Pra variar, Loeb lidera na Alemanha

O norueguês Petter Solberg terminou o primeiro dia do Rali da Alemanha na segunda posição. Começo falando do segundo colocado porque todos nós já sabemos quem foi o primeiro. Claro, Sebastien Loeb liderou - e com muita folga - o primeiro dia de competições do WRC em terras germânicas, como não poderia ser diferente.

Até o momento, Loeb domina o campeonato. Domínio. Está aí uma palavra que o piloto da Citroen conhece bem, ainda mais estando na Alemanha. Lá, Loeb é octa, assim como no mundial de ralis. Venceu em terras bávaras por oito vezes consecutivas, de 2002, ano em que a etapa passou a integrar o mundial, a 2010 (em 2009 esta etapa não foi realizada). Perdeu, é verdade, a coroa no último ano para Sebastien Ogier, na época seu companheiro, graças a um furo de pneu na SS14. Porém, neste fim de semana ele está a caminho de reconquista-la.

Hoje, de seis especiais, venceu quatro e já conta com 20s de vantagem para Solberg. E essa vantagem deverá aumentar ainda mais amanhã, tamanho é o domínio do octacampeão sob as trilhas germânicas. Repito: ele venceu oito das nove etapas do WRC na Alemanha. E a que não venceu ficou em segundo. Maldito furo de pneu!
Loeb é invencível no asfalto alemão? Não. Isso foi provado no ano passado. Assim coo qualquer piloto da categoria, ele está sujeito a erros ou problemas. Contudo, ele consegue evitar essas coisas com o talento que tem. E por isso é muito difícil de ser batido. Em condições normais, duvido que alguém lhe tire essa vitória. Somente fatores externos podem atrapalha-lo. E assim, ele dará mais um passo rumo ao eneacampeonato.

Voltando ao segundo colocado, Petter Solberg, esse não venceu especiais hoje. Mas demonstra uma pilotagem constante até aqui. Isso é importante para não ficar muito atrás de Loeb, tendo assim a chance de capitalizar com algum erro ou problema do francês. Nunca se sabe. Vai que... Além disso, Solberg luta pelo vice-campeonato e marcar o maior número de pontos possiveis é importante.

Terceiro colocado hoje, Jari-Matti Latvala foi o único além de Loeb a vencer especiais. Foram duas para a conta do finlandês que não está muito distante de seu companheiro Solberg. Resta saber se ele estará livre para atacar e tomar a segunda posição do norueguês, caso isso seja possível (e que ele não bata, óbvio) ou se ele fará um papel de escudeiro seguindo em terceiro. Vai depender muito, é claro, do que acontecer amanhã.

A boa surpresa veio na quarta posição. O belga Thierry Neuville aparece bem por ali, fazendo uma boa apresentação e andando próximo de Latvala. Uma performance sólida desse bom e jovem piloto. Dani Sordo também está andando bem e já aparece em quinto lugar. Já Mikko Hirvonen decepciona. Com muitas dificuldades, o finlandês da Citroen é apenas o sexto. Ott Tanak, Mads Ostberg, Chris Atkinson e Sebastien Ogier fecham a lista dos dez primeiros.

Entre os brasileiros, Daniel Oliveira ficou em 43º. Já Paulo Nobre terminou o dia dez posições abaixo do compatriota.
Já a nota triste do dia ficou por conta de um incidente envolvendo o tcheco Martin Prokop. Durante a SS3, o piloto teve de parar seu carro que começou a pegar fogo. Prokop e seu co-piloto, Zdenek Hruza, conseguiram deixar o veículo rapidamente, antes que esse ficasse totalmente em chamas. Com esse incidente, o tcheco teve de abandonar o rali, uma vez que seu carro ficou destruído.

Para amanhã, mais seis especiais serão disputadas. E Loeb deverá seguir comandando a etapa.

Resultados do primeiro dia do Rali da Alemanha

1. Sebastien Loeb (FRA/Citroen) 1h22min18.0s
2. Petter Solberg (NOR/Ford) a 20.4s
3. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford) a 29.4s
4. Thierry Neuville (BEL/Citroen Junior) a 34.5s
5. Dani Sordo (ESP/Prodrive Mini) a 46.7s
6. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 48.9s
7. Ott Tanak (EST/M-Sport Ford) a 1min17.9s
8. Mads Ostberg (NOR/Adapta Ford) a 1min28.7s
9. Chris Atkinson (AUS/Portugal Mini) a 2min34.8s
10. Sebastien Ogier (FRA/VW Skoda) a 3min43.3s

Fotos: NextGen-Auto.com e WRC.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: