Por motivos de uma dor de dente infernal ontem, não consegui
escrever nada sobre a principal noticia referente ao automobilismo brasileiro
na semana: a confirmação de Luiz Razia como piloto titular da Marussia para a
temporada. A novidade ainda não foi confirmada pela equipe, porém a assessoria
do piloto baiano já afirmou para alguns veículos de informação que ele guiará um dos carros do time russo, após o canal Sportv ter dado a notícia em primeira mão. Uma boa
noticia no fim das contas.
Apesar do acerto ser com a Marussia, que tem tudo para ser a
pior equipe do grid em 2013, Razia conseguiu atingir seu objetivo, algo que
muitos sequer chegam perto. E ele fez por onde, tendo uma temporada muito boa
na GP2 em 2012, conquistando vitórias e o vice-campeonato. Não é a toa que ele
chegou onde está.
Obviamente, ele deve ter contado também com um excelente
aporte financeiro para conseguir a vaga. Essa tem sido a tônica da F1 nos últimos
tempos. Pilotos que possuem dinheiro para correr, sempre estão em vantagem. Contudo,
tal verba só veio por conta dos bons resultados recentes que ele teve. Se o
baiano tivesse andado mal em 2012, fatalmente não teria conseguido juntar o
montante necessário para estar em um dos 22 carros da F1. Uma coisa acaba levando
a outra.
Razia chegou e cumpriu parte do caminho. Contudo, agora vem
a parte mais difícil que é se manter na categoria. E para isso, ele terá de
mostrar um bom trabalho. Claro que ninguém espera que ele leve o carro da
Marussia ao Q2 ou marque algum ponto na temporada. Como disse, o time russo tem
tudo para ser o pior do grid e é difícil se destacar nessas condições.
O baiano Luiz Razia será o segundo piloto brasileiro no grid da F1 em 2013. Ele fará companhia a Felipe Massa |
Entretanto, se mostrar um bom ritmo, for consistente,
conseguir superar o companheiro Max Chilton, outro estreante oriundo da GP2, e
até mesmo os pilotos da Caterham, outra escuderia de nível semelhante a
Marussia, Luiz terá tudo para continuar recebendo o auxilio financeiro necessário,
podendo buscar uma vaga em outro time, com um pouco mais de estrutura.
É bom lembrar que ele possui uma relação muito boa com Christian
Horner, chefe da Red Bull. Seu vice-campeonato na GP2 veio na equipe que é de propriedade
de Horner, a Arden. Isso sem contar que ele faz parte do programa de jovens
pilotos da fábrica de energéticos. Ou seja, se mostrar serviço em 2013, por que
não sonhar com uma vaga na Toro Rosso, por exemplo? Ou em alguma outra equipe
de médio porte? Seria um bom passo para se consolidar dentro do circo.
Certamente Luiz Razia terá muito trabalho pela frente nesse
ano. Que ele consiga atingir seus objetivos e faça uma boa temporada, já
vislumbrando algo melhor para 2014.
Foto GP2Series.com
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