Acharam o bico do FW36, novo carro da Williams, estranho? Pois bem, saibam que esse é só o começo. Nesta sexta-feira, a McLaren apresentou oficialmente seu bólido para a temporada, o MP4-29, e optou por uma solução na asa dianteira um tanto quanto, digamos assim, diferente. E de quebra, também já foi divulgada uma foto do novo carro da Lotus, o E22, outro que tem um bico nada convencional. Vamos aos carros.
MP4-29
A McLaren é, até agora, o único time que apresentou seu carro de forma oficial. O evento aconteceu em sua sede, na fábrica de Woking, e contou com a presença dos três pilotos da escuderia: Jenson Button e Kevin Magnussen, os titulares; e Stoffel Vandoorne.
E como não poderia deixar de ser, o que mais chamou a atenção na apresentação foi o design da asa dianteira do bólido, graças a brecha achada no regulamento técnico e que todos estão tentando usar ara ter o maior ganho aerodinâmico possível. Só que ao invés de ter apenas um bico num formato mais fino, cilíndrico e curvilíneo - como a Williams - os engenheiros ingleses resolveram também acrescentar duas hastes laterais, que formam um "M", visando um melhor aproveitamento do fluxo de ar. Certamente uma das soluções mais estranhas que já vi.
Com bico em formato "M", a McLaren foi a primeira equipe a apresentar oficialmente seu carro para a temporada |
No mais, a pintura do carro ficou bem bonita, mantendo o prateado que virou cor oficial da equipe desde que a parceria com a Mercedes começou em 1997 (e esse deve ser o último ano vendo a equipe nessas cores) com detalhes na cor preta. Algo bem sóbrio, que me agradou bastante. Porém, a pintura pode sofrer algumas mudanças, dependendo do patrocinador que acerte com a escuderia. Ficar sabendo quem será o apoiador master da McLaren foi uma das coisas que ficou faltando hoje.
Outra falta sentida foi a presença de Martin Whitmarsh, chefe da equipe nos últimos cinco anos. E essa ausência aumenta os rumores de que ele está de saída do time.
E22
Já a Lotus, ao invés de utilizar o bico de seu carro no formato fino, cilíndrico e curvilíneo, resolveu inovar de vez, dividindo o nariz do carro em duas partes, como pode ser visto na foto. E essa é outra das soluções mais estranhas que já vi em um carro de F1.
Assim como todas as outras equipes do grid, a principal preocupação do time na parte aerodinâmica é com relação a como otimizar a direção do fluxo de ar na parte dianteira. Por isso os engenheiros da equipe baseada em Enstone exploraram ao máximo o regulamento e apresentaram tal desenho. Um detalhe: as duas partes divididas do bico não são simétricas. O lado direito da divisão é um pouco mais longo que o esquerdo.
Lotus divulgou foto do E22, carro que utilizará nesse ano. Bico do carro é o grande destaque, com desenho inovador |
Não houve ainda uma apresentação oficial do novo modelo. A equipe apenas divulgou, no twitter, a foto com o novo layout do carro, quase que durante a apresentação da McLaren. Uma pequena provocação da equipe mais zueira da F1. Mas as cores oficiais do time, preto e dourado, com os detalhes em vermelho dos patrocinadores, continuarão mantidas.
Contudo, a Lotus não vive lá um grande momento. O time vem sofrendo com a falta de recursos e com uma debandada de profissionais para outras equipes. O último a sair foi o chefe, Eric Boullier, que está sendo especulado na McLaren.
Fotos: Autosport.com
0 comentários:
Postar um comentário