Única equipe que ainda não tinha confirmado sua dupla de pilotos para 2014, a Caterham, enfim, anunciou os dois coitados pilotos que guiarão os modelitos 2014 do time anglo-malaio. São eles as vitimas: Kamui Kobayashi e Marcus Ericsson. Sim, o MITO está de volta à F1. E a Suécia também, diga-se di passagi.
Nas últimas semanas já era especulada uma volta de Koba ao circo justamente pilotando pela Caterham, que na verdade era a única equipe com vagas ainda. Tanto que a Autosprint cravou, semana passada, que o acordo entre piloto e equipe já estava sacramentado. Confirmado hoje, Kamui se disse muito feliz com a oportunidade de voltar à categoria e não deixou de salientar que o dinheiro proveniente da Kamui Support, campanha que ele realizou para tentar seguir na F1 em 2013, será utilizado agora, o que prova que por mais que digam que sua contratação possa se dever a condições técnicas, acabou sendo influenciada pelo lado financeiro, como é de praxe em times pequenos.
"Eu também quero agradecer especialmente a todos os fãs que fizeram doações para o Kamui Support. As doações e o gesto deles me dão uma força extra para voltar lutando e estou muito agradecido que o dinheiro que eles levantaram não apenas meu ajudou como irá agora ajudar no progresso da Caterham neste ano. Cada um de vocês que ajudou com o Kamui Support ira correr comigo em 2014 e isso me deixa muito orgulhoso"
Kamui Kobayashi
Com esse retorno, imagino que Kamui tentará utilizar a Caterham como ponte, pensando em uma vaga melhor em 2015. Se conseguir algum tipo de destaque dentro das limitações que lhe serão impostas pelo fato da Caterham ser uma escuderia de fundo de grid, pode ser que ele consiga voltar a um time médio, pelo menos, em 2015, ainda que o dinheiro que ele possa levar para essas equipes também seja um fator mais importante do que resultados.
Caterham foi a última equipe a anunciar seu line-up para 2014. Kobayashi e Ericsson serão os titulares. Frinjs, o reserva |
Sobre Marcus Ericsson, piloto sueco de 23 anos que debutará na F1, não há muito o que dizer. Ericsson tem resultados discretos nas categorias de base. Foi campeão da Formula BMW Inglesa em 2007 e da Formula 3 Japonesa em 2009 e desde então corre na GP2. Foram quatro temporadas na escolinha sem resultados expressivos, passando por três equipes diferentes (Supernova, iSport e DAMS). Colecionou três vitórias e o resultado mais expressivo no campeonato foi a sexta colocação em 2013.
Ericsson é, certamente, mais um daqueles pilotos que chega pagando para correr, como aconteceu com Giedo van der Garde, agora reserva da Sauber, e Charles Pic na própria Caterham no ano passado, só para exemplificar. É um piloto que vem para participar, apenas. A única novidade trazida pelo sueco é a quebra de um jejum de pilotos do país na categoria. O último, se não me engano (e corrijam me se estiver) foi Stefan Johansson em... 1991!
O bom holandês Robin Frinjs será o reserva da equipe.
Foto: Twitter/Ted Ktavitz
Foto: Twitter/Ted Ktavitz
0 comentários:
Postar um comentário