Em Barcelona, segue o domínio absurdo da Mercedes. As flechas de prata conquistaram a quinta pole position em cinco corridas com uma vantagem que beira o ridículo perante as concorrentes. E pela quarta vez, quem larga na posição de honra é Lewis Hamilton, após superar o companheiro Nico Rosberg em uma disputa que parecia estar mais nas mãos do alemão.
Hamilton não comandou a classificação como vinha fazendo em alguns casos. Pelo contrário. O campeão de 2008 parecia estar desconfortável hoje, bem diferente de ontem, quando dominou completamente as ações. Ele chegou até a reclamar via rádio com a equipe. Porém, na hora de decidir, ele voltou a mostrar porque é o favorito ao título e porque venceu três corridas seguidas. Lewis soube se aproveitar dos pneus específicos para o Q3 fornecidos pela Pirelli e bateu seu principal rival, Nico Rosberg, que era quem dominava o qualify até então.
Com a pole, Hamilton largará pela 35ª vez na primeira posição em sua carreira. É o quarto nesta estatística em todos os tempos. E também parece possuir uma bela vantagem para a corrida. É que na maioria das vezes, que larga em primeiro em Montmeló, acaba vencendo a prova. Um ótimo presságio para o britânico, que enfim parece ter a chance de superar o companheiro na classificação do mundial.
Se Hamilton tinha motivos para sorrir, o mesmo não se pode dizer de Rosberg. O alemão, que tinha como objetivo marcar a pole position para brecar a crescente de seu principal adversário no momento, tinha uma expressão fechada logo após a classificação. Também pudera: Nico vinha dominando a sessão e parecia caminha para sua segunda pole no ano. Só que na hora de decisão, as coisas não sairam como o previsto. Daí a insatisfação do germânico, que corre o risco de perder a liderança no mundial.
Com um equipamento tão superior ao resto do grid, a briga pela vitória deverá ficar relegada entre as duas flechas de prata. E aí, muita coisa vai depender da largada. Quem conseguir concluir as primeiras curvas na ponta, deverá ter uma boa vantagem, já que é muito difícil se ultrapassar no circuito catalão, apesar do equilíbrio entre os dois. Acredito que teremos uma boa disputa, com um Rosberg um pouco mais agressivo, tentando pressionar Hamilton.
No resto do grid, Daniel Ricciardo foi o mais veloz. E olha, ele ficou a mais de um segundo atrás de Hamilton. Se por um lado o australiano não tem nada a comemorar, por conta da incapacidade da Red Bull em se aproximar da Mercedes, por outro ele pode estar muito feliz, afinal, seu desempenho tem sido excelente neste ano. Ele tem feito aquilo que pode com o RB10 e, constantemente, tem batido seu companheiro Sebastian Vettel. Hoje, não foi diferente, em que se pese o problema tido pelo alemão no início do Q3. Para amanhã, o objetivo do popular "Risadinha" é ir ao pódio. Ao seu lado, larga, Valtteri Bottas, que surpreendeu muita gente com sua Williams, uma vez que ele vinha tendo algumas dificuldades durante o fim de semana. Só que na hora de decidir, o finlandês marcou uma belíssima volta que o levou à segunda fila.
Na terceira fila, largam Romain Grosjean e Kimi Raikkönen. O franco-suíço é a grande surpresa do fim de semana comprovando que a Lotus, enfim, parece ter encontrado o caminho da evolução depois de um início de temporada patético. Bom ver que o time de Enstone parece estar caminhando por uma trilha correta agora e também por ver Grosjean voltar ao Q3. A partir de agora poderemos avaliar se ele domou realmente aquele lado maluco que tinha, como vinha provando no fim do ano passado. Já Raikkönen conseguiu bater seu companheiro Fernando Alonso após vários revezes. O finlandês vinha sofrendo bastante com o F14T nas últimas etapas. Não que agora ele pareça totalmente confortável. É possível ainda melhorar. Mas, aparentemente, ele conseguiu se entender melhor com o novo modelo. Vamos ver o que ele consegue amanhã.
Correndo em casa, Alonso abre a quarta fila, em sétimo. Um pouco abaixo do que se imaginava dele. O espanhol até que vinha tendo um bom desempenho, brigando com os carros da Red Bull pelo quarto, quinto lugares. Entretanto, ele acabou tendo dificuldades com o carro nesta classificação. Beirou ser eliminado no Q2 e não foi bem no Q3. Para amanhã, vai ter de lutar bastante. Ao seu lado, parte Jenson Button, que levou a McLaren ao Q3 novamente. A equipe que pareceu ter melhorado pelos tempos de sexta enfrentou dificuldades hoje. Ainda assim, o campeão de 2009 conseguiu acertar uma boa volta no Q2 para se garantir entre os dez melhores. Parte de um oitavo lugar que parece ótimo pela atual realidade.
Fecham a zona dos dez primeiros Felipe Massa e , a principio, Sebastian Vettel. O brasileiro vinha em uma volta bastante promissora, mas acabou errando no último setor e ficou somente com o nono posto. Após o treino, Felipe reclamou que saiu de traseira na curva dez, um problema recorrente no carro da Williams. Mas ele tem boas possibilidades de fazer uma boa corrida. Já Vettel vem numa maré que vou te dizer... o tetracampeão parou na pista com suspeitas de problema no câmbio no início do Q3, causando até uma bandeira vermelha. E sem tempo, ficou em décimo. Só que há um porém: caso precise trocar a peça, vai perder cinco posições, elevando Nico Hulkenberg para a quinta fila. Aí, vai ter de fazer uma corrida de recuperação.
Ficaram pelo Q2 os dois carros da Force India, os dois da Toro Rosso, a McLaren de Magnussen e a Sauber de Gutierrez. Nenhuma grande surpresa, afinal, são geralmente os carros dessas equipes que ficam nessa fase. Hulk poderia ter chegado ao Q3 e ainda tem chances de ganhar uma posição, como disse acima. Magnussen também poderia ter ido mais longe. Contudo, teve problemas. Problemas quem teve foi Vergne, que perde 10 posições e sai em último. No mais, não muda muita coisa.
Entre os limados no Q1 estiveram as nanicas, Adrian Sutil, que não surpreende, e Pastor Maldonado, que bateu logo no início da sessão. O venezuelano, que venceu em Barcelona em 2012, tinha condições até de imitar o companheiro, indo ao Q3. Mas acabou fazendo algo que está mais acostumado: bater o carro. Larga em penúltimo.
Grid de largada
Fotos: GPUpdate.net
0 comentários:
Postar um comentário