Hamilton segura Rosberg no braço e vence no Bahrein

Foi a melhor corrida do ano. E a melhor também que já vi no ensosso circuito de Sakhir. Podemos dizer então que, enfim, a F1 mostrou a competitividade esperada com a mudança de regras ainda que a Mercedes siga dominante. Sim, as flechas de prata seguem muito à frente de quem quer que seja. Hoje, quem deu o ar da graça no pódio foi a Force India, com Sergio Perez. Terceira equipe diferente a ter um piloto recebendo troféu em três provas. No entanto, só os germânicos receberam troféus de vencedores. E hoje, de maneira genial, Lewis Hamilton levou para casa sua segunda taça.

Segundo colocado no grid, o inglês partiu decidido na largada a superar o pole, seu companheiro Nico Rosberg. E assim o fez, ao contornar a primeira curva. Alguns metros depois, ainda precisou se defender do contra ataque do alemão, para se estabilizar na ponta durante a primeira parte da prova. Daí em diante, Hamilton abriu uma vantagem que, se não era confortável, pelo menos foi suficiente para imprimir seu ritmo e fazer sua estratégia de prova. Mas não foi tão simples assim. Isso porque pouco antes da primeira parada da dupla, Nico resolveu atacar novamente e ambos protagonizaram, pela segunda vez, uma ótima batalha, com o germânico superando o britânico, mas logo em seguida levando o xis.
Nico Rosberg cumprimenta Lewis Hamilton pela vitória. Dupla da Mercedes protagonizou boas disputas hoje
Com as paradas de ambos, a Mercedes deu início a uma estratégia diferente, com Hamilton parando antes e voltando à pista com pneus macios enquanto Rosberg fez seu pit duas voltas depois, retornando à pista com pneus duros. Assim, o piloto do carro #44 conseguiu impor uma diferença de quase dez segundos para o companheiro, dando um passo importante na busca pela vitória. E assim a prova continuou, com Hamilton bem à frente tentando assegurar o segundo triunfo no ano. Tudo parecia se encaminhar para um fim sem outras disputas entre os dois pilotos do time bávaro, uma vez que, mesmo com a inversão de pneus no último stint, com Nico usando os macios e Lewis os duros, parecia improvável que o alemão conseguisse tirar a diferença e ainda assim chegar com os pneus em condições de iniciar uma nova batalha. Entretanto, Pastor Maldonado resolveu dar um pouco de emoção às últimas voltas.

O venezuelano, que até fazia uma boa prova pelo carro que tem em mãos, fez mais uma de suas grandes besteiras. Saindo dos boxes, Maldonado esqueceu que existem os freios (ou não lembrou que estava de pneus frios) e acabou acertando Esteban Gutierrez, na entrada da curva 1. O carro do mexicano acabou capotando e ficou na área de escape, mas próximo à pista. Uma barbeiragem sem tamanho. E isso causou um Safety Car, juntando todo mundo. Aí, o que parecia ser uma vitória tranquila de Hamilton, se transformou na oportunidade perfeita para Rosberg virar o jogo. Só que aí Hamilton mostrou porque é um dos melhores pilotos do grid.

Mesmo com a ordem vinda do time, para que os pilotos trouxessem os carros para casa, que significa 'vão com calma aí e mantenham as posições', Nico decidiu atacar quando tivesse a oportunidade. E assim o fez. Nos primeiros giros, Lewis não deu muitas chances, mas com o passar do tempo, Rosberg tentou ultrapassar. Talvez não com tanto impeto como poderia ter tido, pensando no que havia ouvido no rádio. Entretanto, ele não ficou só esperando a corrida terminar. Ele tentou atacar. E aí vem o mérito de Hamilton. O inglês, mesmo em condições que lhe pareciam muito desfavoráveis, conseguiu segurar o companheiro, sem cometer erros e sem se afobar. Pilotou como o grande piloto que é. No fim, o alemão desistiu e o britânico do carro #44 comemorou sua primeira vitória no Bahrein.
Sergio Perez foi um dos grandes nomes da corrida, ficando com o terceiro posto. Foi o vencedor entre os 'normais'
Com o triunfo, Hamilton cortou para 11 pontos a desvantagem que tem para Rosberg e, acima de tudo, mostrou que é sim o grande favorito ao título. A performance de hoje certamente vai trazer mais confiança ao campeão de 2008 na busca pelo bi. Além disso, no quesito estatísticas, representa bastante também. Hamilton passa a ser o 10º maior vencedor da categoria, empatado com Juan Manuel Fangio.

Na corrida do resto, quem  venceu foi Sergio Perez. O mexicano que já havia surpreendido na classificação, com o quarto lugar, fez uma excelente corrida com o carro da Force India, que se adapta bem a circuito bahrenita. À título de comparação, a equipe já tinha conquistado um excelente quarto posto no ano passado com Paul di Resta. Depois de um ano frustrante na McLaren e de uma estreia bem discreta pelo time indiano, hoje ele pilotou como nos tempos de Sauber, com certo arrojo e sem cometer erros. Mereceu o troféu. Seu companheiro, Nico Hulkenberg, ficou com a quinta posição, outro excelente resultado, ainda mais pelo 11º lugar de partida. Mais 10 pontos para a conta do alemão, que progride na tabela de classificação.

Daniel Ricciardo, enfim, teve motivos para sorrir. Depois da desclassificação na Austrália, do abandono na Malásia e da punição que sofreu, derrubando-o do terceiro para o 13º posto no grid do GP do Bahrein, o australiano conquistou seus primeiros pontos pela Red Bull com um impressionante quarto lugar. Pilotando como já vinha fazendo neste ano, com muita confiança, Daniel voltou a superar o companheiro, Sebastien Vettel, o sexto, com direito a uma bela ultrapassagem na pista. O tetracampeão também fez uma boa prova, considerando que sequer passou do Q2 ontem. A Red Bull ainda não tem um carro tão competitivo, mas se mostra melhor durante as corridas.
Pastor Maldonado aprontou mais uma das suas e provou capotagem espetacular de Esteban Gutierrez
As Williams ficaram com o sétimo e oitavo lugares, com Massa e Bottas. Um resultado que poderia ter sido melhor. O ingleses acabaram levando um pouco de azar com a entrada do Safety Car, que atrapalhou a estratégia dos dois pilotos. No entanto, gostei da prova de Felipe. Largou bem, como sempre, pulando de sétimo para terceiro, e tentou compensar as paradas andando sempre forte. Foi bastante combativo durante toda a corrida, uma prova de que é um piloto mais atento e com mais fome neste ano. Finalizaram o top 10 os dois carros da Ferrari, com Alonso e Raikkönen. Uma prova desastrosa dos italianos, que foram superados de tudo o que é jeito por todos os pilotos possíveis. O espanhol comemorou muito, de maneira irônica, o nono lugar. O clima em Maranello começa a ficar ruim já na terceira prova.

De resto, a McLaren saiu com um saldo negativo do Bahrein, já que seus dois pilotos não pontuaram. E a Sauber vai muito mal, perigando entrar na zona onde se encontram Lotus, Caterham e Marussia. Isso se já não entrou.

Resultado Final

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: