O F14T, o C33 e o STR9

O fim de semana teve mais dois lançamentos na F1. No sábado, a Ferrari apresentou seu F14T - olha o trocadalho do carilho que fizeram com o nome - modelo com o qual tentará voltar a vencer um mundial de pilotos, algo que não ocorre desde 2007. Já no domingo, foi a Sauber que se apresentou ao mundo com seu C33, carro que irá em busca de melhores resultados do que os obtidos por seu antecessor. Nesta segunda, foi a vez da Toro Rosso mostrar seu STR9, modelo que irá tentar saltos maiores da prima pobre da Red Bull Vamos a um resuminho dos três.

F14T


Até aqui, todas as equipes apresentaram soluções diferentes para a parte dianteira de seus carros. A Williams veio com aquele bico mais fino; depois, a McLaren seguiu o mesmo padrão, mas com duas hastes laterais que formavam um "M" na asa dianteira; a Lotus, por sua vez, dividiu o nariz de seu carro em duas partes assimétricas. Dessa forma, já era esperado que a Ferrari também apresentasse alguma novidade. Só que os italianos foram um pouco mais ousados no desenho de seu bólido.
Ferrari apostou em solução diferente na parte frontal de seu F14T, deixando o bico do carro mais largo
Ao contrário das outras equipes, a Ferrari optou por não utilizar no F14T um bico mais fino e sim um nariz mais largo, na busca de um melhor direcionamento do ar. Além disso, os italianos mantiveram o formato do bico em degrau, só que bem mais baixo do que nas últimas temporadas, por conta da mudança de regulamento. Outro detalhe importante, e que vem sendo um padrão entre as equipes: as laterais do carro são mais largas, com intuito de aproveitar melhor o ar para refrigeração do novo motor V6 e do sistema ERS, imagino. Na pintura, o vermelhão característico segue lá

Dentre os objetivos da escuderia, o presidente Luca di Montezemolo mostrou otimismo e confiança em seu corpo técnico no desenvolvimento de um bom equipamento e em sua dupla de pilotos. Para o cacique da tribo vermelha, chegou a hora de vencer. OS pilotos também fizeram aquele discurso padrão. Mas a verdade é que ninguém sabe muito sobre o que pode acontecer no ano. E todos admitem uma coisa: a confiabilidade é o fator mais importante no início.

Pra mim, o carro é o "menos feio estranho" até aqui, apesar do bico parecer um aspirador de pó.

C33


A Sauber aproveitou o domingão para apresentar o C33. E a equipe suíça seguiu os padrões de bicos já mostrados pela Williams anteriormente. Os engenheiros do novo bólido, que será pilotado por Adrian Sutil e Esteban Gutierrez, optaram por uma solução de um bico fino e baixo, e não quiseram arriscar algom muito diferente como nos casos de Lotus e Ferrari. Essa tem sido a tendencia até aqui.
A Sauber seguiu a linha do bico gonzo adotada por grande parte das equipes do atual grid
Contudo, a parte traseira tem um desenho mais parecido com a da Ferrari, uma vez que há a parceria técnica entre as duas equipes, com a Sauber utilizando os motores, a caixa de câmbio e outras peças fabricadas em Maranello. Assim como os outros times, as laterais do carro estão mais robustas. Já em relação ao layout de cores, o cinza chumbo segue predominante no carro, que tem cada vez menos detalhes em branco e vermelho.

Para 2014, o projeto dos suíços deve ser, além de terminar a temporada, já que a situação financeira da turma de Hinwill não é lá das mais confortáveis, ficar ali no pelotão intermediário, como vem sendo nos últimos anos. Uma queda agora seria muito ruim para o futuro do time.

STR9


Já nesta segunda, foi a vez da Toro Rosso mostrar o STR9. E, de longe, é a equipe que tem a parte frontal mais obscena protuberante entre todas as escuderias que revelaram seus carros até aqui. O bico à lá Williams, Sauber e McLaren chega a ser constrangedor, com o novo apêndice projetado exclusivamente para que o carro se enquadre no novo regulamento da altura do bico. A parte frontal do carro segue alta ou, pelo menos, mais alta do que as outras. 
Toro Rosso apresentou bico no formato gonzo, mas bem mais 'avantajado' do que os rivais
E Franz Tost, homem que coordena a equipe, disse que foi difícil trabalhar no carro deste ano. Segundo ele, precisaram projetar as novas asas, bico e sidepods do zero, por conta das novidades e também da troca de fornecedora de motores. Saiu a Ferrari e entrou a Renault. Com isso, vêm as novidades. No quesito cores, nenhuma mudança. Seguem as cores do energético.

Quanto aos objetivos, a expectativa da equipe é dar um passo a frente e embolar a briga no meio do pelotão, com Sauber, Force India, Lotus e quem estiver por ali. 

Amanhã se iniciam os testes. Mas antes, Red Bull, Mercedes, Marussia e Caterham se apresentam. Vamos ver o que aprontam.

Fotos: GPUpdate.net
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