Ranking

Ontem, a revista alemã "Auto Motor Und Sport" divulgou sua avaliação sobre o desempenhos dos pilotos nesta primeira metade da temporada 2012. Sei que esse negócio de listas é um tanto quanto subjetivo, mas algumas coisas me chamaram a atenção neste ranking divulgado pelos alemães e gostaria de deixar aqui alguns comentários. Vamos lá.

Nas pontas da lista não há muita discussão ao meu ver. Fernando Alonso lidera a lista, na avaliação do jornalista Tobias Gruner, autor do ranking, enquanto Narain Karthikeyan é o último colocado. Esses dois, creio, estariam nessas posições na lista de qualquer avaliador. Alonso, pelo desempenho espetacular que vem tendo - e  com um carro nada espetacular, diga-se -, é indiscutivelmente o melhor do ano até aqui. Já Karthikeyan, que apenas entra na pista, não poderia figurar em outra posição a não ser na lanterna. O espanhol tem 1,45 ponto de vantagem para o segundo colocado ao passo que o indiano tem o mesmo 1,45 ponto, só que de desvantagem, para o penúltimo.

No top 5, também não há muita discussão, a não ser talvez a ordem de cada piloto. Sebastian Vettel é o vice líder, enquanto no mundial a segunda posição fica com Mark Webber, apenas no quinto nesta lista, a 0,64 ponto atrás de seu companheiro. Entre os dois estão Lewis Hamilton e Kimi Raikkönen. Acredito que não se possa discutir que esses quatro pilotos estejam entre os cinco melhores e os resultados mostram isso.
Vettel, o segundo, venceu apenas uma vez, ao passo que Hamilton e Webber triunfaram em duas oportunidades. Por outro lado, o bicampeão saiu na pole três vezes, mesmo número de Hamilton, enquanto Webber saiu na posição de honra em uma única oportunidade. Apesar disso, o australiano é o mais constante entre os três. E ainda temos Kimi Raikkönen, que mesmo sem vencer e sem marcar poles, é muito regular, tendo pontuado em 10 das 11 provas (Webber também) e sendo o segundo piloto, ao lado de Hamilton, que mais pódios conquistou.

Ainda no top 10, o que chama a atenção é a benevolência de Gruner com os seus compatriotas. Além de Vettel, Michael Schumacher e Nico Hulkenberg aparecem empatados em sexto e Nico Rosberg é o nono. Timo Glock é o único entre os pilotos germânicos a não figurar entre os dez primeiros (com a Marussia não dá). Completam o top 10 Sergio Perez, oitavo, e Paul di Resta, décimo. 

Apesar dos problemas que teve no ano, e que foram lembrados pelo jornalista, acho meio exagerado Schumacher estar em sexto, apesar de ver o heptacampeão entre os dez. Já Hulkenberg não estaria entre meus dez melhores ao passo que Rosberg tem sido subestimado ao meu ver nesse ranking, merecendo uma posição melhor. Perez merece estar entre os dez melhores, assim como di Resta.

Sétimo e oitavo no mundial, Jenson Button e Romain Grosjean aparecem em 12º e 13º, respectivamente na lista, logo atrás de Kamui Kobayashi. Button, até entendo estar em 12º, afinal o britânico vem tendo um ano bem abaixo do esperado. Quanto a Grosjean, apesar de afobado em muitos momentos - abandonou quatro provas, sendo que três vezes por acidentes - tem se mostrado muito rápido. Quando completou as corridas, não ficou abaixo de sexto, exceto por uma etapa e já foi ao pódio três vezes. Talvez fosse merecedor de uma avaliação melhor.
Quem não está bem visto pela revista é Pastor Maldonado, penúltimo no ranking. Vencedor do GP da Espanha, o venezuelano só pontuou nessa e em outra corrida (GP da China), mostrando-se muito imprudente e inconsequente em determinadas situações. Rápido nos treinos, falta uma maior regularidade a Maldonado. Nesta avaliação, suas confusões pesaram bastante pelo visto. Não acho que seja o caso de coloca-lo lá atrás. Mas temos de admitir que ele não faz mesmo um grande campeonato, apesar da vitória.

Finalizando com os brasileiros, estes também não são bem vistos por Tobias. Felipe Massa e Bruno Senna estão empatados em 16º lugar com Daniel Ricciardo, atrás até da dupla da Caterham. Felipe realmente tem tido um ano difícil e com o carro que tem em mãos deveria estar fazendo muito mais. Já Bruno tem sido irregular nos treinos, mas melhora nas corridas. Pontuou em seis oportunidades e poderia estar mais à frente nesse ranking. Aliás, não vi o Ricciardo fazendo nada tão melhor do que seu companheiro, Jean-Eric Vergne, 21º, para estar a frente de Massa, Senna e do próprio francês, por exemplo.

Volto a frisar: listas como essas são bastante subjetivas pois obedecem aos critérios de seus autores. A minha lista é diferente da feita por Tobias, que tem uma opinião divergente do Zezinho, que não concorda com o Luizinho. Tudo é questão de opinião. Cada um tem a sua. E você, o que acha?

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Ester disse...

Parabéns pelo análise, Diego! Realmente, Tobias foi muito bonzinho com a maioria dos pilotos da casa, mas impiedoso com o Nico!
Quanto aos pilotos da Williams, acredito que a colocação ruim é porque se esperava mais dele, em decorrência da boa qualidade do carro. Mas acho que Bruno merecia colocação melhor!
Quanto ao Felipe, não está fazen do o melhor dos campeonatos, mas apesar da sua melhora no desempenho, sua imagem já está bastante manchada na mídia! Então, acho que é isso!
Deus abençoe vocês!
Ester