Stoner vence em Assen e mundial esquenta


Não choveu neste sábado em Assen. E também não vimos uma corrida tão equilibrada na MotoGP. Porém, a etapa holandesa trouxe mais pimenta para o campeonato, com a vitória de Casey Stoner, seu terceiro triunfo em sete provas até o momento. O campeonato voltou a ficar interessante.

Sim o campeonato voltou a ficar interessante porque Stoner conseguiu alcançar Jorge Lorenzo na classificação do mundial de pilotos. Tudo por conta de um lance ainda na primeira curva da prova, a qual o espanhol sequer contornou.

Largando em terceiro, Lorenzo tomou a linha de fora para tangenciar e fazer a curva. Contudo, quando estava entrando nela, foi atingido em cheio por Alvaro Bautista, que vinha por dentro. Ambos caíram e abandonaram, com o piloto da Yamaha reclamando muito de seu compatriota. E por sorte saíram ilesos, pois o acidente poderia ter tido consequências ruins.

A principio achei que o acidente tinha sido coisa de corrida. No entanto, ao ver o replay, dei razão às reclamações de Lorenzo. Bautista foi imprudente em sua manobra. Largando em oitavo, ele veio com muita velocidade pela parte de dentro da pista, deixando para frear tardiamente. Com isso, acabou escorregando e acertando Lorenzo. Contudo, mesmo que não caísse, era bem possível que o piloto da Gresini espalhasse, o que ainda assim prejudicaria Lorenzo. De uma forma ou de outra, Bautista foi mal, comprovando que 'corrida não se ganha na primeira curva, mas se perde'. E o resultado disso é que ele foi punido e largará em último no GP da Alemanha. Pouco segundo Lorenzo.

Sem nada a ver com a história, Stoner se aproveitou bem da situação. Mas não foi fácil. O australiano, pole position, teve de lutar um pouco para assegurar a vitória e, consequentemente a liderança do campeonato ao lado de Lorenzo. Mesmo partindo sem ninguém a sua frente, o atual campeão mundial acabou caindo para o segundo lugar, superado por seu companheiro. E por boa parte da prova as duas Honda ficaram assim, com Pedrosa na frente e Stoner atrás, pois uma vitória valia muito para os dois. Para Stoner era a anulação de uma vantagem bem construída pelo rival na briga pelo título. Para Pedrosa era a possibilidade de voltar a vencer - coisa que não acontece desde o GP do Japão de 2011 - e se reafirmar e ganhar força na equipe.

Os dois seguiram brigando até a volta 16. Restando dez giros para o fim, Stoner aproveitou um vacilo do epanhol e o superou. Superou e abriu uma cômoda vantagem, rumando assim para mais uma vitória. Pedrosa, teve de se contentar em ser segundo. Aliás, ele vem tendo que se contentar apenas com isso na Honda.
Na terceira posição ficou o italiano Andrea Dovizioso, que levou a melhor na disputa de Yamahas com Ben Spies. O americano, que até ensaiou um ataque a Stoner no início, ficou para trás e acabou tendo de brigar com Dovizoso durante toda a prova. Os dois chegaram a se alternar na terceira posição, mas quem levou a melhor foi o piloto do time satélite, que ainda viu Cal Crutchlow terminar em quinto. Nicky Hayden e Hector Barbera vieram em seguida, em uma prova vem acidentada. Ao todo, sete pilotos abandonaram. E com isso, as moto CRT puderam chegar em posições mais a frente, sendo Randy de Puniet, em oitavo, o melhor deles.

Quem não abandonou, mas bem que poderia, foi Valentino Rossi, que teve outra corrida pra esquecer. O italiano até teve um início promissor. Largando em décimo, Rossi conseguiu duas ultrapassagens na largada e se aproveitou do acidente entre Lorenzo e Bautista para subir ao sexto posto. Pouco depois era o quinto, beneficiado por outra queda, desta vez de Stefan Bradl. E lá o Doutor ficou até metade da prova, quando começou a perder rendimento e foi facilmente ultrapassado por Nicky Hayden, Cal Crutchlow e Hector Barbera. Rossi teve de voltar aos boxes para trocar o pneu traseiro, caindo pra último. O Doutor terminou uma volta atrás do líder... que fase!

A MotoGP já se encontra na próxima semana, para o GP da Alemanha em Sachsenring.

Resultado Final - Assen

1º. Casey Stoner (AUS/Honda), 26 voltas em 41min19s855
2º. Dani Pedrosa (ESP/Honda), a 4s965
3º. Andrea Dovizioso (ITA/Tech 3 Yamaha), a 11s994
4º. Ben Spies (EUA/Yamaha), a 14s775
5º. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha), a 22s074
6º. Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 31s660
7º.
Héctor Barberá (ESP/Pramac Ducati), a 59s107
8º. Randy de Puniet (FRA/Aspar ART-Aprilia), a 1min04s441
9º. Michele Pirro (ITA/Gresini FTR-Honda), a 1min06s980
10º. Mattia Pasini (ITA/Speed Master ART-Aprilia), a 1min25s087
11º.
Danilo Petrucci (ITA/Ioda-Aprilia), a 1min32s103
12º. Iván Silva (ESP/Avintia FTR-Kawasaki), a 1min33s797
13º. Valentino Rossi (ITA/Ducati), a 1 volta

Abandonaram
James Ellison (ING/Paul Bird ART-Aprilia), a 1 volta
Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART-Aprilia), na 25ª volta
Colin Edwards (EUA/Forward Suter-BMW), na 8º volta
Yonny Hernández (COL/Avintia FTR-Kawasaki), na 6ª volta
Stefan Bradl (ALE/LCR Honda), na 3º volta
Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha), na 1 º volta
Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda), na 1º volta


Moto 2 e Moto 3


Na Moto 2, Marc Marquez levou mais uma, após uma intensa batalha contra Andrea Ianone nas últimas voltas. Ianone liderava a prova de forma até que tranquila. Porém, Marquez conseguiu tirar a diferença e partiu para o ataque nas últimas três voltas, mas sem sucesso. O espanhol só conseguiu superar o adversário na abertura do último giro. Ianone ainda tentou o troco, mas Marquez levou a melhor e garantiu o triunfo. Scott Redding completou o pódio. O brasileiro Eric Granado conseguiu completar sua segunda prova na categoria, dessa vem em 24º e segue mostrando evolução na Moto 2.

Já na Moto 3, Maverick Viñales venceu. Mas a confirmação do quarto triunfo do espanhol na temporada só veio minutos depois da bandeirada final. A prova em si, foi quente, com Viñales, Sandro Cortese, Danny Kent e Luis Salom brigando pela vitória até os metros finais. Para se ter uma ideia, Luis Salom, que até a penúltima curva do traçado era o líder, ficou de fora do pódio. Isso porque na reta final, Viñales conseguiu superar a todos e vencer com oito décimos de diferença para Sandro Cortese, o segundo. Mas o que causou o atraso no resultado foi justamente a definição da segunda à quarta posição. Somente no park femme os piloto foram comunicados da decisão, que apontou Cortese em segundo, Kent em terceiro e Salom em quarto, separados por apenas doze milésimos, sendo que Danny garantiu vaga no pódio um milésimo a frente de Luis.

Foto: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: