Em Monte Carlo, alguém aí se arrisca a adivinhar o que aconteceu? Quem apostou na vitória de Sebastien Loeb (quem não apostaria), se deu bem. Na frente durante todo o evento, Sebastien Loeb apenas confirmou o que já se esperava: sua sétima vitória no principado. Com a grande vantagem que construiu logo no primeiro dia, e que administrou com maestria nos dias seguintes, o francês não teve problemas para garantir a vitória no primeiro dos quatro ralis que disputará no ano, em seu tour de despedida.
Nem as condições climáticas traiçoeiras atrapalharam Loeb em mais uma apresentação de gala. Porém, elas atrapalharam muita gente.
Com cinco especiais programadas para o dia, na tradicional Col de Turini, os pilotos andaram em apenas três. Tanto a SS17 quanto a SS18, que encerrariam o rali, foram canceladas devido ao mau tempo. Duas especiais a menos para quem tentasse conquistar um resultado melhor. Contudo, o destaque não ficou por conta do cancelamento desses dois estágios e sim pelo que aconteceu naqueles que foram disputados. Mais especificamente no primeiro deles.
Apenas administrando a grande vantagem que construiu ao longo do rali, Loeb não teve dificuldades para vencer |
A SS14 foi a especial que mudou os rumos do rali de Monte Carlo. Vítima da neve, primeiramente, e depois da chuva, as trilhas de Moulinet - La Bollene Vesubie ficaram muito traiçoeiras. E vários pilotos acabaram por cair nessas armadilhas. Só nessa especial, Evgeny Novikov, Jari-Matti Latvala e Juho Hanninen se acidentaram, tendo de abandonar o evento, o que causou uma revolução na classificação.
Loeb permaneceu na ponta, seguido de Sebastien Ogier, que por todo o rali se manteve na segunda posição. Quem mais se beneficiaram com os acidentes foram os outros dois pilotos da Citroen, Dani Sordo, que subiu de quarto para terceiro, e Mikko Hirvonen, que pulou de sexto para quarto. Apesar de ambos terem um desempenho abaixo do esperado, conquistaram bons pontos, especialmente Hirvonen, que somou ao lado de Loeb pontos para a marca no campeonato de construtores.
Quanto aos acidentados, pior para a M-Sport. Novikov fazia uma grande rali e era terceiro quando sofreu o acidente. Deixou de garantir um grande resultado para a equipe. Hanninen também fazia um bom evento, estando na sétima posição quando abandonou. Dessa forma, juntando também a prematura saída do evento de Thierry Neuville, ainda no primeiro dia, três dos quatro carros da equipe não completaram a etapa. Apenas Mads Ostberg, em sexto, finalizou o rali, após ter tido problemas elétricos no primeiro dia e de dificuldades com a suspensão neste sábado.
No pódio, a dupla Sebastien Loeb e Daniel Elena comemora sua sétima vitória no Rali de Monte Carlo |
Já a Volkswagen, que comemorou bastante o expressivo resultado de Ogier, também lamentou o abandono de Jari-Matti Latvala. Aliás, o finlandês vai precisar ter a cabeça no lugar após se acidentar logo em sua estreia pelo time alemão...
A próxima etapa do WRC acontece entre 7 e 10 de fevereiro, nas trilhas suecas. Será mais um desafio para os pilotos, uma vez que esse evento também é disputado sob condições com neve e gelo. Vamos ver o que acontecerá. E Loeb estará entre os pilotos novamente...
Resultado final do Rali de Monte Carlo
1. Sebastien Loeb (FRA/Citroen) 5h18min57.2s
2. Sebastien Ogier (FRA/VW) a 1min39.9s
3. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 3min49.0s
4. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 5min26.3s
5. Bryan Bouffier (FRA/PH Citroen) a 8min13.1s
6. Mads Ostberg (NOR/Qatar M-Sport Ford) a 12min03.7s
7. Martin Prokop (TCH/Czech Ford) a 23min27.3s
8. Sepp Wiegand (ALE/Skoda Deutschland) a 29min34.5s
9. Olivier Burri (SUI/Offshore Peugeot) a 35min38.4s
10. Michal Kosciuszko (POL/Italia Mini) a 36min28.0s
Fotos: NextGen-Auto.com
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