Com muitas sobras, Hamilton marca mais uma pole no ano

Em Xangai, choveu durante a classificação. Pela terceira vez em quatro etapas aconteceu do qualifying ser com pista molhada. E nessas condições, meu amigo, não tem pra ninguém. Lewis Hamilton foi o mais rápido, com muitas sobras, e chegou a sua terceira pole position no ano, o que o deixa distante de qualquer outro piloto neste quesito na atual temporada. De quebra, o campeão de 2008 adicionou algumas ótimas marcas estatísticas neste ponto. Essa foi sua 34ª pole, o que o torna o piloto britânico que mais vezes largou sem ver ninguém a sua frente. Além disso, Lewis se isola como quarto maior na história deste quesito, atrás apenas de Michael Schumacher, Ayrton Senna e Sebastian Vettel.

A terceira pole de Hamilton em 2014 veio de forma mais do que categórica. digo até que foi humilhante para a concorrência os praticamente seis décimos que ele colocou sobre o segundo colocado. O inglês sobrou muito, mesmo com a chuva, teoricamente, nivelando a disputa entre todo mundo. Hamilton não só mostrou como a Mercedes está bem, mas também como ele vive um ótimo momento e como ele guia muito na chuva. Se não é o melhor piloto nestas condições de pista, não deve nada a ninguém, pra dizer o mínimo.
Lewis Hamilton marcou sua terceira pole position em quatro corridas neste ano. Coincidentemente, todas as poles vieram em pista molhada
Com tal soberania dentro da pista, fica difícil não coloca-lo como principal favorito à vitória neste domingo. Largando no primeiro posto e com o carro que tem, duvido muito que alguém tenha condições de desafia-lo, faça chuva ou faça sol. O único capaz de incomodar e, eventualmente, supera-lo é Nico Rosberg, seu companheiro que parte na segunda fila. Mas a julgar pelo desempenho do alemão hoje, não sei não. Portanto, caso se livre de confusões e não tenha nenhum problema, Lewis deve amealhar seu terceiro triunfo consecutivo.

Por falar em Rosberg, o filho de Keke ficou devendo desta vez. Numa pista onde sempre anda bem - conquistou sua primeira vitória na F1 nela - Nico acabou sendo incapaz de sequer se aproximar de Hamilton, ficando 1s2 atrás do vice líder do mundial. E isso se explica por conta de dois erros em suas duas tentativas derradeiras. Na primeira, o alemão até vinha bem, com condições de baixar o tempo do companheiro. Mas errou na entrada da longa reta oposta e estragou sua volta. No giro seguinte, ele vinha melhorando sua marca novamente, mas errou na última curva, ao exagerar na subia a zebra e rodou. Dessa forma, o líder do campeonato parte apenas do quarto posto.

Será interessante ver como Nico vai se comportar largando do quarto lugar e como ele fará para superar os carros que vão à frente para tentar iniciar uma disputa com Hamilton. Caso chova, como estão dizendo que pode acontecer, será ainda mais difícil para que ele deixe os concorrentes para trás e grude no companheiro. Com pista seca, acredito que haja maiores possibilidades.
O homem dos 1000 dentes Daniel Ricciardo acompanhará Lewis Hamilton na primeira fila. Australiano vai batendo Vettel na disputa interna
Entre as duas flechas de prata, largam as duas Red Bulls, que se consolidam como segunda força do mundial. Não fossem os problemas com as unidades de energia da Renault, talvez a briga estivesse mais igual entre os alemães e os austríacos. Faz companhia a Hamilton na primeira fila o homem dos mil dentes, Daniel Ricciardo, que mais uma vez superou seu companheiro Sebastian Vettel no grid. Está 3x1 pro Ricardon contra o tetracampeão. Deve ser por isso que o aussie ri tanto. Hoje, o australiano foi o único piloto que não ficou a pelo menos um segundo de Hamilton, terminando o qualifying com 0s595 de atraso para o tempo de Lewis. Ainda assim uma eternidade. Para amanhã, espero mais uma boa e consitente prova de Ric, que pode, enfim, conquistar seu primeiro pódio de fato, levando o troféu para casa e tudo. Basta dar uma benzida no carro antes.

Abrindo a segunda fila vem Vettel, que ficou a longínquos 1s1 do pole e que também levou meio segundo na cabeça do companheiro. O alemão deve estar começando a se preocupar um pouco mais com o desempenho do vizinho de boxes, mesmo que ainda tenha a vantagem na tabela de pontos. Isso porque ele sabe que deve sua quarta posição no mundial muito mais aos revezes de Ricardinho do que a própria performance.

Na terceira fila, vem a ex-dupla da Ferrari, com Fernando Alonso em quinto e Felipe Massa em sexto. Alonso, ainda na Ferrari, voltou a fazer o que deu com o F14T após alguns brilharecos nos treinos livres. O espanhol está levando o carro, que não é dos melhores, no braço. Amanhã, espero mais uma prova regular do bicampeão, até porque com esse bólido não dá pra fazer muito mais. Já o brasileiro, agora na Williams, teve um bom desempenho se levarmos em consideração que o carro do time inglês não vinha apresentando um bom desempenho em pista molhada. Para esta prova, a equipe de Grove me parece ser a terceira força, com Massa e Bottas, o sétimo, andando próximos. Se não chover, acredito que os dois pilotos da escuderia possam até brigar por pódio, caso a equipe não volte a errar na estratégia.
Kimi Raikkönen foi uma das decepções deste sábado ao não conseguir sequer passar do Q2 na classificação
Acompanha o finlandês na quarta fila Nico Hulkenberg, que é outro piloto em quem se deve ficar de olho. Durante as corridas o alemão costuma crescer e é candidato a terminar em posições à frente da que larga. Completam o top 10 Jean-Eric Vergne, que leva a Toro Rosso mais uma vez ao Q3, provando a qualidade do carro italiano, e Romain Grosjean, esse uma surpresa. Apesar dos problemas da Lotus, o franco-suíço conseguiu tirar alguma coisa a mais do E22, que não acho tão ruim. Pra mim, o carro inglês tem potencial, apesar dos problemas com a Renault. E Grosjean vem evoluindo bastante como piloto.

Na zona intermediária, as maiores decepções, como não poderiam deixar de ser, foram Kimi Raikkönen, 11º, e as McLarens de Jenson Button, 12º, e Kevin Magnussen, 15º. O finlandês voltou a ter dificuldades com seu bólido e na pista molhada andou muito abaixo do esperado, como aconteceu em Melbourne. Da mesma forma, acho que os carros da McLaren também bem abaixo do que têm apresentado. Os três vão ter de lutar bastante para ir ao pódio. Junto deles ficaram a Sauber de Adrian Sutil, cada vez mais estagnada somente a frente das nanicas, e a Force India de Sergio Perez, que depois de um pódio em Sakhir, ficou bem longe do Q3 em Xangai. 8 ou 80 o mexicano.

Lá atrás, Gutierrez e Maldonado, o venezuelano sem sequer ir à pista, fizeram companhia às nanicas.

Grid de Largada


Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: