E o finlandês Jari-Matti Latvala confirmou a escrita nórdica no rali da Suécia, vencendo a etapa deste ano. Segundo me informou o amigo Rodrigo Mattar, do blog A Mil Por Hora, desde 1988 apenas um piloto não nórdico não triunfou na neve sueca, exatamente Sebastien Loeb, em 2004. Coisa que sequer esteve perto de se repetir em 2012.
Latvala, que assumiu a liderança no final da sexta-feira, segundo dia de competições, dominou amplamente o rali. No sábado, finalizou o dia com uma vantagem de 23s para o segundo colocado, Mikko Hirvonen. E vinha aumentando a distancia nesse domingo, até levar um susto, com um pneu furado na SS22. No entanto, no estágio seguinte ele voltou a andar forte e praticamente garantiu a vitória, quando faltava apenas o Power Stage para ser disputado. O finlandês mostrou bastante competência e consistência para vencer.
A segunda posição ficou com Mikko Hirvonen. O ex-companheiro de Latvala, agora piloto da Citroen, esperava repetir a vitória do ano passado. No entanto, ele sofreu com diversos problemas de pneus e mal conseguiu se aproximar do rival. Mesmo se aproximando dele no fim, Hirvonen não conseguiu evoluir ficando com o segundo lugar.
Fechando o pódio totalmente nórdico veio o norueguês Mads Ostberg. Se no ano passado ele surpreendeu muita gente liderando o evento e terminando na segunda posição, esse ano ele foi um pouco mais discreto. Mas não deixou de ir bem, superando Petter Solberg na luta pelo último lugar no pódio. Um ótimo resultado para Ostberg, muito bom piloto.
Jari-Matti Latvala superou um furo de pneu para vencer o rali da Suécia neste domingo |
Já Petter teve um domingo ruim. Assim como seu companheiro Latvala, ele teve um furo de pneu (no mesmo ponto inclusive) e acabou perdendo a posição para Ostberg. Faltou sorte ao campeão de 2003.
A quinta posição ficou com o russo Evgeny Novikov, que também fez um bom papel durante essa etapa. Já Sebastien Loeb, após uma sexta e um sábado problemáticos, fechou o rali da Suécia em sexto. Como consolo ele pelo menos venceu o Power Stage, garantindo assim mais três pontos de bonificação e a liderança do campeonato.
A próxima etapa do WRC acontece no México, entre os dias 8 e 11 de Março.
Resultado final do Rali da Suécia
1º. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford), 24 estágios em 3h18min28s3
2º. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen), a 16s6
3º. Mads Ostberg (NOR/Adapta Ford), a 38s8
4º. Petter Solberg (NOR/Ford), a 1min14s3
5º. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford), a 2min41s4
6º. Sébastien Loeb (FRA/Citroen), a 2min55s1
7º. Henning Solberg (NOR/Go Fast Ford), a 3min49s5
8º. Patrik Sandell (SUE/Mini), a 5min08s9
9º. Martin Prokop (TCH/República Tcheca Ford), a 5min30s
10º. Eyvind Brynildsen (NOR/Adapta Ford), a 6min27s2
Foto: NextGen-Auto.com
0 comentários:
Postar um comentário