Os quatro primeiros dias do Rali Dakar

Era para esse post ter saído ontem. Mas por motivos de falta de computadores aqui em casa para dividir com minha irmã e com meu irmão, acabei postergando-o para hoje. Esse é o pequeno resumo do qual falei sobre as primeiras etapas do Rali Dakar. Era para falar das três primeiras especiais do evento, mas como hoje houve a quarta, a incluo também. Vamos lá.

Motos


Começando em duas rodas, a categoria motos tem sido bastante disputada. A liderança no geral, após as quatro primeiras especiais é do piloto Olivier Pain, da Yamaha. E o detalhe interessante é que o líder sequer venceu um estágio do rali. A regularidade tem sido a arma do francês, que foi o 28º no primeiro dia, 11º no segundo dia, 8º no terceiro dia e 2º hoje, somando assim 10h10min38s de prova, pouco mais de dois minutos a frente do segundo colocado, David Casteau, também da Yamaha.

Aliás, os franceses dominam a categoria, uma vez que o tetra e atual campeão do Dakar, Cyril Despres vem pela terceira posição, após ter liderado a tabela ao fim do terceiro dia. Hoje, no entanto, o piloto da KTM foi mal e acabou se perdendo no percurso, terminando o dia em 15º e caindo para terceiro no geral. Assim como Pain, tanto Casteau quanto Despres não venceram especiais.
As vitórias nas quatro especiais do Dakar 2013 ficaram restritas a dois pilotos. O espanhol Joan Barreda Bort, pilotando uma Husqvarna, teve dois triunfos, na segunda especial, disputada em Pisco, e hoje, no trecho entre Nazca e Arequipa. Bort foi o 44º no primeiro dia e 10º no terceiro. Já o chileno Francisco Lopes Contardo, da KTM, venceu a primeira e a terceira especiais do rali - a primeira entre Lima e Pisco e a terceira entre Pisco e Nazca. Contudo, a 28ª posição no segundo estágio e o 19º lugar de hoje fazem dele apenas o oitavo no geral.

Por outro lado, o equilíbrio é a tônica da disputa. Menos de 15 minutos separam o líder do 10º colocado na tabela geral.

Único brasileiro na categoria, Jean de Azevedo vai evoluindo gradualmente na competição. Pilotando uma KTM, Jean foi o 41º na estreia do rali, 36º no segundo dia e 31º primeiro no terceiro, obtendo as posições gerais de 41º, 37º e 35º nos respectivos dias. Hoje, ele foi apenas o 40º colocado, porém, conseguiu subir para a 32º posição geral, a 59min03s do líder.

Quadriciclos


Passando de duas para quatro rodas, agora é a vez de falar sobre os quadriciclos, categoria que não conta com a presença de pilotos brasileiros e que é dominada pela Argentina nos últimos anos. Campeão do Dakar em 2010 e atual vice (foi também vice em 2009), o argentino Marcos Patronelli vem dando as cartas na competição. Vencedor da segunda e da terceira especiais do evento (disputadas em Pisco e entre Pisco e Nazca), Patronelli, que compete com um Yamaha, venceu novamente hoje e vai ampliando sua vantagem na liderança do rali. No total acumulado, o piloto já soma 11h21min26s de rali.
Contudo, a vida do argentino do quadriciclo número 250 não tem sido fácil. Isso porque o árabe Sebastian Husseini vem na sua cola. Segundo colocado em todas as especiais do Dakar 2013, o competidor que utiliza um Honda está a menos de 15 minutos do rival, não deixando que ele se distancie tanto. Hoje, ambos travaram uma boa disputa pela vitória da especial.

Bem longe da disputa pela liderança, na terceira posição, vem o polonês Rafal Sonik, já com uma hora de atraso perante Patronelli. O chileno Ignacio Casale vem em quarto, seguido de outro polonês, Lucasz Laskawiec. Único vencedor de especial além de Marcos Patronelli, o peruano Ignacio Flores Seminario, vencedor da etapa inaugural, é o sexto.

Carros


Seguimos nas quatro rodas, mas agora com os carros. E a disputa nesta categoria também é intensa. Após os quatro primeiros dias de competição, a liderança no geral está nas mãos da dupla francesa Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret, com 9h04min29s de prova acumulada. Atual campeã do Dakar, a dupla venceu apenas uma especial do rali, a segunda disputada em Pisco, mas segue apostando na regularidade para seguir entre os líderes. Até aqui, Peterhansel/Cottret não ficaram abaixo de um sexto lugar nas especiais disputadas.

Porém, a dupla é seguida de perto pelo campeão de 2011, o catariano Nasser Al-Attiyah e de seu navegador, o espanhol Lucas Cruz, que pilotam o Buggy. Assim como os franceses, a dupla hispano-catariana não terminou nenhuma das especiais abaixo da sexta posição, e já contam com duas vitórias, nos trechos entre Pisco e Nazca e no de hoje, entre Nazca e Arequipa, batendo a surpreendente dupla francesa Guerlain Chicherit/Jean-Pierre Garcin, que estão a bordo de um SMG . Dessa forma, apenas 5min16s separam os dois líderes.
Em terceiro lugar, aparece o sempre constante sul-africano Giniel de Villiers e seu navegador alemão Dirk Von Zitzewitz, a pouco mais de meia hora do líder, pilotando um Toyota. Próximos a ele, vêm os russos Leonid Novistkiy e Konstantin Zhiltsov, com um Mini. Fecha o top 5 geral a dupla franco-hispânica Joan Roma/Michel Périn, também a bordo de um Mini.

Outros grandes nomes da competição tiveram destaque hoje. Vencedora da primeira especial do evento, a dupla hispano-germânica Carlos Sainz/Timo Gottschalk, que pilotam um Buggy, aparece apenas na 24ª posição geral, após terem sido penalizados em 21 minutos por não cumprirem o roteiro do rali no domingo. A dupla entrou com um recurso alegando problemas com o GPS, logo após a sanção. O pedido foi acatado pela organização na segunda-feira. No entanto, depois de uma analise do GPS, a punição foi imposta novamente. Além disso, a dupla sofreu com problemas mecânicos nesta terça, o que contribuiu para a queda.

Já os norte-americanos Robby Gordon e Kellon Walch acabaram por se acidentar durante o percurso. Tentando recuperar o terreno perdido, a dupla impôs um ritmo alucinante logo nos primeiros quilômetros do trecho. Contudo, ao forçarem demais, piloto e navegador foram vitimados pelas traiçoeiras dunas e acabaram capotando sua Hummer.

Por outro lado, o dia foi proveitoso para os brasileiros que disputam a categoria. Subindo na classificação, a dupla Guilherme Spinelli/Youseff Haddad alcançaram o 13º posto geral hoje, depois de levarem seu Mitsubishi ao 12º lugar na especial. Outra dupla brasileira, formada por Marcos Baumgart e Kleber Cincea também foi muito bem, ficando na 25ª posição no dia, pulando para o 37º lugar no geral. Até o fim deste post, os resultadis dos outros brasileiros não haviam sido confirmados.


Caminhões


Nos pesos pesados, o quarto dia do Rali Dakar marcou a mudança na liderança geral da competição. A trinca da Tatra formada pelos tchecos Ales Loparis e Radim Pustjovský e pelo belga Serge Bruynkens terminou a especial de hoje na sexta posição e contou com problemas da trinca então líder, composta pelos holandeses Gerard de Rooy e Darek Rodewald e pelo belga Tom Colsoul, da Iveco, sétima hoje, para alcançarem o topo da tabela.
A vitória de hoje ficou nas mãos do trio russo da Kamaz, composto por Ayrat Mardeev, Aydar Belyaev e Anton Mirniy, quartos no geral.

Com os resultados de hoje, o trio da Tatra tem apenas 56s de vantagem para a trinca da Iveco. Na terceira posição, surge outro trio russo da Kamaz, formado por Eduard Nokolaev, Sergey Savostin e Vladimir Rybakov. 

Fotos: Dakar.com
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