De volta pra casa

E as especulações sobre o futuro de Valentino Rossi na MotoGP terminaram. A Yamaha confirmou hoje que o Doutor estará de volta às motos japonesas para as próximas duas temporadas, confirmando o que muita gente esperava.

Nessa troca da Ducati pela Yamaha, o lado que mais pesou para Rossi foi o de não estar brigando por vitórias ao lado dos italianos. Em duas temporadas pela Ducati, Valentino não conseguiu aquilo que imaginava, ou seja, tornar o time vencedor novamente. Pelo contrário. A equipe que foi campeã e estava sempre brigando por vitórias com Casey Stoner, passou a integrar o meio de pelotão, sendo superada várias vezes pelos times satélites de Yamaha e Honda.

Nesse ano e meio, até o anuncio da volta à Yamaha, a impressão que ficou é de que Rossi e o pessoal da Ducati não falavam a mesma língua. Em várias oportunidades o italiano cobrou um melhor desenvolvimento da moto, coisa que não aconteceu. Não sabemos se foi por falta de empenho do pessoal da fábrica ou se as ideias do Doutor não deram certo. Talvez, um pouco de ambos. E esses fatores culminaram com os resultados pouco expressivos obtidos (o melhor que ele conseguiu foi um segundo lugar no GP da França deste ano debaixo de muita chuva) frustrando Rossi, que por sua vez perdeu a paciência.

Lembremos que hoje, o número 46 está mais próximo do fim de sua carreira do que do início. E por isso quer correr para continuar vencendo, quebrando recordes. Não há mais nele aquele sonho de levar um time que está no meio para o topo do pelotão. Aliás, não há muito mais tempo. E ele já fez o mesmo pela Yamaha.
A Ducati ainda tentou persuadi-lo. Para 2013, os italianos terão uma parceria com a Audi, o que poderia dar uma perspectiva melhor para Valentino. Além disso, ofereceram um caminhão de dinheiro para ele. Muito mais do que ele receberá na Yamaha, dizem. Porém as tentativas falharam exatamente por ele não ter a certeza de que voltaria a vencer e disputar títulos. Sem contar que a sua relação com o time deve estar bastante desgastada. E no fundo, ele sabe muito bem que a melhor chance de voltar a vencer seria com seu retorno para a Yamaha. Foi o que ele fez.

Com essa volta, Rossi ganha uma nova chance de voltar ao topo. Mas não terá vida fácil. Para isso acontecer ele terá de gerenciar muito bem a disputa interna com Jorge Lorenzo, atual número 1 da Yamaha. Um dos fatores que levaram Rossi a deixar a equipe japonesa, no fim de 2009, foi o relacionamento não muito bom com o espanhol, que hoje lidera a equipe. Creio que ambos estejam hoje mais maduros para dividir as atenções no time sem causar problemas. Mas sabe como é, às vezes os egos falam mais alto.

Projetando 2013, a Yamaha ganha bastante com a volta de Rossi e entra em vantagem na briga pelo título na próxima temporada contra a Honda, ao meu ver. Apesar de serem os únicos dois times que têm condições de vencer corridas e campeonatos atualmente, a dupla Rossi e Lorenzo é mais confiável do que a dupla adversária, formada pelo inconstante Pedrosa e o jovem e promissor Marquez. 

Quanto a Ducati, essa vai ter de correr atrás de um piloto que possa ajudar Nicky Hayden no desenvolvimento do próximo protótipo. Entre os nomes que se especulam, o principal é o de Andrea Dovizioso. Porém, vamos esperar.

O Doutor voltou para sua casa...

Foto: UltimateMotorCycling.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: