Passos a frente


Atualmente, o Brasil vive um período de entressafra no cenário do automobilismo mundial. Com apenas dois representantes na  F1, existe, claro, a expectativa pelo surgimento de novos nomes que possam manter a tradição do país na principal categoria do automobilismo mundial. E dois pilotos que podem ser considerados grandes promessas do automobilismo brasileiro, deram passos importantes para um dia chegarem à F1: Felipe Nasr e Lucas Foresti assinaram com a equipe DAMS. O primeiro correrá na GP2 e o segundo na World Series By Renault, nesta temporada.

Aos 19 anos, Nasr é o atual campeão da F3 Inglesa, título que conquistou com seis corridas (ou duas etapas) de antecedência. Vindo de uma família bastante envolvida com o esporte a motor (seu pai Samir e seu tio Amir são engenheiros e administram uma equipe na Stock Car) Felipe já chama a atenção de muita gente há algum tempo. Em 2009, por exemplo, ele foi campeão da F-BMW, em sua temporada de estréia. Indo para a F3 Inglesa no ano seguinte, ele correu pela equipe de Kimi Raikkönen, ficando em 5º no geral. Com um ano de experiência, em 2011 ele dominou a categoria. Agora, o desafio será a GP2.
Felipe Nasr tem um excelente histórico em outras categorias e já chama a atenção na Europa
Já Lucas Foresti, também de 19 anos, é outro que terá um bom desafio. Depois de duas temporadas na F3 Inglesa, terminando 2011 na sétima posição, Lucas, que tem passagem pela GP3 também, vai para a World Series tentar a sorte. Foresti também apresenta bons resultados nas categorias de base e é outro piloto que parece ter um futuro promissor. Pode se dar muito bem nessa nova empreitada.

Tanto Felipe quanto Lucas terão bons desafios em 2012. No caso de Nasr, a chegada à GP2 representa um passo muito grande para, quem sabe, ele estar na F1 daqui algum tempo. O caminho que ele tem feito leva a crer que essa chegada na principal categoria do automobilismo é questão de tempo. Ele tem talento e, conseguindo bons resultados, mais apoios poderão surgir. 

Apesar de estrear no time que é o atual campeão da GP2, não vejo pressão para que ele conquiste resultados extraordinários em curto prazo. E ele sabe disso. Claro que, se ele tiver a oportunidade de vencer, tem de aproveitá-la. Contudo, não é necessária pressa para sair ganhando. Cada passo tem de ser dado com cuidado.
Lucas Foresti tem boa experiência internacional e estreará junto com a DAMS na World Series
Quanto a Foresti, ele também segue um trilho rumo à F1. A World Series também é uma boa porta para se chegar ao topo, se bem aproveitada. Lucas pode ter alguma dificuldade de adaptação no início, pelo fato da DAMS estar estreando na categoria. Porém, creio que não será por muito tempo. O que não pode acontecer é tentar dar um passo maior do que se pode. Será necessária muita paciência e persistência para que os objetivos sejam atingidos. 

Que os dois tenham sorte em seus caminhos...

Fotos: Tazio.com.br
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: