O MP4/27


Hoje, em sua fábrica em Woking, a McLaren foi a segunda equipe, primeira entre as grandes, a apresentar o carro que utilizará em 2012, o MP4/27. Todo o evento, que contou com dirigentes e com os pilotos da escuderia, foi transmitido pelo site oficial do time e pelo Facebook também. Já há algum tempo que as equipes abandonaram as festas pomposas para tal propósito.

Voltando ao MP4/27, pelas declarações do pessoal da McLaren, esperava-se novamente um projeto ousado do time prateado, como aconteceu no ano passado, quando foi apresentado um carro com curvas nem tão convencionais. No entanto, o que foi visto nesta quarta-feira e que pode ter decepcionado algumas pessoas, é um carro que, aparentemente, segue um padrão mais conservador.
McLaren não apresentou novidades tão significativas em seu MP4/27, como era esperado
Entre as novidades mais perceptíveis em uma primeira olhada estão as entradas de ar, que voltaram a ter um formato mais usual, o bico mais baixo, como pediu a FIA e sem seguir a tal "tendencia do degrau" apresentada pela Caterham, uma traseira mais estreita em relação ao seu antecessor,  o MP4/26, e um escapamento aparentemente mais baixo. Ou seja, nada de muito agressivo.

Talvez, o conservadorismo do carro apresentado pela McLaren hoje represente, pelo menos por parte do time inglês, uma tentativa de se alcançar a Red Bull. Como os taurinos têm dominado a categoria nos últimos tempos, parece ser mais fácil tentar evoluir um projeto que vinha tendo 'relativo sucesso', como o MP4/26, do que fazer uma aposta arriscada, nos mesmos moldes do último ano e ter de consertar o projeto já com a temporada em andamento.
Novo bólido gerou muito otimismo por parte de toda equipe, incluindo seus pilotos
Há de se levar em consideração também a restrição da FIA em relação ao difusor soprado e as soluções em que os engenheiros de cada equipe estão pensando para neutralizar essa 'perda'. Pode ser que o grande pulo, a revolução da McLaren esteja debaixo da carenagem, ou que o time de Woking leve peças diferentes das mostradas hoje para o primeiro teste em Jerez. Afinal, os ingleses foram os primeiros a se apresentarem e não iriam querer dar informações e ideias assim, de bandeja, para os rivais. Não é raro ver os times levarem um carro diferente do apresentado para a abertura do campeonato.

Só teremos uma ideia real do que a McLaren poderá fazer a partir do dia 7, quando se iniciam os testes coletivos. Pelo que foi dito hoje, o otimismo, tanto dos pilotos quanto dos chefes da equipe, é bem grande com o novo carro. É bom ficar de olho também no que as outras equipes de ponta apresentarão, para se ter uma ideia das tendencias que realmente se estenderão por todo o grid.

Fotos: Divulgação/McLaren
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: