E20, C31, RB8 e STR7


E mais quatro carros foram apresentados entre domingo e segunda-feira. Lotus, Sauber e as irmãs Red Bull e Toro Rosso mostraram ao mundo os bólidos que utilizarão nesta temporada e que já estarão na pista a partir de amanhã, nos primeiros testes coletivos da categoria.

A primeira dessas quatro equipes a lançar seu carro foi a Lotus, fazendo-o ontem. O E20, nome em homenagem ao 20º chassi fabricado na fábrica de Enstone, é bem bonito, com a pintura tradicional da mítica Lótus em preto e dourado, além de alguns detalhes em vermelho, cor da patrocinadora, a petrolífera Total. Quanto a parte de inovações, o time optou por soluções práticas.

A mais notada, como não poderia deixar de ser, é o degrau (menos acentuado) no bico, tendencia que vem tomando a F1. Além disso, a equipe voltou a utilizar um escapamento tradicional, ao contrário do ano passado, quando tentou inovar arrumando uma solução frontal para a peça. De resto, o carro segue o padrão do R31, bólido de 2011. Opção conservadora, mostrando que a escuderia quer se desenvolver a partir do que já tem.
Nova Lotus E20 aposta em evolução do bólido de 2011 para se consolidar no meio do grid
A expectativa é se consolidar no pelotão intermediário, podendo brigar até com a Mercedes, como no início de 2011. Porém, a Lotus não terminou bem o ano, perdendo espaço para a Force India. A equipe preta e dourada terá de se levantar em 2012.

Hoje, foi dia dos outros três times mostrarem seus carros. O primeiro foi a Sauber, que deixou toda a pintura branca de lado, acrescentando um preto nas partes dianteira e traseira. O carro, para mim, ficou com um aspecto bem esquisito. Mas isso acaba ficando em segundo plano. O principal está nas mudanças do carro.

Apesar do bico com degrau, o carro segue um padrão de seu antecessor, o C30, bólido que teve um bom desempenho na primeira metade de 2011. Segue com linhas bem definidas. Assim como a Lotus, a ideia é evoluir o que deu certo no ano passado, para seguir pontuando constantemente.
Com o C31, a Sauber tentará ser mais constante durante esse ano do que foi em 2011
Talvez a maior novidade do C31 seja no escapamento. Com as alterações nas regras para essa peça, o time suíço tem convicção de que irá ter um ganho em relação à outras equipes, podendo assim competir de forma mais intensa com os rivais e lutar pelo sexto posto no mundial de construtores.

Já os atuais campeões da Red Bull não poderiam deixar de apresentar novidades. Além do bico com degrau, Adrian Newey resolveu arriscar, colocando um pequeno duto bem na saliência da peça. Para o que serve? Ainda não sabemos. Pode ser que seja uma passagem de ar para resfriar a bateria do KERS, como alguns disseram. Pode ser uma nova solução de redirecionamento do fluxo de ar. Pode ser qualquer coisa.

E é algo que poderá dar vantagem aos taurinos mais uma vez, por conta da genialidade do projetista, que trabalha no limite das regras. Certamente, os rivais da RBR já estão com a pulga atrás da orelha com essa novidade.
Duto na parte frontal do RB8 poderá ser o diferencial da equipe nesta temporada
Quanto ao restante do carro, nada que chamasse muita atenção, afinal, depois de dominar facilmente a temporada passada, pouco havia a se evoluir do RB7 para o RB8. O time sai como favorito ao título.

Pra finalizar, a Toro Rosso mostrou seu STR7, também com o degrau no bico. E parece ser nada mais do que uma evolução de seu projeto anterior, que terminou 2011 ameaçando a Sauber, com um desempenho mais satisfatório do que o mostrado durante o primeiro semestre.

Fica a dúvida com relação a dupla de pilotos do time de Faenza. Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne são promissores, mas será que eles conseguirão tocar o desenvolvimento do STR7? 
Jovem dupla da Toro Rosso terá de desenvolver o STR7 ao longo da temporada
Começaremos a conferir as respostas a partir de amanhã.

Fotos: Divulgação
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1 comentários:

Raphael disse...

Salve Diego,

Parece-me que só a Red Bull manteve exatamente os mesmos patrocinadores de 2011 - a não ser por um detalhe mínimo da marca GFOX no colar cervical.

Discordo parcialmente quanto à esquisitice da Sauber, acho até que está mais bonito assim.

Agora é só esperar que alguém os desenhe para o F1 Challenge, para eu poder fazê-los!

Forte abraço, visita-me quando puderes, vem apreciar as melhorias que andei fazendo no visual dos carrinhos.