Sete pilotos vitoriosos em sete provas no atual mundial da F1. Esse é o novo recorde de vencedores diferentes nas primeiras provas de uma temporada da categoria, estabelecido com o triunfo de Lewis Hamilton no circuito Gilles Villeneuve. E que triunfo. Digno de um grande piloto, que assumiu a liderança do mundial hoje.
A vitória de Hamilton começou a ser construída perto da abertura da janela para os primeiros pits. Após uma largada limpa e que não teve alteração de posições entre os quatro primeiros nas voltas que se seguiram, Vettel, como de costume, começou a abrir uma certa vantagem para Hamilton, que por sua vez abria de Alonso, que tmabém se distanciava de Webber, esse já bem longe de um trenzinho que vinha logo atrás. A ideia do alemão era abrir a maior vantagem possível, parar e voltar a frente, como sempre faz. Contudo, a tática não funcionou.
Por volta do 14º giro, Vettel começou a perder rendimento. E isso fez com que Hamilton e Alonso se aproximassem perigosamente. Logo, o piloto da Red Bull teve de fazer sua parada, deixando caminho livre para os dois rivais. Hamilton acelerou, deu mais uma volta, contou com um trabalho de pit melhor da McLaren em relação ao da RBR para Vettel, e conseguiu passar o alemão. Faltava então Alonso parar. E o espanhol fez o mesmo que Lewis, voltando à frente dos dois. Entretanto, Hamilton não deixou barato e passou pelo ferrarista, aproveitando-se dos pneus frios do adversário. Foi aí que Hamilton começou a colocar as mãos na taça.
Mas não foi nada fácil para o inglês. A principio, tudo parecia bem para Lewis. Com um rendimento muito melhor do que o de Alonso e Vettel, ele abriu uma boa vantagem para ambos e parecia controlar bem a diferença. Tanto que ele parou nos boxes para seu segundo pit, algo mais do que normal devido ao desgaste de borracha. Parada essa que teve um pequeno problema. O pneu traseiro direito do carro de Hamilton demorou para ser trocado e ele perdeu alguns segundos. Voltando a pista, o inglês quis descontar o problema no braço, fazendo voltas rápidas. Tudo parecia bem encaminhado para a primeira vitória dele no ano. Parecia.
Isso porque Ferrari e Red Bull planejavam dar o bote, o pulo do gato pra cima da McLaren. Era normal que todos esperassemos o segundo pit tanto de Alonso quanto de Vettel. Mas ele não veio. Em uma estratégia ousada, os dois líderes do mundial pretendiam terminar a corrida com uma parada apenas e mais de 50 voltas com um jogo de pneus. E o plano parecia que iria dar certo. A partir disso, a corrida esquentou.
Hamilton vinha babando, descontando a desvantagem volta por volta. Enquanto isso, Alonso e Vettel faziam de tudo para salvar ao máximo seus pneus e assim conseguirem terminar a prova. E nesse jogo de estratégias, o piloto da McLaren levou a melhor. Primeiro, Lewis passou Vettel, sem grandes dificuldades. Duas voltas depois, passou por Alonso, mesmo com o piloto da Ferrari tentando induzi-lo ao erro em alguns momentos. Daí em diante, foi só esperar a vitória chegar, trazendo com ela a liderança do mundial.
O triunfo de Hamilton hoje veio para coroar o bom trabalho por ele realizado não apenas nesse fim de semana, como no ano todo. Além de Alonso, ele é o único piloto que pontuou em todas as provas. E isso não é pouco. Hamilton tem mostrado muita consistência nessa temporada, diferente do ano passado. E só não estava com mais pontos na temporada por conta de erros da equipe. Quem sabe essa primeira vitória tire um peso de suas costas. E da McLaren também.
A segunda posição ficou com o surpreendente Romain Grosjean. O franco-suíço fez uma prova muito discreta, porém, eficiente, retardando as paradas de boxes. Com isso, conseguiu manter pneus mais conservados para o fim da prova, conseguindo dar o bote para levar o segundo lugar. Um grande resultado para ele. Completou o pódio Sergio Perez, grande surpresa do dia. Largando em 15º de pneus macios, Perez fez uma corrida muito sólida, economizando o máximo de pneus que pôde. Com isso, parou apenas na volta 42, garantindo um lugar na zona de pontos. E com os pneus super macios, deu show, partindo pra cima e passando por Rosberg, Massa e se aproveitando das estratégias furadas de Alonso e Vettel. O mexicano foi o nome da prova e voltou a pontuar, coisa que não acontecia desde seu pódio na Malásia.
Em contrapartida, os companheiros de Grosjean e Perez, Kimi Raikkönen e Kamui Kobayashi, respectivamente, também terminaram na zona de pontuação. Mas creio que poderiam ter feito mais com o que tinham em mãos. Kimi fez uma estratégia parecida com a de Perez, andando na frente do mexicano até parar, uma volta antes do que o piloto da Sauber, do qual voltou atrás. E a partir daí, sumiu da prova. Esperava-se mais agressividade por parte do finlandês para subir mais algumas posições. Contudo, ele não retribuiu e terminou em oitavo. Já Kobayashi fez uma prova discreta. Perdeu certo tempo quando tinha os pneus supermacios e depois de sua primeira parada não se achou. Talvez tivesse largado de pneus macios e poupado-os como fez Perez, tivesse um resultado melhor. No fim, ficou em nono.
E o que aconteceu com Vettel e Alonso? Bem, o alemão reconheceu o erro de estratégia, entrou nos boxes e colocou pneus supermacios para o fim da prova. Acabou perdendo posições para Grosjean e Perez, mas ainda recuperou um posto ao passar Alonso, ficando com o quarto lugar. Já o espanhol não parou, foi ultrapassado com facilidade por qualquer um que nele chegasse e ficou com o quinto lugar. Ainda saiu no lucro, pois logo atrás vinham Rosberg, Webber e Raikkönen. Por outro lado, perdeu a liderança do campeonato.
Sobre a corrida dos pilotos brasileiros, ambos fizeram muito menos do que se esperava. Felipe Massa largou em sexto e terminou apenas em décimo. O ferrarista teve um bom início, agressivo, que lhe rendeu o quinto lugar após uma bela ultrapassagem em Nico Rosberg. Mas algumas voltas depois, rodou sozinho, jogando pelo ralo o que tinha conquistado. Voltou fora da zona de pontuação e teve de adotar uma tática diferente, que acabou lhe rendendo apenas um pontinho. Já Bruno Senna andou muito mal, finalizando a corrida em 17ª, a uma volta do líder, enquanto seu companheiro, Pastor Maldonado foi o 13º, mesmo largando em 22º depois de ser punido pela troca de câmbio. Vai muito mal o piloto da Williams.
Quem também estão mal são Michael Schumacher e Jenson Button. Schumi até brigava para adentrar à zona de pontos, mas um travamento em seu DRS fez com que ele fosse obrigado a abandonar a prova. Button, por sua vez, fez outra péssima corrida. Não conseguiu andar bem com sua McLaren em nenhum momento e terminou a prova em 16º, com uma volta atrás do companheiro. Ambos precisam se benzer...
A F1 volta daqui a duas semanas, em Valência. E pelo jeito, esse equilíbrio deve persistir.
Resultado final
1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 40 voltas em
1h32min29s586
2º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 2s5
3º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 5s2
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 7s2
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 13s4
6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 13s8
7º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 15s0
8º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 15s5
9º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 24s4
10º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 25s2
11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 37s6
12º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 46s2
13º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 47s0
14º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 1min04s4
15º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
16º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1 volta
17º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), a 1 volta
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), a 1 volta
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), a 1 volta
20º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), a 3 voltas
2º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 2s5
3º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 5s2
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 7s2
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 13s4
6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 13s8
7º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 15s0
8º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 15s5
9º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 24s4
10º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 25s2
11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 37s6
12º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 46s2
13º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 47s0
14º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 1min04s4
15º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
16º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1 volta
17º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), a 1 volta
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), a 1 volta
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), a 1 volta
20º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), a 3 voltas
Não completaram:
Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), na volta 69
Michael Schumacher (ALE/Mercedes), na volta 43
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), na volta 34
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), na volta 32
Michael Schumacher (ALE/Mercedes), na volta 43
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), na volta 34
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), na volta 32
Foto: GPUpdate.net
0 comentários:
Postar um comentário