Coluna #ForaDasPistas - É hora de playoffs!

É chegado o mês de abril. E com ele chegaram também os playoffs - as fases decisivas - de duas das ligas esportivas americanas que mais acompanho, a NBA e a NHL. E como os três times para os quais torço nas duas ligas estarão na pós-temporada, faço aqui um rápido prognóstico sobre o que espero das franquias nesta primeira rodada do período decisivo.

Chicago Bulls


O Chicago Bulls é um time duro na queda. Talvez o melhor neste quesito na NBA atual. Mesmo com diversos problemas na temporada, com jogadores atuando em um nível abaixo do que podiam, sem contar com nossa principal estrela, o armador Derrick Rose, que após dez jogos voltou a se contundir gravemente perdendo todo o restante da temporada, e também perdendo aquele que era o segundo melhor jogador da equipe, o ala Luol Deng, trocado com o Cleveland Cavaliers para que a franquia pudesse ter um alívio financeiro, os Touros mostraram toda sua raça e conseguiram terminar a temporada regular com um recorde positivo. Excelente trabalho do nosso treinador Tom Thibodeau, que consegue extrair o máximo de seus atletas, e de jogadores como Joakhim Noah, Taj Gibson, Jimmy Butler e D. J. Augustin que lideraram o time, os três primeiros mostrando evolução técnica. E é com esse espirito guerreiro e com jogadores mais tarimbados que vamos para esses playoffs.

O Bulls ainda não tem sua posição definida na temporada regular, logo, ainda não sabe quem enfrentará. Mas as possibilidades são apenas duas. Caso fique em terceiro, o adversário na primeira rodada da pós temporada será o Washington Wizards. Ficando em quarto, os hexacampeões da NBA enfrentam o Brooklyn Nets. E em ambos os confrontos teremos a oportunidade de definirmos jogando em casa, no United Center.

Para mim, ambos os adversários são superáveis. A equipe da capital norte-americana tem bons jogadores, como os armadores John Wall, Bradley Beal e Andre Miller, o brasileiro Nenê Hilário, e os alas Trevor Ariza e Al Harrigton, e um estilo de jogo que dificulta a vida do Chicago. No entanto, a franquia já está longe dos playoffs há algum tempo e isso pode ter um peso extra sobre os jogadores.
Já o time de Nova York tem atletas de muita experiência, alguns deles grandes estrelas da liga como Kevin Garnett e Paul Pierce. São jogadores que, certamente, fazem a diferença pelo seu time, podendo decidir partidas. Além disso, os Nets vivem um momento de crescente, após um início de temporada bastante ruim. Pesa contra eles, por outro lado, o fato dos principais atletas formarem um time envelhecido, que pode sentir mais o pesado ritmo dos jogos. Além disso, os vencemos no ano passado, em uma série épica decidida no jogo 7, em Brooklyn.

Prognóstico - Acredito que o Bulls vá terminar a temporada na quarta colocação e enfrentará o Brooklyn Nets na primeira rodada dos playoffs. E neste confronto, creio que eliminaremos os alvinegros por 4x2, em jogos bastante disputados, como parece ser praxe nos encontros entre as duas franquias, até mesmo pela rivalidade de alguns jogadores. Na sequência, devemos enfrentar o Indiana Pacers. E caso isso aconteça, volto aqui para falar do que esperar desse confronto.

Atualizando 17/04 - A temporada regular da NBA terminou ontem e como esperado o Bulls terminou mesmo na quarta posição. Entretanto, o Washington Wizards ultrapassou o Brooklyn Nets, ficando no quinto lugar, e se qualificou para nos enfrentar nesta primeira rodada da pós-temporada. O que não diminui a dificuldade. O Wizards tem jogadores talentosos e um estilo que complica muito a vida do Bulls. É um adversário bastante perigoso, com quem não se pode relaxar nenhum minuto. Mas ainda acho a equipe de Chicago superior. Assim como no prognóstico que fiz caso o jogo fosse contra o Nets, também acredito que o Bulls vá passar para as semifinais de conferência em seis jogos, com um 4x2.

Golden State Warriors


Depois de muitos anos de campanhas ruins, o Golden State Warriors conseguiu retornar à pós-temporada no ano passado. E com um time bastante jovem e talentoso, chegamos às semi-finais de conferência, um resultado pra lá de satisfatório. E olha, a equipe não conseguiu ir além por conta da imaturidade dos principais jogadores do time, que acabou pesando na derrota para o San Antonio Spurs, que viria a ser o vice campeão da NBA. Entretanto, a boa impressão deixada pelo grupo causou expectativas enormes com relação à evolução da equipe para esta temporada e até onde esse time poderia chegar no mata-mata.

Com a chegada do ótimo ala Andre Iguodala para reforçar o elenco, o time passou a ter ainda mais estofo, passando a figurar entre os grandes times do oeste. Agora, chegar à fase decisiva era obrigação para os Warriors, que conseguiram novamente a vaga, apesar dos problemas vividos com a contusão de peças chaves durante a temporada. Isso talvez tenha refletido no sexto lugar obtido na forte conferência oeste. Achava que poderíamos ter ficado entre os quatro primeiros, caso as lesões atrapalhassem menos.

Mesmo assim, a vaga está garantida e sabemos que enfrentaremos na primeira rodada nossos rivais da divisão do pacifico, o Los Angeles Clippers, terceiros colocados na conferência. Promessa de um duelo dos mais intensos pela rivalidade criada entre os jogadores das duas franquias durante a temporada. Em alguns jogos entre os dois times, tivemos alguns desentendimentos, algumas confusões entre jogadores. E isso, claro, acirra ainda mais os ânimos de todos. Por isso espero jogos bastante pegados e físicos, pois ninguém vai querer ceder um milimetro.
As duas equipes possuem jogadores de alto nível. O Clippers, considerados favoritos ao título inclusive, têm Chris Paul, Blake Griffin, Danny Granger e Jamaal Crawford em seu elenco. Jogadores mais do que tarimbados e talentosos. Mas o Warriors não fica atrás, contando com Stephen Curry, que se consolidou como um dos melhores jogadores da NBA, Klay Thompson, em constante evolução, Andre Iguodala, David Lee e Andrew Bogut. 

O que pode ser um diferencial entre os dois clubes é o banco de reservas. Durante toda a temporada o Warriors teve dificuldades com esse ponto, apesar de ter jogadores importantes que saem de lá para cumprir algumas funções nos jogos. Vamos ver o que jogadores como Jordan Crawford, Jermaine O'Neal, Steve Blake, Draymond Green e Harrison Barnes podem fazer.

Prognóstico - Não será um confronto fácil, como já disse, mas acho possível que o Warriors supere o Clippers. Pela rivalidade entre as duas equipes, não vou me surpreender se o duelo chegar ao sétimo jogo. E também não me surpreenderei com uma derrota, afinal os adversários são qualificados. Mas confio que o time está pronto não apenas para passar da primeira rodada dos offs, como também alcançar a final da conferência. Acho que o Warriors vence por 4x3.

Atualizando 17/04 - Bom, o Warriors teve uma baixa que será muito sentida nesta primeira rodada dos playoffs. O pivoê Andrew Bogut, com uma costela quebrada, deve perder todo o duelo com o Clippers. E isso é péssimo para o time. Sem o australiano grandalhão, vai ser muito difícil segurar a dupla Blake Griffin/DeAndre Jordan. E isso deve ser vital no confronto. Além disso, Andre Iguodala segue cm dores no joelho devido uma tendinite. Ou seja, as chances de vitória diminuem muito. A esperança segue em eliminar os rivais, mas a missão é bem mais complicada agora.

NY Rangers


Mudando da NBA para a NHL, o NY Rangers também conseguiu sua vaga nos playoffs, ficando com a segunda posição da equilibrada divisão metropolitana. Com isso, a franquia de Nova York enfrentará o Philadelphia Flyers, com vantagem de mando no caso de um jogo 7. E isso pode ser crucial nesta disputa.

Contra os adversários desta primeira rodada de playoffs, o Rangers venceu os últimos oito confrontos dentro do Madison Square Garden, ainda que tenha perdido nas últimas três viagens à Philadelphia, duas delas nesta temporada. Por outro lado, nas últimas três vezes em que os times se encontraram na pós-temporada, os Flyers levaram a melhor em todas as séries. 
Para este confronto, vejo o Rangers em um bom momento. Apesar da franquia ter tido algumas dificuldades, com períodos irregulares no início da campanha e de ter trocado jogadores como Michael Del Zotto e o capitão Ryan Callaham, a equipe conseguiu se solidificar na parte final, com boas atuações dos jogadores mais talentosos do grupo, como Rick Nash, Derek Stepan, Ryan McDonagh, Mats Zuccarello, Henrik Lundqvist entre outros. Mas o confronto é equilibrado, uma vez que o Flyers ficou muito próximo na classificação. Além disso, a equipe de Phila também tem excelentes jogadores e um estilo de jogo que incomoda.

Prognóstico - Se conseguir fazer valer o mando no confronto, o Rangers deve passar pelo Flyers, apesar do equilíbrio. Mas acredito que o time da Big Apple possa surpreender e arrancar uma vitória no Wells Fargo Center, por ter um recorde melhor jogando fora de casa.

Fotos: HoopsHabit.com, BluemanHoop.com e ChristianPost.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: