E na segunda-feira...

E lá vamos nós com o resumo do fim de semana.


Nascar


E Nelsinho Piquet fez história neste fim de semana. No circuito de Road América (um dos mais sensacionais da terra do Tio Sam) o brasileiro conquistou sua primeira vitória na Nascar e também a primeira vitória de um piloto brasileiro na categoria. Um feito excepcional.

Piquet Jr., que saiu escorraçado da F1 depois de revelar ao mundo a estratégia da Renault para vencer o GP de Cingapura em 2008, tem conseguido dar a volta por cima nos EUA. Na Nascar, tem feito boas corridas em sua categoria, a Truck Series, chegando a ficar próximo de vitórias, algo que é importante para sua auto-estima como piloto.
Além disso, Nelsinho tem mostrado também, aos pilotos brasileiros, que a Stock americana é uma boa opção para se ter sucesso. Tem apresentado o caminho das pedras e provado que é possível obter sucesso lá. E além de Piquet, a categoria tem ainda a presença de outro brasileiro, Miguel Paludo, que faz também um bom papel.

Sobre a vitória, como foi dito, ela veio no circuito de Road América. Ou seja, não foi em um oval. Não sou um grande apreciador da Nascar, tampouco a acompanho de perto. Mas imagino que, a experiência de Nelsinho em outras categorias pode ter ajudado. E pode ajudar neste tipo de circuito.

Outra coisa. A vitória dele veio na Nationwide Series e não na Truck Series, categoria em que ele corre normalmente. Foi, digamos assim, uma divisão acima. O que impressiona ainda mais, até pelo fato de ser apenas sua terceira corrida nesta série. Pra finalizar, Piquet Jr foi apenas o quinto não americano a vencer lá.

Indy


Na Indy, mais uma prova aconteceu neste sábado, desta vez em Iowa. E novamente Ryan Hunter-Reay ficou com a vitória, em prova que teve Tony Kanaan pela segunda vez seguida no pódio.

A corrida foi definida nas voltas finais, após a última janela de pits. Hunter-Reay conseguiu superar Scott Dixon, que vinha em uma estratégia diferente mas que não funcionou, graças a uma bandeira amarela que colocou todos os pilotos em pé de igualdade. Com um carro melhor acertado, o americano passou pelo neozelandês, que ainda perdeu duas posições e venceu, sob bandeira amarela. Marco Andretti completou a dobradinha da Andretti.
Entre os brasileiros, Tony Kanaan foi novamente o melhor, garantindo o último lugar no pódio. O baiano vem se destacando com a mediana KV. Helio Castroves, que liderou boa parte da prova, perdeu rendimento no fim e fechou a prova em sexto, logo a frente de Rubens Barrichello, que conquistou seu melhor resultado na categoria.

No campeonato, a briga esquentou. Isso porque Will Power não somou pontos e já vê a aproximação dos rivais. Hunter-Reay é o segundo, a três pontos do australiano. Na seqüência, aparecem, Dixon, Castroneves, Hinchcliffe, Pagenaud e Kanaan. A diferença entre o primeiro e o sétimo é de 51 pontos, ou seja, uma vitória e mais um ponto.

GP2


Na GP2, o fim de semana foi quase perfeito para o brasileiro Luiz Razia. Com uma vitória na segunda bateria e um terceiro lugar na primeira, o baiano eliminou quase toda a diferença que tinha para o líder do campeonato, Davide Valsecchi. Agora, apenas um ponto separa os dois pilotos, uma vez que o italiano não pontuou neste fim de semana. Restam ainda seis etapas para o fim do mundial.

Com os resultados deste fim de semana, Razia passa a ter ainda mais força na luta pelo título. A disputa está ainda muito aberta e falta um caminho longo para ser percorrido.
Quanto aos outros brasileiros, Felipe Nasr teve um fim de semana que começou promissor, mas que terminou decepcionante. Largando em segundo, Nasr teve problemas com o cabo do acelerador na primeira bateria e abandou. Na segunda, acabou terminando apenas em 14º. Já Victor Guerin foi 20º na primeira corrida e 18º na segunda.

WRC


No WRC, deu a lógica. Dobradinha da Citroen com Loeb vencendo mais uma. O domingo serviu apenas para confirmar o que todos sabiam desde sexta. O duo da marca francesa apenas administrou o resultado nestes dois últimos dias e acabaram ficando com a vitória. Nada de surpresas.

Solberg conseguiu ficar na terceira posição. Não tinha como fazer melhor. Latvala, por sua vez, ainda ganhou mais uma posição, fruto do abandono de Ott Tanak na SS20. Também não tinha como melhorar.

Entre os dois pilotos da Ford, ficaram Evgeny Novikov, Thierry Neuville e Dani Sordo. Nenhuma grande novidade. Pra finalizar, Paulo Nobre fechou o Rali da Nova Zelândia em uma bela 17ª posição. Foi sólido durante todo o evento, parte de seu aprendizado na categoria.
É, Loeb vai se encaminhando para o nono título até que com certa facilidade...

F1


Na F1, o GP de Valencia rendeu várias punições pós prova. Jean-Eric Vergne perderá dez posições no grid de Silverstone pelo toque (infantil) em Heikki Kovalainen que acabou com a corrida de ambos. O francês ainda foi multado em 25 mil Euros. Kamui Kobayashi é outro que levou punição. Perde cinco posições em Silverstone. Já Pastor Maldonado levou 20s depois do toque com Hamilton e perdeu o 10º lugar, herdado por Bruno Senna.

Por falar ainda no toque entre o venezuelano e o inglês, Martin Whitmarsh defendeu o pupilo Hamilton dizendo que Maldonado foi o culpado pelo acidente. Mas fez um alerta: Lewis não deveria ter se defendido de forma tão agressiva. Concordo. O inglês tem de pensar mais no campeonato do que em uma corrida só. Como disse ontem, mais lhe valiam 12 pontos de um quarto lugar do que nenhum tentando se manter em terceiro.

A Renault se desculpou com Sebastian Vettel e Romain Grosjean após a corrida. O pilotos de Red Bull e Lótus, respectivamente, abandonaram a prova com problemas no alternador de seus carros. O alemão era líder quando ficou pelo caminho, ao passo que o franco-suíço ocupava o segundo posto quando parou na pista.
Sobre a punição de Bruno Senna, vi alguns levantando a hipótese de que Bruno teria sido punido para facilitar a vida de Valteri Bottas, aquela velha e conhecida “teoria da conspiração”. Mika Salo era o ex-piloto convidado como comissário da prova e teve participação na decisão. Recentemente, ele criticou o brasileiro dizendo que Senna não terminaria a temporada na Williams. Logo, ligaram os fatos. Acho improvável isso ter acontecido até porque Bottas não precisa disso, uma vez que já é protegido de Toto Wolff, um dos acionistas da Williams. Em breve deverá estrear. Mas não nesse ano. Creio que a punição foi exagerada, mas também motivada porque Bruno já se envolveu em acidente esse ano.

Quanto a Felipe Massa, além de não fazer uma boa temporada, ele está numa maré de azar impressionante. O GP de ontem foi prova disso. Chegou em 16º graças a um toque com Kobayashi. Não teve culpa, claro. Além disso, disse ter tido problemas ainda no início de prova. Por outro lado, a Ferrari não vai querer saber de desculpas se os resultados não aparecerem. Hoje, ele tem 100 pontos a menos que Alonso. E isso vai pesar na decisão sobre uma extensão de seu contrato.

Por falar em Alonso, esse se mostrou muito feliz com o resultado e a “maior corrida de sua vida”. O espanhol tem colocado a Ferrari onde está e não o contrário. Sua regularidade impressiona e sua pilotagem idem. Tem momentos de agressividade e momentos cerebrais. Tem sabido dosar tudo isso muito bem. É um piloto completo e maduro, pronto para o tri. E é o grande favorito, ao meu ver.

Fotos: GPUpdate.net, NextGen-Auto.com, IndyCar.com e Nascar.com
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