tanto é que Massa terminou atrás de Kubica e Alonso só passou Petrov no final, em uma disputa em que o russo acabou com o pneu furado. Assim, sobraram duas posições na zona de pontuação, ocupadas por Sutil e Kobayashi.
Entre os brasileiros, Rubinho foi o décimo quarto após uma corrida bem fraquinha. O carro não esteve bom e ele mais lutou do que andou. Lucas di Grassi terminou em último com um carro que ao invés de melhorar piorou. E Bruno Senna, que fazia uma excelente corrida dentro de suas possibilidades, mas não terminou.
Corrida agora, daqui a duas semanas em Montreal, onde deveremos ver novamente uma batalha entre Red Bull e McLaren. Vamos ver se Vettel passará a ajudar a equipe dos energéticos.
Final
1°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 58 voltas em 1h28min47s620
2°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 2s645
3°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 24s285
4°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 31s110
5°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 32s266
6°. Robert Kubica (POL/Renault), a 32s284
7°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 36s635
8°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 46s544
9°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 49s029
10°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1min05s650
11°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 1min05s944
12°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1min07s800
13°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 1 volta
14°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
15°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1 volta
16°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
17°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1 volta
18°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 2 voltas
19°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 3 voltas
Não completaram
Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), 53/abandono
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 47/abandono
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 40/acidente
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), 34/abandono
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 33/mecânico
Melhor volta: Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1min29s165 (57ª volta)
Mundial de Pilotos
1º. Mark Webber 93 pontos
2º. Jenson Button 88
3º. Lewis Hamilton 84
4º. Fernando Alonso 79
5º. Sebastian Vettel 78
6º. Felipe Massa 67
7º. Robert Kubica 67
8º. Nico Rosberg 66
9º. Michael Schumacher 34
10º. Adrian Sutil 22
11º. Vitantonio Liuzzi 10
12º. Rubens Barrichello 7
13º. Vitaly Petrov 6
14º. Jaime Alguersuari 3
15º. Nico Hulkenberg 1
16º. Sébastien Buemi 1
17º. Kamui Kobayashi 1
18º. Pedro de la Rosa 0
19º. Heikki Kovalainen 0
20º. Karun Chandhok 0
21º. Lucas di Grassi 0
22º. Bruno Senna 0
23º. Jarno Trulli 0
24º. Timo Glock 0
Mundial de Construtores
1º. McLaren 172 pontos
2º. Red Bull 171
3º. Ferrari 146
4º. Mercedes 100
5º. Renault 73
6º. Force India 32
7º. Williams 8
8º. Toro Rosso 4
9º. Sauber 1
10º. Lótus 0
11º. Hispania 0
12º. Virgin 0
Contudo, a vitória só veio depois de uma atitude tresloucada de Sebastian Vettel, grande maluco e prejudicado do dia.
Desde o início, Hamilton conseguiu um bom ritmo. A McLaren tinha um carro bem acertado e acompanhava a Red Bull de perto. Hamilton em cima de Webber e Button em cima de Vettel. Até os pits.
Na volta, Red Bull na frente com Webber e Vettel, seguidos de muito perto por Hamilton e Button. A corrida parecia terminar ali, porque, por mais que a McLaren conseguisse acompanhar os rivais, não passava.
Mas foi ai que Vettel, o insano, entrou em ação. Volta 40, disputa entre os dois companheiros de RBR, Vettel põe do lado, passa meio carro e tenta fazer a tomada de curva... por cima da metade da frente do carro de Webber. O resultado todos conhecem. Dois corpos não ocupam o mesmo espaço.
Assim, Vettel, o talentoso Vettel, arruinou sua corrida, a de seu companheiro, a de sua equipe e pode ter jogado fora o campeonato.
Mas o pior foi sua atitude quando saiu do carro, gesticulando que Webber era louco, tentando transferir sua culpa para alguém, como aconteceu no dia anterior, quando errou e disse que a culpa eram dos freios. Ele tem muito a aprender e um longo caminho para amadurecer na F1.
E assim, a vitória caiu no colo da McLaren, que fez mais uma dobradinha. Mas não sem antes uma dose de emoção. Hamilton e Button quase protagonizaram outro momento acidente entre companheiros. A diferença é que os dois foram mais sensatos.
Hamilton, por tudo o que fez, mereceu a vitória. Já vinha merecendo há um tempo. E com isso, volta a briga no mundial. Já é o terceiro, atrás de Button, que, quietinho, vai chegando também.
Webber ainda terminou em terceiro, manteve a ponta e deu um belo passo para o título. Depois do que vimos hoje, é o principal candidato à taça.
Um pouco atrás, Mercedes, Renault e Ferrari ocupando o restante das dez primeiras posições durante toda a corrida. Os alemães foram claramente a terceira força em Istambul, enquanto Ferrari e Renault andavam praticamente iguais. Tanto é que Massa terminou atrás de Kubica e Alonso só passou Petrov no final, em uma disputa em que o russo acabou com o pneu furado. Assim, sobraram duas posições na zona de pontuação, ocupadas por Sutil e Kobayashi.
Entre os brasileiros, Rubinho foi o décimo quarto após uma corrida bem fraquinha. O carro não esteve bom e ele mais lutou do que andou. Lucas di Grassi terminou em último com um carro que ao invés de melhorar piorou. E Bruno Senna, que fazia uma excelente corrida dentro de suas possibilidades, mas não terminou.
Corrida agora, daqui a duas semanas em Montreal, onde deveremos ver novamente uma batalha entre Red Bull e McLaren. Vamos ver se Vettel passará a ajudar a equipe dos energéticos.
Final
1°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 58 voltas em 1h28min47s620
2°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 2s645
3°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 24s285
4°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 31s110
5°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 32s266
6°. Robert Kubica (POL/Renault), a 32s284
7°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 36s635
8°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 46s544
9°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 49s029
10°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1min05s650
11°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 1min05s944
12°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1min07s800
13°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 1 volta
14°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
15°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1 volta
16°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
17°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1 volta
18°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 2 voltas
19°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 3 voltas
Não completaram
Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), 53/abandono
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 47/abandono
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 40/acidente
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), 34/abandono
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 33/mecânico
Melhor volta: Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1min29s165 (57ª volta)
Mundial de Pilotos
1º. Mark Webber 93 pontos
2º. Jenson Button 88
3º. Lewis Hamilton 84
4º. Fernando Alonso 79
5º. Sebastian Vettel 78
6º. Felipe Massa 67
7º. Robert Kubica 67
8º. Nico Rosberg 66
9º. Michael Schumacher 34
10º. Adrian Sutil 22
11º. Vitantonio Liuzzi 10
12º. Rubens Barrichello 7
13º. Vitaly Petrov 6
14º. Jaime Alguersuari 3
15º. Nico Hulkenberg 1
16º. Sébastien Buemi 1
17º. Kamui Kobayashi 1
18º. Pedro de la Rosa 0
19º. Heikki Kovalainen 0
20º. Karun Chandhok 0
21º. Lucas di Grassi 0
22º. Bruno Senna 0
23º. Jarno Trulli 0
24º. Timo Glock 0
Mundial de Construtores
1º. McLaren 172 pontos
2º. Red Bull 171
3º. Ferrari 146
4º. Mercedes 100
5º. Renault 73
6º. Force India 32
7º. Williams 8
8º. Toro Rosso 4
9º. Sauber 1
10º. Lótus 0
11º. Hispania 0
12º. Virgin 0
Foto: Autosport.com
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