Após uma semana cheia, um fim de semana cheio de problemas físicos e uma segunda-feira corrida, vamos com um resuminho rápido do que aconteceu nos últimos dias. Bora lá!
MotoGP
Na MotoGP, a principal novidade ficou pela apresentação do modelo 2013 da Repsol Honda, na quinta-feira. O evento em Madri, na sede da petrolífera espanhola, principal parceira da equipe, e contou com as presenças de seus dois pilotos, Dani Pedrosa, atual vice campeão da categoria, e Marc Marquez, campeão da Moto 2 e grande aposta do time.
Entre as novidades, a RC213V apostará em poucas mudanças em relação a moto de 2012. A principal delas será trabalhar para se ter um consumo melhor de combustível ao mesmo tempo em que o motor fornecerá mais potência, visando uma performance mais estável do que em 2012, segundo Shuhei Nakamoto, vice-presidente da fábrica. Algo como melhorar o que já era bom.
A RC213V vai apostar no aumento da potência com um consumo melhor de combustível para tentar voltar ao topo |
Como de praxe, todos mostraram muito otimismo com as chances de título nesta temporada tomando por base o desempenho da temporada anterior. Principal nome do time, Dani Pedrosa quer repetir as boas corridas de 2012 para chegar ao título inédito. Já o estreante Marc Marquez foi mais contido, dizendo que espera ganhar experiência na categoria rainha, apesar dos elogios que recebeu de todos.
Já a Yamaha reuniu em Jacarta na sexta-feira, também em evento de um patrocinador, a Monster, seus dois pilotos, o atual campeão da MotoGP Jorge Lorenzo e o multi campeão Valentino Rossi, que retorna ao time japonês após duas temporadas frustradas na Ducati.
A M1 deste ano ainda não foi apresentada e não há uma previsão para que isso ocorra. Porém, os dois pilotos da marca afirmam que estão bastante otimistas com o trabalho que vêm desenvolvendo e que a equipe estará forte e em boa posição para brigar pelo título. No discurso, o espanhol Lorenzo parece ais confiante, após conquistar o título, dizendo que são boas as possibilidades de levantar outra taça.
Em evento de uma patrocinadora, pilotos da Yamaha falaram sobre suas expectativas para a temporada 2013 |
Rossi, por outro lado, preferiu ser mais cauteloso, colocando como meta finalizar o ano entre os três melhores. Apesar disso, ele se disse nesta segunda-feira que se sentirá muito cahateado se não voltar a vencer em 2013.
Ainda em um assunto relacionado à MotoGP, Casey Stoner, agora aposentado do mundial de motovelocidade, voltou a criticar a categoria. Confirmado como um dos nomes que disputará o V8 Supercars na Austrália, o bicampeão da MotoGP disse que realmente perdeu o amor pelo esporte e que um retorno é improvável.
Além disso, o australiano criticou os pilotos da categoria, que em seu ponto de vista acabaram virando marionetes. Stoner chegou a citar a morte de Marco Simoncelli, em 2011, como exemplo, afirmando que um mês após a tragédia parecia que nada havia ocorrido, que ninguém se importava.
F1
Na F1, algumas coisas chamaram a atenção. Na quarta, a Pirelli mostrou ao mundo os pneus que os carros da categoria irão usar. Segundo a marca italiana, os pneus terão diferença entre as borrachas e que a diferença entre cada composto será de pelo menos meio segundo. Além disso, a degradação deverá aumentar, o que fará com que as equipes tenham de trabalhar mais as estratégias de prova. No visual, a novidade é a troca de cores para se identificar o pneu duro. Sai o cinza entra o laranja, o que vai facilitar a identificação.
Novos pneus da Pirelli deverão ampliar o leque de estratégias das equipes durante as corridas |
Entre as provas do ano, Bernie Ecclestone revelou que França e Portugal demonstraram interesse em sediar a prova que ainda não foi definida no atual calendário. O baixinho não confirmou nada além disso. O que se especula é que o campeonato tenha só 19 etapas. ou 18...
... isso porque as negociações com os responsáveis pelo autódromo de Nurburgring, que deveria receber o GP alemão deste ano, não andaram e foram encerradas por Ecclestone, segundo a revista 'Der Spiegel'. Com isso, o GP da Alemanha entra em xeque ao menos que Hockenheim aceite pagar o que foi pedido pelo chefão da FOM para que a etapa aconteça.
A Lotus apresentou seu carro hoje. mas falo disso em outro post, amanhã.
24h de Daytona
Acompanhei alguns pedaços das 24h de Daytona e a cobertura feita pelos amigos Rodrigo Mattar e Thiago Raposo via twitter, muito boas por sinal. Portanto não há como opinar sobre a prova em sua totalidade. No entanto, com relação ao resultado final, cabe destacar a boa prova da Ganassi, que dominou amplamente a prova e mereceu a vitória, com seu quinteto Scott Dixon, Charlie Kumball, Scott Pruett, Memo Rojas e Juan Pablo Montoya.
Com Juan Pablo Montoya como um dos pilotos, Chip Ganassi venceu as 24 de Daytona no último fim de semana |
Ressalto também a grande participação do brasileiro Oswaldo Negri, que mesmo sem 100% fisicamente devido a uma fratura na fíbula em dezembro, auxiliou sua equipe, a Michael Shank, a alcançar o terceiro lugar.
Entre os outros brasileiros, o Corvette da Action Express, guiado por Christian Fittipaldi, Felipe Nasr e Nelsinho Piquet, além do português João Barbosa, ficou em oitavo. Já os carros da Dener Motorsport, não completaram a corrida, com o Porsche 911 GT3 de Clemente Lunardi, Nonô Figueiredo, Constantino Junior, Marcel Visconde e Ricardo Maurício deixando a competição após 386 voltas e o Porsche guiado por Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Giaffone, Nonô e Maurício abandonando no giro 352.
0 comentários:
Postar um comentário