Latvala termina sexta na frente na Suécia


Depois da especial de abertura na quinta-feira, vencida pelo espanhol Dani Sordo, o rali da Suécia foi bem movimentado nesta sexta-feira. E como de costume, viu uma briga nórdica pela supremacia nas trilhas de neve e gelo, características da etapa. No fim, vantagem para o piloto da Ford, Jari-Matti Latvala perante seu ex-companheiro, compatriota e atual vencedor do rali da Suécia, Mikko Hirvonen, após dez especiais percorridas.

A disputa pela liderança começou de forma intensa, com Mads Ostberg, que foi muito bem na edição 2011 desse evento, liderando. Com tudo, a partir da SS3 Latvala e Hirvonen começaram sua guerrinha particular. Apesar de juntos terem vencido apenas quatro das nove especiais disputadas (3x1 para Hirvonen) os dois conseguiram manter um ritmo mais constante do que os demais além de contar com incidentes com os principais rivais para se distanciarem.

E com esse equilíbrio entre os dois, o líder ao fim do dia seria decidido nos detalhes. E foi o que exatamente aconteceu.

Já no fim da sexta, Latvala conseguiu abrir uma boa vantagem de mais de 15s para Hirvonen, ajudado por problemas do piloto da Citroen com seus pneus. Na SS9, o atual vice campeão do WRC já não tinha compostos suficientemente aderentes para seguir andando rápido, o que acabou lhe afastando de Latvala, que também sofreu, em menores proporções, com o mesmo problema. Assim, o piloto da Ford conquistou a liderança do rali da Suécia.
Jari-Matti Latvala travou uma boa disputa com Mikko Hirvonen pela liderança do rali da Suécia
No fim das contas, isso serviu para equilibrar ainda mais a disputa, uma vez que os finlandeses ainda ganharam a companhia de Petter Solberg, vencedor das últimas duas especiais do dia. Com 18s de desvantagem para Latvala e a menos de dois segundos de Hirvonen, o campeão de 2003, hoje piloto da Ford, está no páreo e vai incomodar muito amanhã.

Em quarto lugar, um pouco mais afastado está outro norueguês, Mads Ostberg. Com 32s atrás do líder, ele também não pode ser descartado da briga, ainda mais sabendo-se que ele anda muito bem nesse tipo de condições.

Vocês devem estar se perguntando também, "cadê o Loeb?". Pois é. O octacampeão é apenas o sétimo, com remotíssimas chances de vitória. Hoje, durante a SS7, Loeb encontrou um banco de neve, não conseguiu desviar e bateu, perdendo muito tempo. Com isso, caiu lá pra trás. É, realmente o francês não tem muita sorte em solo sueco. Só ganhou uma vez por lá, em 2004.

Entre os pilotos brasileiros, pouco a se comemorar. Competindo agora pela Subaru, Daniel Oliveira foi apenas o 41º, enquanto Paulo Nobre, hoje piloto oficial da Mini, enfrentou diversos problemas, terminando o dia em 45º de um total de 47 pilotos.

Neste sábado, serão disputadas mais oito especiais.

Resultado do segundo dia do Rali da Suécia

1º. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford), 1h23min50s8 
2º. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen), a 16s8 
3º. Petter Solberg (NOR/Ford), a 18s6 
4º. Mads Ostberg (NOR/Adapta Ford), a 32s3 
5º. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford), a 1min12s1 
6º. Henning Solberg (NOR/Go Fast Ford), a 1min48s5 
7º. Sébastien Loeb (FRA/Citroen), a 2min08s9 
8º. Patrik Sandell (SUE/Mini), a 2min18s8 
9º. Martin Prokop (TCH/República Tcheca Ford), a 2min26s9 
10º. Eyvind Brynildsen (NOR/Adapta Ford), a 2min59s8

Foto: RallySweden.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: