Mercedes sobra e faz dobradinha com Rosberg na pole

Em Sakhir, o domínio da Mercedes continua. As duas flechas de prata confirmaram o favoritismo e formam a primeira fila para a terceira etapa do ano e primeira noturna no país do Oriente Médio. Só mudou a ordem em relação à sexta-feira na briga interna do time, que promete se intensificar neste fim de semana. Nico Rosberg foi melhor na classificação e colocou três décimos no companheiro Lewis Hamilton, que dominou o primeiro dia de caros na pista, para conseguir a sua quinta pole na F1 e segunda consecutiva no circuito bahrenita. Com isso, o alemão se iguala ao seu pai, Keke neste quesito.

A disputa entre Rosberg e Hamilton deve ser um prato cheio neste domingo visando o campeonato de pilotos. O alemão venceu em Melbourne e foi segundo em Sepang, resultados que lhe dão a liderança do mundial, ao passo que o inglês precisou abandonar a prova de abertura da temporada, mas se recuperou vencendo na Malásia. Nico tem 18 pontos de vantagem para o companheiro e pode aumentar essa diferença amanhã, terminando à frente e Lewis. Tem como trunfo a chance de largar na frente e uma pressão um pouco menor no que se refere a resultados. E isso pode lhe ser favorável.
Rosberg superou Hamilton e marcou sua quinta pole na carreira, igualando seu pai Keke. Essa é a segunda pole seguida do alemão em Sakhir
Por outro lado, o campeão de 2008 não vai jogar a toalha. Isso porque ele vinha sendo dominante por todo o fim de semana e isso lhe é um ponto positivo. Liderou todos os treinos livres, com uma diferença boa para o piloto do carro #6 e apesar do desempenho não tão bom no Q3, ele sabe que tem condições de vencer. Hamilton será muito mais do que uma pedra no sapato de Rosberg. Será um adversário à altura e muito perigoso para o alemão. 

E essa deve ser a grande história do domingo. Como será a briga de ambos. E como a Mercedes vai se comportar.

Na segunda fila teríamos novamente um carro da Red Bull. Daniel Ricciardo foi o mais rápido do resto, marcando o terceiro melhor tempo. Mas o australiano já chegou ao Bahrein sabendo que largaria, no mínimo em décimo, por conta de uma punição que sofreria devido ao erro de sua equipe em um de seus pit stops em Sepang. Impressionante como tem tido um início de temporada azarado o ex-piloto da Toro Rosso. Ric poderia estar em ótima situação no mundial de pilotos, à frente do companheiro e tetracampeão Sebastian Vettel. Mas uma série de infortúnios tem tirado bons resultados de suas mãos. Pelo menos isso não tem tirado seu brilho. Nem o largo sorriso que sempre ostenta. Vai levando tudo numa boa o simpático aussie que larga em 13º.

Com a punição do rubro taurino, todo mundo que segue até o 12º ganhou uma posição em relação ao tempo marcado. Assim, teremos uma segunda fila um tanto quanto surpreendente, composta por Valtteri Bottas e por Sergio Perez. O finlandês não chega a ser uma grande surpresa ao passo que finalmente a Williams começou a mostrar que tem um carro muito rápido. Mesmo com alguns problemas no fim de semana, os ingleses conseguiram configurar um bom carro para seus pilotos. E Bottas aproveitou bem sua chance. Já Sergio Perez ocupar o quarto posto, para mim, foi algo totalmente inesperado. Achava que o mexicano brigaria na metade do grid e que na corrida estaria ali perto da zona de pontos. Entretanto, ele veio e mudou totalmente esses prognósticos, alcançando o Q3 e ficando bem à frente do excelente companheiro que tem, o alemão Nico Hulkenberg. Uma boa maneira de mostrar que quer esquentar a disputa e que a Force India tem um bom carro também.
Sergio Perez foi a grande surpresa do dia. Mexicano levou a Force India à segunda fila no Bahrein
Na terceira fila aparecem dois campeões mundiais. Kimi Raikkönen marcou o quinto tempo e dividirá a largada com Jenson Button, sexto. O ferrarista, ainda se adaptando ao F14T, vinha tendo um fim de semana mais discreto. Mas na hora do vamos ver, mostrou que não é um piloto que pode ser subestimado. Marcou um bom tempo, para os padrões normais e também em relação ao que a Ferrari pode fazer. O McLarista, por sua vez, também fez o que pôde para alcançar o sexto posto no fim de semana em que completa 250 GPs. De quebra, superou o companheiro, Kevin Magnussen, pela primeira vez em largadas. É bom ficar de olho nele, já que Button é capaz de, sorrateiramente, fazer ótimas provas.

Felipe Massa e Kevin Magnussen dividem a quarta fila. O brasileiro foi o sétimo colocado, uma posição que não é ruim. Mas que poderia ser melhor se levarmos em consideração o que fez Bottas. Foram quase três décimo atrás do finlandês. Felipe não encaixou uma volta perfeita, mas não é o fim do mundo. Se largar bem, com o carro que a Williams tem, ele pode evoluir durante a prova. Pensar em pódio não é nenhum absurdo. Já Magnussen vai provando que veio para ficar. Desta vez o dinamarquês não larga à frente de Button. Porém, ele leva seu MP4-29 novamente ao Q3 e tem tudo para fazer mais uma prova sólida na zona de pontuação.

As decepções do dia ficaram na quinta fila. Fernando Alonso não passou de um décimo lugar no Q3, que virou nono após a punição dada a Ricciardo, mesmo após o bom desempenho nos treinos livres. O espanhol era o piloto que menos ficava longe das Mercedes. Contudo, não conseguiu replicar as boas performances de sexta nesta classificação. Vai ter de remar bastante para conseguir um bom resultado amanhã. Pior ainda foi o tetracampeão Sebastian Vettel. Mesmo largando em décimo, ele não disputou o q3, pois ficou pela sessão anterior, o Q2. E não tem desculpa de carro ruim que cole, pois seu companheiro, apesar de largar atrás, registrou a terceira melhor marca. Seb não tem feito um grande trabalho nesse início de ano. E não é só por conta do carro.
Sorridente Daniel Ricciardo foi o piloto que mais se aproximou da dupla da Mercedes. Porém, o australiano perdeu dez posições ele larga em 13º
No meio do grid, além do azarado Ricciardo, ficaram Hulkenberg, pra mim uma surpresa, os dois pilotos da Toro Rosso, além de Esteban Gutierrez e Romain Grosjean. E acredito que pelo menos quatro pilotos deste grupo têm condições de brigar por pontos. Hulk e Ricciardo têm bons equipamentos em mãos. O alemão pode fazer muito mais do que realizou neste sábado e o australiano, se afastar a nuvem negra que carrega em cima da cabeça, pode ser um dos bons nomes da prova, já que foi o piloto mais próximo das flechas de prata. Além disso, tanto Daniil Kvyat quanto Jean-Eric Vergne podem levar a Toro Rosso a mais alguns pontos. Gutierrez e Grosjean devem ficar ali no pelotão intermediário, esperando sobrar alguma coisinha.

No fundão, vemos Pastor Maldonado sofrer com sua Lotus, Adrian Sutil não fazer nada demais com a Sauber e Kamui Kobayashi e Jules Bianchi ficando à frente de seus companheiros. Uma ressalva quanto ao japonês e ao francês. Ambos vão tentando fazer o que dá com os carros que têm em mãos. Já estão mais próximos de Lotus e Sauber, inclusive.

O GP de amanhã deve ter algumas brigas interessantes no início da prova, pois pelo menos seis equipes têm condições de brigar por pontos. Mas não espero uma grande corrida, no enfadonho circuito de Sakhir, para nos compensar das chatices vistas na Austrália e na Malásia. Com a Mercedes colocando um segundo nos rivais, a disputa deve ser mesmo para saber quem pontua, apenas. No máximo, para saber quem vai ao pódio ao lado de Rosberg e Hamilton.

Grid de largada


Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: