O E21. Ou seria o E20?

Enfim as equipes da F1 começaram a apresentar seus carros para a temporada 2013. E coube a Lotus ser a primeira a aparecer para o mundo com seu novo bólido, o E21. Ou seria esse o E20, carro utilizado na temporada 2012 e que deu ao time uma vitória, com Kimi Raikkönen, terceiro no campeonato, e o quarto lugar no mundial de pilotos? Isso foi o que todos se perguntaram ontem, devido a semelhança entre os modelos.

Bem, o E21 parece ser nada mais do que uma evolução do bom E20. Algo seguindo o velho e conhecido ditado "não se muda em time que está vencendo". Claro, a Lotus não esteve vencendo durante toda a temporada 2012. Porém, obteve resultados bastante expressivos, melhores inclusive do que se imaginava lá dentro no início do ano, acredito. E isso é uma vitória para a escuderia. Assim sendo, por que não seguir a fórmula, tentando melhorar algumas partes para alçar voos mais altos? Algo totalmente plausível.
Novo bólido da Lotus foi apresentado pela internet nesta segunda-feira. Equipe foi a primeira a se apresentar
Mas não podemos deixar de considerar a possibilidade do time estar escondendo o jogo. Sendo a primeira a se apresentar e ainda com alguns dias até o início dos testes coletivos, a Lotus pode ter achado por bem esconder suas principais novidades até o carro ir para a pista em Jerez de la Frontera, a partir do dia 5. Não dar subsídios aos rivais faz parte do jogo. Aliás, os testes servirão para isso. Experimentar muitas soluções. Pode ser que os carros que veremos nas apresentações cheguem a Melbourne bem diferentes.

Sobre a parte aerodinâmica, como disse, não houve muitas mudanças. O bico alto e largo continua lá assim como o famigerado degrau. Os defletores laterais mudaram um pouco assim como o escapamento. Especula-se também que o time possa adotar um sistema DRS passivo. Mas vamos esperar os testes. Outra coisa sobre o design do carro: a cor vermelha aparece com maior incidência.

Com relação ao discurso, todos na Lotus parecem bem otimistas. Eric Boullier, chefe da equipe, disse que é possível  sonhar com coisas grandes e que a Lotus quer ser um time de ponta. Estão famintos por bons resultados. James Allison, responsável pelo projeto, foi mais comedido e quer esperar os testes para avaliar o potencial do carro e o que precisa ser feito para melhorar. Entre os pilotos, Kimi Raikkönen quer trabalhar bastante para seguir disputando vitórias em 2013. Já Romain Grosjean quer deixar o acidentado 2012 de lado e se mostrar um piloto mais regular nesse ano.
Novo modelo da Lotus, o E21 não possui muitas diferenças com relação ao seu antecessor, o E20
Além disso, outra novidade foi apresentada. O italiano Davide Valsecchi, atual campeão da GP2 é o novo terceiro piloto do time, 'roubando' assim o lugar do belga Jerome D'Ambrosio, que ficará encarregado dos trabalhos com o modelo de 2014.

A Lotus é uma equipe em que devemos ficar de olho em 2013. Se mantiver a boa forma de 2012, é possível que o time belisque vitórias. E sim, vitórias no plural e não no singular, como foi na temporada passada. Raikkönen é um grande piloto e vai liderar a equipe ao passo que Grosjean ainda busca uma evolução, mas é notoriamente rápido. Se for mais consistente, o franco-suíço pode ajudar muito o time a conquistar importantes pontos. Tenho uma grande expectativa sobre o time de Enstone. Vamos ver se eles correspondem.

Fotos: NextGen-Auto.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: