E vamos com um resuminho bem rápido, rasteiro e equipe por equipe do que aconteceu neste primeiro dia do fim de semana da F1 no Bahrein porque como diria o Super Sam no engraçadíssimo Chapolin, "Time Is Money, Oh YEAH!".
Mercedes - Duas poles e duas vitórias em duas corridas. A Mercedes começou a temporada da F1 dominante. E parece que não será na primeira prova noturna da história do GP do Bahrein que ocorrerá o término desse domínio. Lewis Hamilton liderou as duas sessões de treinos livres de hoje com Nico Rosberg ficando em segundo. E só pra humilhar o resto da concorrência, o campeão de 2008 foi um segundo mais veloz do que o terceiro colocado no combinado geral. É ou não é um absurdo? Nos testes de long run, as flechas de prata pareceram muito bem também. Ou seja, se nada de extraordinário ocorrer, duvido muito que os alemães não comemorem mais uma dobradinha. Vai ficar só pela ordem de quem chegará na frente. No momento, Hamilton parece ser o favorito.
Ferrari - Nesta sexta, Fernando Alonso foi o piloto que mais conseguiu se aproximar da Mercedes. O espanhol ficou em terceiro nas duas sessões. Contudo, como foi visto ele foi um segundo mais lento do que Hamilton no TL2, o que não é nada bom. Tudo bem que essa parece não ser a distancia real entre as duas equipes, entretanto, a Mercedes segue bem à frente de todos. Kimi Raikkönen foi bem mais discreto, com o 14º tempo. Mas isso se explica por um problema que o finlandês teve no assoalho de seu F14T ao acertar em cheio uma zebra. Tiveram de consertar a parte avariada. Os italianos terão muito trabalho para ficarem mais competitivos e aí sonhar com pódio. E que prestem mais atenção para não cometer um erro bizarro como o que aconteceu no TL1, quando colocaram um pneu dianteiro macio e um dianteiro duro no carro de Alonso. Mamma Mia!
Red Bull - Depois do que mostraram em Sepang, os carros dos energéticos parecem ser hoje a equipe que mais se aproxima da Mercedes em ritmo de corrida. E esse GP será uma chance de confirmar essa evolução. Nos treinos livres, nenhum grande destaque para a turma de Milton Keynes. Na sessão vespertina, Vettel foi o 10º e Ricciardo o 14º. No período noturno, o australiano pulou para quarto enquanto o alemão foi o sétimo. Nada de brilho. Porém, amanhã devem estar mais competitivos, como de costume. Duvido muito que cheguem a um nível Mercedes de qualidade, mas com o carro equilibrado que tem, pode brigar pela vaga restante no pódio.
McLaren - Não vou me surpreender se a McLaren se intrometer em uma briga entre Red Bull e Ferrari por um terceiro lugar, assumindo que a Mercedes está imparável no quesito performance. E também não haverá surpresa de minha parte se os ingleses levarem a melhor. Nas duas sessões, Button e Magnussen estiveram no top 10 e levando em consideração a força dos motores germânicos em uma pista com muitas retas, acredito que possa haver uma boa possibilidade dos carros #20 e #22 andarem bem na classificação e na corrida. Já fizeram isso em Melbourne. É pra ficar de olho.
Williams - Tentando deixar para trás as polêmicas ordens de equipe em Sepang, a Williams chega ao Bahrein tentando confirmar a impressão deixada no fim dos testes coletivos de que tem carro para lutar por pódio. No quesito desempenho, o time de Grove até parece estar muito bem. Felipe Massa conseguiu, com poucas voltas, marcar o quinto melhor tempo do dia. O problema, no entanto, está no tempo perdido pela equipe. Tanto o brasileiro, como Valtteri Bottas foram dois dos pilotos que menos andaram hoje. O finlandês, inclusive, participou apenas do TL2, cedendo seu lugar para Felipe Nasr na primeira pratica. Ao todo, Bottas percorreu nove voltas no circuito bahrenita, por conta de ajustes que a equipe ficou fazendo nos carros durante a segunda sessão. A falta de quilometragem pode atrapalhar o plano dos ingleses. Contudo, se tudo se resolver, acho que poderão ter um desempenho bom em Sakhir, ainda mais com o motor Mercedes empurrando.
Force India - A FI é outra equipe a contar com os propulsores germânicos. E com um germânico que entende de pilotagem. Depois de duas excelentes corridas, Nico Hulkenberg é a grande esperança do time de Vijay Mallya continuar pontuando com regularidade nesse início e temporada. O alemão anda muito e acredito que será presença certa na zona de pontuação, como foi em Melbourne e em Sepang. Nos treinos, ele teve apenas a 13ª melhor marca, apesar do quarto posto no TL1. Mas é um piloto que sempre mostra muito na classificação e nas corridas. Sergio Perez, por sua vez, foi o 10º e pode pensar em correr nesse fim de semana, e quem sabe, brigar por pontos.
Toro Rosso - Na Toro Rosso, a esperança é também a de seguir pontuando, algo que parece totalmente cabível para a prima pobre da Red Bull. Daniil Kvyat foi o oitavo mais veloz da sexta e Jean-Eric Vergne o 11º. O russo vai tentar pontuar pela terceira prova seguida em seu ano de estreia. O francês quer voltar a zona do top 10 depois de abandonar a corrida malaia. É bom ficar de olho em ambos porque a equipe de Faenza parece ter condições de desempenhar um bom papel neste fim de semana.
Sauber - A equipe suíça anda mal das pernas. O desempenho segue sendo aquele de meio de grid, sem sonhar com um top 10, mas também à frente de Lotus e das nanicas. Infelizmente o time comandado por Monisha Kaltenborn não fede nem cheira no atual grid. E deverá ser relegada a terceiro, quarto, quinto plano neste fim de semana.
Lotus - Parem as máquinas! O E22 não apresentou problemas nesta sexta. Sem duvidas essa foi a maior evolução da Lotus no ano, porque a performance continua sofrível. Pastor Maldonado e Romain Grosjean ocuparam o 17º e 18º lugares, respectivamente, na tabela de tempos deste primeiro dia de trabalho no Bahrein. Se fosse a clasificação, seriam limados no Q1. E essa é a realidade do pessoal de Enstone. Correr para tentar chegar ao Q2. Até acho que pelo menos um dos dois pilotos da equipe preta e dourada estará em 16 melhores, mas ainda é pouco. Muito pouco.
Marussia - A Marussia não tem o pior desempenho do grid, mas sofreu hoje com problemas. Tanto que Jules Bianchi e Max Chilton andaram bem menos do que o esperado no TL2 que foi o treino de mais valia nesta sexta. Não que fossem favoritos a chegarem ao Q2 ou que vão brigar por alguma coisa, mas atrapalha. Vamos ver se chegam ao fim da prova.
Caterham - A Caterham é fundão de grid na classificação. Nem Kobayashi tampouco Ericsson deverão fazer algo de útil com o CT-05. Na corrida podem até, sobrevivendo, conseguirem um resultado interssante, como o japonês conquistou em Sepang.
Fotos: GPUpdate,net
0 comentários:
Postar um comentário