Na chuva, Stoner crava todo mundo em Assen

E debaixo de chuva em Assen, Casey Stoner cravou todo mundo. O australiano largará no pole position amanhã, para o GP da Holanda da MotoGP. Seria esse o início de uma reação do piloto da Honda ante o atual domínio imposto pelo espanhol Jorge Lorenzo? Ainda é cedo para dizer.

A chuva, que não deixou o circuito encharcado, mas que serviu para molhar bem a pista, equilibrou bastante o classificatório, que começou bastante movimentado, com os pilotos tentando aproveitar o tempo para se adaptarem às condições adversas. Por isso, é difícil fazer qualquer prognóstico para amanhã.

O que deu pra ver é que hoje, Stoner foi quem mais soube tirar proveito da situação. O atual campeão fazia um treino discreto. Era apenas o nono e poderia largar em seu pior grid no ano. Contudo, no fim da sessão, ele acertou uma bela volta, com a pista mais seca, e não foi superado pelos principais rivais, no caso o companheiro Dani Pedrosa, e o líder do mundial, Jorge Lorenzo, segundo e terceiro respectivamente, formando uma primeira fila que não causa surpresa em ninguém.

A surpresa mesmo veio na quarta posição. O alemão Stefan Bradl abre a segunda fila, em sua melhor posição de largada na MotoGP, tendo ficado a apenas três décimos atrás de Stoner. De quebra, ele coloca também a terceira moto Honda entre as cinco melhores do grid. Um bom sinal para a marca. Junto de Bradl, aparecem o postulante à uma vaga na equipe de fábrica da Yamaha, Cal Crutchlow em quinto, e o piloto que tem sua vaga no time ameaçada, o americano Ben Spies em sexto.
Andrea Dovizioso, Alvaro Bautista e Nicky Hayden formam a terceira fila. Valentino Rossi, Hector Barbera e Randy de Puniet, o melhor piloto entre as motos CRT, ficaram na quarta fila. De volta após perder o GP de Silverstone por conta de um acidente, Karel Abraham ficou apenas em 17º.

O GP de amanhã parece que será bem equilibrado. Os treinos livres de sexta mostraram os pilotos muito próximos com pista seca. E se chover, tudo vira uma loteria. É só lembrarmos o GP da França deste ano, que teve vitória de Lorenzo e um improvável segundo lugar de Rossi, que deu show. De um jeito ou de outro, deveremos ter uma prova interessante.

Grid de largada GP da Holanda


1º. Casey Stoner (AUS/Honda), 1min33s713
2º. Dani Pedrosa (ESP/Honda), 1min33s828
3º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha), 1min34s001
4º. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda), 1min34s035
5º. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha), 1min34s486
6º. Ben Spies (EUA/Yamaha), 1min34s644
7º. Andrea Dovizioso (ITA/Tech 3 Yamaha), 1min34s698
8º. Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda), 1min34s722
9º. Nicky Hayden (EUA/Ducati), 1min34s751
10º. Valentino Rossi (ITA/Ducati), 1min35s057
11º. Héctor Barberá (ESP/Pramac Ducati), 1min35s289
12º. Randy de Puniet (FRA/Aspar ART-Aprilia), 1min35s830
13º. Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART-Aprilia), 1min36s007
14º. Michele Pirro (ITA/Gresini FTR-Honda), 1min36s647
15º. Mattia Pasini (ITA/Speed Master ART-Aprilia), 1min36s943
16º. Danilo Petrucci (ITA/Ioda-Aprilia), 1min36s967
17º. Karel Abraham (TCH/Cardion AB Ducati), 1min37s110
18º. Yonny Hernández (COL/Avintia BQR-Kawasaki), 1min37s191
19º. James Ellison (ING/Paul Bird ART-Aprilia), 1min37s281
20º. Iván Silva (ESP/Avintia BQR-Kawasaki), 1min37s554
21º. Colin Edwards (EUA/Forward Suter-BMW), 1min38s305

Moto 2 e Moto 3


Pela Moto 2, Marc Marquez caiu. Mas nem mesmo o acidente de hoje lhe tirou mais uma pole position na temporada. O espanhol, que luta para retomar a ponta do campeonato deu show e sobrou no qualifying hoje, cravando a primeira posição com quatro décimos de vantagem para o compatriota Pol Espargaro, um de seus principais rivais neste mundial. O italiano Andrea Ianone fechou a primeira fila. Thomas Luthi, líder do mundial, sai apenas em 10º. Já o brasileiro Eric Granado segue sua fase de adaptação. O paulista sai em 31º e já ficou a menos de quatro segundos do líder. Vai evoluindo a cada treino. Bom início de Granado.

Na Moto 3, Sandro Cortese garantiu o primeiro lugar e a vantagem contra seu principal rival, o espanhol Maverick Viñales, sexto no grid, pela vitória e a consequente liderança do mundial. O alemão ficou dois décimos a frente do segundo colocado, o inglês Danny Kent. Niccolo Antonelli sai em terceiro.

Foto: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: