Treinos livres em Barcelona

Em Barcelona, tudo na mesma nos primeiros treinos livres para a quinta etapa do mundial de F1. A Mercedes segue dominando a F1 com um Lewis Hamilton inspiradíssimo e com um Nico Rosberg que vai tentando manter-se na liderança do campeonato. Enquanto isso, o resto fica comendo poeira das flechas de prata. Pelo visto, o fim de semana será prateado novamente.

Mercedes - Pela manhã, Nico Rosberg assustou os alemães. O líder do mundial ficou com a quinta posição após dar apenas nove voltas no circuito de Montmeló. Parou com problemas no ERS e não voltou mais à pista no período matutino. Coube então a Lewis Hamilton fazer as honras bávaras e meter oito décimos no segundo colocado. À tarde, Nico não teve problemas e ficou quatro décimos à frente do terceiro. Uma boa margem. O problema, pelo menos para ele, é que Hamilton ficou meio segundo a sua frente e foi, praticamente, um segundo melhor do que a concorrência. Sim, a Mercedes provou que ainda está bem à frente dos rivais, mesmo que ligando o sinal de alerta rapidamente por conta dos problemas com Nico. E a principio, é provável que as flechas de prata mantenham a hegemonia. Resta saber se Rosberg vai conseguir quebrar a sequencia de Hamilton ou se o inglês vai pra quarta vitória seguida.
Red Bull - A expectativa da Red Bull era diminuir a distância para a Mercedes com a chegada da temporada europeia, época em que todo mundo implanta novidades. Só que não parece ter obtido o sucesso esperado. Está certo que Daniel Ricciardo, que vem muito bem em 2014, ficou com o terceiro lugar nas duas sessões. Só que em ambas, a diferença para o líder Hamilton foi abissal. Dá até desânimo. E por falar nisso, que fase de Sebastian Vettel. O tetracampeão - que precisa ir a uma benzedeira urgente - deu apenas quatro voltas juntando as duas praticas. Seu carro novo teve um problema elétrico e ele ficou com o 22º melhor tempo no geral, só à frente das Caterhams. A tendência é que a diferença não seja esse absurdo no domingo, mas ao que parece, a briga da RBR será por um lugar no pódio, no máximo.

Ferrari - Assim como os rubro taurinos, a Ferrari também tinha expectativas de se aproximar da Mercedes em Barcelona, ainda mais depois do pódio conquistado por Fernando Alonso na China. Mas a realidade dos italianos ainda parece bem distante da luta por vitórias. Correndo em casa, Alonso conseguiu ser o quarto mais veloz da sexta, sendo imediatamente seguido pelo companheiro, Kimi Raikkönen. Mas o mais de segundo e meio de diferença de ambos para Hamilton é ultrajante. Pra mim, a equipe de Maranelo está numa situação parecida com a da Red Bull. Devem brigar pelo pódio. E só.

McLaren - Quem também parece ter tido uma evolução é a McLaren. Depois de figurar fora da zona de pontuação na China, o time de Woking aparenta ter se aproximado das principais rivais e pode ser uma das surpresas do fim de semana. Kevin Magnussen e Jenson Button marcaram tempos mais consistentes, com o dinamarquês sendo o sexto mais veloz da sexta e com o inglês ficando em segundo pela manhã. Os ingleses podem incomodar RBR e Ferrari na luta por um pódio e devem fazer uma apresentação sólida.
Williams - Esperava um pouco mais da Williams. Felipe Massa conseguiu registrar o oitavo melhor tempo, enquanto Valtteri Bottas foi o 15º. Felipe Nasr, que andou no TL1, foi o 17º. Ou seja, as perspectivas do time de Grove é de andar na zona de pontos, tentando incomodar os times que vão à frente, como Red Bull e Ferrari, e também lutando ferrenhamente com McLaren, Force India e Toro Rosso. É possível sonhar com um top 5 ou até com um pódio, tendo um pouco de sorte. Mas a realidade do time, me parece, é estar na luta por pontos apenas.

Lotus - E não é que a Lotus deu uma bela melhorada. Em um circuito onde o a parte aerodinâmica é bastante importante, o time de Enstone conseguiu demonstrar um avanço com relação ao desastroso início de campeonato. Sempre achei que o E22 fosse um bom carro, apesar de problemático. Tanto que na tabela de tempos, Pastor Maldonado terminou em nono, apesar do 18º posto de Romain Grosjean. Pode ser que a Lotus volte a brigar por pontos nesta etapa. E espero que a equipe siga melhorando daqui em diante.

Force India - Nos treinos de sexta-feira, a Force India, geralmente, não tem lá um desempenho de muito brilho. E não foi diferente hoje. Sergio Perez em 10º e Nico Hullkenberg em 12º devem figurar entre aqueles que vão brigar por uma ida ao Q3 amanhã e por pontos no domingo. O alemão principalmente, quarto colocado n mundial.
Toro Rosso - A Toro Rosso deve seguir uma linha parecida com a da Force India. Nos treinos de hoje, Kvyat foi o 11º e Vergne o 13º. Mas ambos deverão estar na disputa pelo Q2 e por pontos. Ressaltando que o russo Kvyat pontuou em três das quatro corridas.

Sauber - A Sauber é a equipe do meio de grid, que não briga por pontos e que faz companhia para as nanicas ficando no Q1, muitas vezes. E neste fim de semana, essa sina deverá continuar. Sutil foi o 14º e Gutierrez o 16º. Talvez, um deles consiga levar o carro ao Q3. Mas pensar em algo muito melhor do que isso, só com muita sorte.

Marussia - A Marussia andou melhor do que a Caterham hoje. E essa é a briga da escuderia russa. Vai brigar para se classificar à frente das rivais no sábado, e seguir à frente deles no domingo. Nada mais.

Caterham - Os carros guiados por Kamui Kobayashi e Marcus Ericsson ficaram com os dois piores tempos do dia. Não precisa falar muito mais, não é? É fundo de grid, brigando com a Marussia, e olhe lá.

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Leandro Dias de Oliveira disse...

Corrida memorável com grandes pilotos e mutia chuva rsrs! E claro, ali surgia um dos maiores pilotos de todos tempos, Ayrton Senna do Brasil!

http://revista.carromotors.com.br/ayrton-senna-o-rei-de-monaco/