
F14T
Até aqui, todas as equipes apresentaram soluções diferentes para a parte dianteira de seus carros. A Williams veio com aquele bico mais fino; depois, a McLaren seguiu o mesmo padrão, mas com duas hastes laterais que formavam um "M" na asa dianteira; a Lotus, por sua vez, dividiu o nariz de seu carro em duas partes assimétricas. Dessa forma, já era esperado que a Ferrari também apresentasse alguma novidade. Só que os italianos foram um pouco mais ousados no desenho de seu bólido.
![]() |
Ferrari apostou em solução diferente na parte frontal de seu F14T, deixando o bico do carro mais largo |
Ao contrário das outras equipes, a Ferrari optou por não utilizar no F14T um bico mais fino e sim um nariz mais largo, na busca de um melhor direcionamento do ar. Além disso, os italianos mantiveram o formato do bico em degrau, só que bem mais baixo do que nas últimas temporadas, por conta da mudança de regulamento. Outro detalhe importante, e que vem sendo um padrão entre as equipes: as laterais do carro são mais largas, com intuito de aproveitar melhor o ar para refrigeração do novo motor V6 e do sistema ERS, imagino. Na pintura, o vermelhão característico segue lá
Dentre os objetivos da escuderia, o presidente Luca di Montezemolo mostrou otimismo e confiança em seu corpo técnico no desenvolvimento de um bom equipamento e em sua dupla de pilotos. Para o cacique da tribo vermelha, chegou a hora de vencer. OS pilotos também fizeram aquele discurso padrão. Mas a verdade é que ninguém sabe muito sobre o que pode acontecer no ano. E todos admitem uma coisa: a confiabilidade é o fator mais importante no início.
Pra mim, o carro é o "menos feio estranho" até aqui, apesar do bico parecer um aspirador de pó.
C33
A Sauber aproveitou o domingão para apresentar o C33. E a equipe suíça seguiu os padrões de bicos já mostrados pela Williams anteriormente. Os engenheiros do novo bólido, que será pilotado por Adrian Sutil e Esteban Gutierrez, optaram por uma solução de um bico fino e baixo, e não quiseram arriscar algom muito diferente como nos casos de Lotus e Ferrari. Essa tem sido a tendencia até aqui.
![]() |
A Sauber seguiu a linha do bico gonzo adotada por grande parte das equipes do atual grid |
Contudo, a parte traseira tem um desenho mais parecido com a da Ferrari, uma vez que há a parceria técnica entre as duas equipes, com a Sauber utilizando os motores, a caixa de câmbio e outras peças fabricadas em Maranello. Assim como os outros times, as laterais do carro estão mais robustas. Já em relação ao layout de cores, o cinza chumbo segue predominante no carro, que tem cada vez menos detalhes em branco e vermelho.
Para 2014, o projeto dos suíços deve ser, além de terminar a temporada, já que a situação financeira da turma de Hinwill não é lá das mais confortáveis, ficar ali no pelotão intermediário, como vem sendo nos últimos anos. Uma queda agora seria muito ruim para o futuro do time.
STR9
Já nesta segunda, foi a vez da Toro Rosso mostrar o STR9. E, de longe, é a equipe que tem a parte frontal mais obscena protuberante entre todas as escuderias que revelaram seus carros até aqui. O bico à lá Williams, Sauber e McLaren chega a ser constrangedor, com o novo apêndice projetado exclusivamente para que o carro se enquadre no novo regulamento da altura do bico. A parte frontal do carro segue alta ou, pelo menos, mais alta do que as outras.
![]() |
Toro Rosso apresentou bico no formato gonzo, mas bem mais 'avantajado' do que os rivais |
E Franz Tost, homem que coordena a equipe, disse que foi difícil trabalhar no carro deste ano. Segundo ele, precisaram projetar as novas asas, bico e sidepods do zero, por conta das novidades e também da troca de fornecedora de motores. Saiu a Ferrari e entrou a Renault. Com isso, vêm as novidades. No quesito cores, nenhuma mudança. Seguem as cores do energético.
Quanto aos objetivos, a expectativa da equipe é dar um passo a frente e embolar a briga no meio do pelotão, com Sauber, Force India, Lotus e quem estiver por ali.
Amanhã se iniciam os testes. Mas antes, Red Bull, Mercedes, Marussia e Caterham se apresentam. Vamos ver o que aprontam.
Fotos: GPUpdate.net
0 comentários:
Postar um comentário