Um dia e oito especiais. Foi apenas disso que a dupla da Citroen, Sebastien Loeb e Mikko Hirvonen, precisou para abrir uma confortabilíssima vantagem na liderança do Rali da Nova Zelândia, sétima etapa do WRC. E com os resultados dessa sexta, fruto do bom ritmo dos dois pilotos e da 'ajuda' dada por seus principais rivais, Petter Solberg e Jari-Matti Latvala, ambos da Ford, será muito difícil que a vitória escape de um deles.
Ao todo, nas oito primeiras especiais do evento, foram sete vitórias para a dupla Loeb/Hirvonen, com cinco triunfos do francês e dois do finlandês. A única vitória que não foi de um piloto da marca francesa
aconteceu na SS1, com Jarí-Matti Latvala. Isso mostra um certo domínio dos
pilotos da Citroen, coisa não tão normal assim. Porém, algumas circunstancias
favoreceram esses resultados.
Os dois pilotos da Ford tiveram alguns problemas nesta
sexta-feira que acabaram por impedir ambos de se manterem próximos de Loeb e
Hirvonen. Solberg fez uma escolha errada de pneus na parte da manhã, optando
pelos compostos mais duros, o que lhe deixou com um ritmo bastante inferior ao
dos adversários. A tarde, ele mudou para os macios, pulando de sétimo para
quarto. A titulo de comparação, com os pneus duros, o norueguês foi 1min28s
mais lento que o líder, em quatro especiais. Com os compostos macios, Solberg
perdeu cerca de 15s. Uma grande diferença.
Já Latvala conseguia acompanhar a dupla rival. Terminou a
manhã em terceiro e nesta posição seguiu até o meio da tarde. Contudo, na SS7 o
finlandês cometeu um erro e acabou preso em uma cerca, somente conseguindo
voltar após ajuda dos espectadores. E voltou em 9º. Ficou difícil para a Ford.
Entre as surpresas, vemos uma boa performance de Evgeny
Novikov, terceiro colocado. O russo deve perder o lugar para Solberg neste sábado,
mas vem tendo um desempenho bastante regular. Fechando o top 5, aparece Ott
Tanak, outro bom piloto que vem fazendo um ótimo rali. Único brasileiro na
etapa, Paulo Nobre também faz uma boa apresentação e é o 20º.
Neste sábado, os dois carros da Citroen deverão seguir na
frente, talvez agora com um pouco mais de cautela, administrando a boa
vantagem. Se conseguirem escapar dos problemas, terão dado grande passo para
mais uma dobradinha, liderada por Loeb. Já para a Ford, resta buscar um melhor
posicionamento. Solberg deve alcançar o terceiro posto. Já Latvala terá de
andar bem para tentar um top 5.
Resultados do primeiro dia do Rali da Nova Zelândia
1º. Sébastien Loeb (FRA/Citroen), 2h07min35s0
2º. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen), a 4s0
3º. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford), a 1min31s0
4º. Petter Solberg (NOR/Ford), a 1min39s3
5º. Ott Tanak (EST/Stobart Ford), a 1min47s0
6º. Thierry Neuville (BEL/Qatar Citroen), a 2min18s0
7º. Dani Sordo (ESP/Prodrive Mini), a 2min34s3
8º. Armindo Araújo (POR/Portugal Mini), a 4min36s9
9º. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford), a 4min56s1
10º. Ken Block (EUA/Monster Ford), a 6min25s3
2º. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen), a 4s0
3º. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford), a 1min31s0
4º. Petter Solberg (NOR/Ford), a 1min39s3
5º. Ott Tanak (EST/Stobart Ford), a 1min47s0
6º. Thierry Neuville (BEL/Qatar Citroen), a 2min18s0
7º. Dani Sordo (ESP/Prodrive Mini), a 2min34s3
8º. Armindo Araújo (POR/Portugal Mini), a 4min36s9
9º. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford), a 4min56s1
10º. Ken Block (EUA/Monster Ford), a 6min25s3
Foto: RallyNZ.org.nz
0 comentários:
Postar um comentário