
MP4-29
A McLaren é, até agora, o único time que apresentou seu carro de forma oficial. O evento aconteceu em sua sede, na fábrica de Woking, e contou com a presença dos três pilotos da escuderia: Jenson Button e Kevin Magnussen, os titulares; e Stoffel Vandoorne.
E como não poderia deixar de ser, o que mais chamou a atenção na apresentação foi o design da asa dianteira do bólido, graças a brecha achada no regulamento técnico e que todos estão tentando usar ara ter o maior ganho aerodinâmico possível. Só que ao invés de ter apenas um bico num formato mais fino, cilíndrico e curvilíneo - como a Williams - os engenheiros ingleses resolveram também acrescentar duas hastes laterais, que formam um "M", visando um melhor aproveitamento do fluxo de ar. Certamente uma das soluções mais estranhas que já vi.
![]() |
Com bico em formato "M", a McLaren foi a primeira equipe a apresentar oficialmente seu carro para a temporada |
No mais, a pintura do carro ficou bem bonita, mantendo o prateado que virou cor oficial da equipe desde que a parceria com a Mercedes começou em 1997 (e esse deve ser o último ano vendo a equipe nessas cores) com detalhes na cor preta. Algo bem sóbrio, que me agradou bastante. Porém, a pintura pode sofrer algumas mudanças, dependendo do patrocinador que acerte com a escuderia. Ficar sabendo quem será o apoiador master da McLaren foi uma das coisas que ficou faltando hoje.
Outra falta sentida foi a presença de Martin Whitmarsh, chefe da equipe nos últimos cinco anos. E essa ausência aumenta os rumores de que ele está de saída do time.
E22
Já a Lotus, ao invés de utilizar o bico de seu carro no formato fino, cilíndrico e curvilíneo, resolveu inovar de vez, dividindo o nariz do carro em duas partes, como pode ser visto na foto. E essa é outra das soluções mais estranhas que já vi em um carro de F1.
Assim como todas as outras equipes do grid, a principal preocupação do time na parte aerodinâmica é com relação a como otimizar a direção do fluxo de ar na parte dianteira. Por isso os engenheiros da equipe baseada em Enstone exploraram ao máximo o regulamento e apresentaram tal desenho. Um detalhe: as duas partes divididas do bico não são simétricas. O lado direito da divisão é um pouco mais longo que o esquerdo.
![]() |
Lotus divulgou foto do E22, carro que utilizará nesse ano. Bico do carro é o grande destaque, com desenho inovador |
Não houve ainda uma apresentação oficial do novo modelo. A equipe apenas divulgou, no twitter, a foto com o novo layout do carro, quase que durante a apresentação da McLaren. Uma pequena provocação da equipe mais zueira da F1. Mas as cores oficiais do time, preto e dourado, com os detalhes em vermelho dos patrocinadores, continuarão mantidas.
Contudo, a Lotus não vive lá um grande momento. O time vem sofrendo com a falta de recursos e com uma debandada de profissionais para outras equipes. O último a sair foi o chefe, Eric Boullier, que está sendo especulado na McLaren.
Fotos: Autosport.com
0 comentários:
Postar um comentário