Coluna #ForaDasPistas - Domingo é decisão

Já são mais de duas décadas de espera. Período em que o torcedor do Liverpool se acostumou a viver altos e baixos. Não, os fãs do principal clube da terra dos Beatles, um dos maiores do mundo, não estão esse período todo à espera de UM título. Nos últimos 20 anos, a equipe vermelha levantou taças importantes, como as Copas da Inglaterra e da Liga Inglesa, a da Copa da UEFA, que hoje é UEFA Europa League, e a principal de todas, a da Champions League, na épica final vencida contra o Milan, em Istambul. Entretanto, a prateleira de troféus dos gloriosos "Reds" ainda tem espaço para mais um troféu. Uma conquista que nós, torcedores, ainda não podemos nos vangloriar de ter. Mas que pode chegar neste ano: a Premier League.

Desde que foi instituída, em 1992, a Premier League nunca foi conquistada pela equipe de Merseyside. O 18º e último título inglês do Liverpool veio na temporada 1989/90, quando a Football League ainda comandava o esporte na Inglaterra e os melhores resultados desde então foram dois vice campeonatos, nas temporadas 2001/02 e 2008/2009. Ou seja, o Liverpool já conseguiu boas campanhas. No entanto, a atual é com certeza a mais promissora entre todas elas.
Atuais líderes da Premier League com 74 pontos em 33 jogos, os Reds precisam apenas de seus resultados para encerrarem esse incomodo jejum. Por isso, há um clima de muito entusiamo de toda a torcida, especialmente com o próximo jogo, talvez o mais decisivo nas pretensões de título da equipe vermelha. No domingo, em Anfield Road, o Liverpool recebe o Manchester City para uma partida que promete ser a decisão antecipada do campeonato, pois são os dois times que mais têm chances de se sagrarem campeões em 2014.

Caso vença, o Liverpool continuará precisando apenas de seus esforços para chegar à 19ª conquista na Inglaterra. Caso empate pu perca para o City, entretanto, precisará contar com a sorte, uma vez que os rivais, mesmo estando quatro pontos atrás na classificação, ainda têm dois jogos a menos do que a maioria de seus rivais. Ou seja, não há outro resultado que interesse ao clube senão o triunfo, ainda que nada esteja completamente definido após essa peleja. E pela fase que o time atravessa, acredito que ele possa vir.

O Liverpool é, até aqui, o único time que não perdeu em 2014 na Premier League. Em 14 jogos, são 12 vitórias e dois empates, sendo que a agremiação conquistou nove vitórias nos últimos nove jogos. Além disso, os Reds são uma máquina de fazer gols. Já são 90 no campeonato, com Luis Suarez sendo o principal goleador do time, com 29 tentos, seguido por Daniel Sturridge, vice artilheiro do campeonato com 20 gols. E é na excelente fase atravessada pela dupla em que o Liverpool se apoia. Além disso, jogadores como Raheem Sterling, Jordan Henderson, o capitão Steven Gerrard e o goleiro Simon Mignolet têm sido extremamente importantes para os resultados aparecerem com tanta naturalidade, bem como o brasileiro Phillippe Coutinho, que atravessa uma fase um tanto quanto irregular, mas que também tem contribuído demais.
Apesar disso, o Liverpool tem seus pontos falhos, como a inconstância do sistema defensivo, apesar de ter jogadores de qualidade no setor. Se por um lado o time fez 90 gols na competição, do outro sofreu 40, o que é de longe o pior desempenho entre as três equipes que lutam pela taça (o Chelsea também está na briga). Por isso, todo cuidado é pouco contra o não menos poderoso sistema ofensivo do City, dono de 84 gols na Premier.

Realmente, não será uma partida fácil. Contudo, não há como não estar animado, vislumbrando a chance que temos nas mãos. Para um time que iniciou a temporada sonhando apenas em conseguir voltar à Champions League e tendo um investimento mais modesto do que os rivais, o atual momento é um sonho. Um sonho que queremos que termine bem.

Esta será, sem duvidas, uma grande partida, altamente recomendada para quem gosta de bom futebol, independentemente de torcer ou não para uma as equipes envolvidas. Eu, como torcedor do Liverpool, não vou desgrudar de frente da TV e espero estar comemorando um passo importante do meu time na busca pelo título desta temporada quando o jogo terminar.

Fotos: Celeste24283050.com e Squawka.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: