Resquícios do fim de semana

Não deu para escrever de tudo o que aconteceu no mundo automobilístico no fim de semana. Então, la vamos nós com um resuminho do que aconteceu de melhor no mundo do esporte a motor entre sexta e domingo. Com WRC, GP2 e um pouquinho mais de F1.

WRC


Em Portugal tivemos a quarta etapa do mundial de ralis. E um vencedor rotineiro. Sebastien Ogier papou mais um evento e ruma a passos largos para o bicampeonato. O francês conseguiu construir seu triunfo, o terceiro no ano, no sábado, após terminar a sexta-feira na terceira posição geral. Ogier venceu as cinco das seis especiais (uma foi interrompida e acabou sem resultado) do terceiro dia de competições e conseguiu se firmar na primeira posição, passando de uma diferença de 6s5 contra para uma de 38s1 a favor. E com apenas três estágios para correr no domingo, praticamente assegurou o triunfo ali.

Com o resultado desta etapa, Ogier chega a 91 pontos no campeonato, abrindo 29 para o segundo colocado, seu companheiro Jari-Matti Latvala que pela primeira vez no ano não completou um rali entre os dez primeiros. Ou seja, ele tem mais de um evento inteiro de vantagem no campeonato. É o grande piloto do WRC na atualidade.
Sebastien Ogier venceu mais um rali e disparou na liderança geral do WRC. Mikko Hirvonen e Mads Ostberg foram ao pódio
Trivia: Com a vitória deste fim de semana, a VW igualou o recorde da Citroen, obtido em 2011, com oito triunfos consecutivos no WRC. Neste período, são sete vitórias de Ogier e uma de Latvala. A última vitória de um carro que não era um Polo aconteceu no Rali da Alemanha do ano passado, quando Dani Sordo triunfou com o DS3 da Citroen. É a única vitória do espanhol na classe. Na Argentina, os alemães terão a chance de se isolar na estatística. 

O finlandês Mikko Hirvonen, enfim, conseguiu um bom resultado no ano. O piloto da M-Sport voltou a ter bons momentos na categoria liderando a sexta-feira e finalizando a prova na segunda posição. Bom para que ele retome um pouco da confiança. Mads Ostberg manteve a sua regularidade na nova casa, a Citroen, terminando em terceiro. Andreas Mikkelsen voltou a conquistar um bom resultado e foi o quarto, enquanto Henning Solberg fechou o top 5.

Entre os outros nomes importantes da categoria, Thierry Neuville foi o sétimo, Jari-Matti Latvala, depois de capotar seu VW Polo na sexta, foi o 14º, Dani Sordo não completou o evento e Robert Kubica... bateu, como sempre. Já nas outras classes do mundial, Nasser Al-Attiyah triunfou no WRC2 e Stéphane Lefebvre venceu no JWRC.

O WRC volta no dia 8 de maio, aqui pertinho, na Argentina.

GP2


O Bahrein não foi palco apenas da F1 neste fim de semana. O país do Oriente Médio recebeu a rodada dupla de abertura da GP2. E alguns destaques já começam a surgir na escolinha.

Jolyon Palmer, por exemplo, foi um deles. Pole para a Feature Race, no sábado, o inglês acabou não tendo uma boa largada, perdendo posições e tendo de fazer uma corrida de recuperação para terminar no degrau mais baixo do pódio. Já no domingo, na Sprint Race, o piloto da DAMS não bobeou. Largou em sexto, com a inversão dos oito primeiros do grid, e logo pulou para segundo, tomando a liderança ainda no início da prova. Daí em diante, foi só controlar e vencer a prova. Palmer sai de Sakhir liderando o campeonato.
Com uma vitória e um terceiro lugar, Jolyon Palmer sai do Bahrein como líder da temporada da GP2
Outro bom destaque foi o estreante Stoffel Vandoorne, tido como uma futura estrela da F1. E o piloto de testes da McLaren mostrou porque é tão badalado. Vindo da F-Renault 3.5, onde foi vice-campeão no ano passado, superado por Kevin Magnussen, o belga logo em sua primeira classificação conseguiu largar na primeira fila, em segundo. E na corrida principal do fim de semana, não sentiu a pressão e venceu. Já na prova de domingo, ele foi somente o 2º. Mas é um piloto para se ficar de olho durante todo o ano.

Já os brasileiros não tiveram lá um grande fim de semana. Felipe Nasr até foi bem, terminando as duas provas na zona de pontuação. Foi oitavo no sábado, vindo de uma punição de três posições no grid, onde largou em 11º, o que lhe deu direito de largar na pole no domingo. Contudo, o péssimo início na segunda prova lhe possibilitou apenas o quarto lugar. Andre Negrão, por sua vez, conseguiu um 20º e um 18º lugares, respectivamente.

F1


Nos resquícios do GP do Bahrein, algumas coisinhas.

Pastor Maldonado foi punido e perderá cinco posições no grid do GP da China após capotar o carro de Esteban Gutierrez. O venezuelano ainda tomou três pontos na carteira e teve de cumprir um Stop and Go durante a prova. Punição justa? Pra mim não. Acho pouco. Se pegarmos o exemplo de Daniel Ricciardo, que foi punido com a perda de dez posições no grid do Bahrein, além de ter cumprido um Stop and Go durante o GP da Malásia por ter sido liberado erroneamente por sua equipe para retornar a pista, a punição a Maldonado é uma piada e mostra uma falta de critérios dos comissários. No caso do australiano, a culpa foi da equipe e ele acabou pagando o pato. Já o piloto da Lotus teve total culpa no choque com o mexicano. Portanto, ao meu ver, deveria ser punido com o mesmo ou até mais rigor, té porque ele é mais do que um reincidente em confusões.
Pastor  Maldonado foi punido por acidente com Esteban Gutierrez em Sakhir. Venezuelano perderá cinco posições no grid do GP da China
Na Ferrari, os sentimentos demonstrados por Fernando Alonso e Kimi Raikkönen é de resignação. Ambos concordam que os rivais parecem estar em melhor forma no momento, especialmente a turma que usa motores Mercedes. E também acrescentam que o nono e décimo lugares obtidos em Sakhir foi o máximo que puderam alcançar. Uma pena. Ver dois pilotos reconhecidamente talentosos tendo de lutar com seus carros para conseguirem apenas migalhas não é muito agradável. Pelo menos eles tentam manter o otimismo, no discurso, acreditando que a escuderia ainda vai evoluir. Mas na atual situação, não deve ser por muito tempo que essa 'confiança' continuará aparecendo.

Dois pilotos que eram só sorrisos após a prova eram Sergio Perez e Daniel Ricciardo. O mexicano conquistou mais um pódio na carreira, dessa vez buscando um recomeço na Force India após sua passagem frustrante pela McLaren. O que torna esse resultado especial, uma espécie de prova do que ele é capaz de fazer. Essa foi também a segunda vez que o time de Vijay Mallya chegou entre os três primeiros. A primeira havia sido em 2009, no GP da Bélgica, com Giancarlo Fisichella em segundo.
Bom resultado no Bahrein traz mais tranquilidade a Sergio Perez neste recomeço na Force India depois de passagem pela McLaren
Já Ricciardo, que naturalmente já exibe um largo sorriso seja na situação que for, se disse orgulhoso da recuperação que teve durante a prova, após partir do 13º posto, para terminar em quarto. O aussie também destacou as batalhas das quais participou e o nível de competição que a prova teve. Muito legal ver um dos destaques deste início de temporada conseguindo, enfim, dar um bico no azar e marcar seus primeiros pontos. Em breve farei um post só sobre ele.

Finalizando, foi de Monisha Kaltenborn a melhor frase do fim de semana. Abaixo.

"Que bela resposta, não, aos críticos das novas regras? Não acredito que os torcedores estejam reclamando hoje do barulho dos carros"

Com uma prova como a de ontem, não tem do que reclamar mesmo.

Fotos: BestOfRallyLive.com e GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: