O FW36

Ontem, a Force India mostrou ao mundo o VJM07, carro com o qual disputará a temporada 2014 da F1, por meio e uma foto lateral do bólido, algo que não satisfez a curiosidade de muitos fãs, principalmente em relação a como ficaria a asa dianteira. Para muitos, o bico teria um estilo novo, diferente, já tendo sido apelidado de bico 'Gonzo' (quem teve infância e assistiu aos Muppets, como eu, sabe do que estou falando). Pois bem,  a revista "F1 Magazine" desvendou o mistério e publicou hoje a foto de um desenho do que seria o carro da Williams para 2014. E a equipe de Grove confirmou que se trata sim de seu bólido. Abaixo, seguem algumas imagens do novo carro,  FW36, e um comparativo com seu antecessor.
A F1 Magazine fez um comparativo entre os carros da Williams de 2013 e de 2014. 
A Williams ainda não apresentou o FW36 de forma oficial, porém, o site da Autosport já conversou com Pat Symonds, diretor técnico da equipe, sobre as principais novidades para o carro. Segundo ele, a parte aerodinâmica continuará sendo o mais importante na categoria e por isso a escuderia inglesa virá com algumas mudanças significativas. Olha o que ele disse.

"Existem algumas mudanças significativas: o bico está mais baixo do que no ano passado e a asa dianteira está mais estreita, o que significa que as placas terminais estão mais envoltas pelo pneu dianteiro. A asa traseira não está tão funda quanto no ano passado e o feixe abaixo já não é mais permitido. Nós também perdemos a capacidade de utilizar o escape para melhorar o desempenho aerodinâmico"

Pat Symonds

Apesar das mudanças, Symonds crê que o desempenho aerodinamico da Williams neste anos estará mais próximo das equipes de ponta do que esteve em 2013. Além disso, ele ressaltou que o novo projeto precisou de mudanças para um melhor resfriamento do carro, por conta no novo sistema ERS, muito mais poderoso. Symonds destacou também que a caixa de câmbio foi desenvolvida pelo próprio time e já passou por testes. 

Bom, o que a Williams mostrou hoje, saciando a curiosidade dos fãs, deve se tornar tendência até porque existe uma brecha no regulamento que permite essa solução para melhorar o fluxo do ar que passará por baixo do chassi, obtendo assim um ganho aerodinâmico. É bem feio, mas vamos nos acostumar. Quanto ao otimismo de Symonds, se ele se confirmar, Felipe Massa e Valtteri Bottas deverão ter um bom conjunto em mãos, uma vez que a equipe de Grove agora é parceira da Mercedes. Pode vir surpresa por aí.

Foto: F1 Magazine
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