Surpresas em Monte Carlo

O primeiro dia do Rali de Monte Carlo, etapa inaugural da temporada 2014 do WRC, não poderia ter sido mais surpreendente. Quem esperava ver um domínio da Volkswagen, que conta com o atual campeão Sebastien Ogier e o veloz Jari-Matti Latvala, da Citroen, que vem com a nova dupla Kris Meeke e Mads Ostberg, ou mesmo da estreante Hyundai, guiada pelo vice campeão de 2013 Thierry Neuville e por Dani Sordo, ficou admirado com o nome que aparece na liderança do evento após as seis primeiras especiais: Bryan Bouffier.

O piloto francês, que está correndo pela M-Sport Ford, não é nenhum bobo nas traiçoeiras trilhas monegascas. Em 2011, Bouffier venceu o Rali de Monte Carlo quando este ainda fazia parte do extinto IRC (Intercontinental Rally Challenge). Porém, não era esperado que ele liderasse o primeiro dia com uma vantagem tão grande perante os rivais. Bouffier iniciará o segundo dia de competição com uma folga de 38s8.
Surpresa do dia, Bryan Bouffier aproveitou boa escolha de pneus na SS3 e construiu uma excelente vantagem na liderança do Rali de Monte Carlo
O sucesso do piloto da M-Sport Ford se deu por conta de dois fatores: sua regularidade nos estágios iniciais do evento e a escolha correta de pneus na SS3. Bouffier venceu apenas uma especial nesta quinta-feira, contudo esteve sempre entre os seis mais velozes de cada perna, com exceção à SS2, quando foi o oitavo. Dessa forma, conseguiu manter uma boa vantagem desde que assumiu a ponta. Já sobre a escolha correta de pneus na terceira especial do dia, que fechou o período da manhã, ela foi crucial para o resultado. Depois de dois estágios, o francês ocupava o quarto lugar geral, com uma desvantagem de 41s para o líder. Entretanto, a neve deu uma ajudinha e o piloto da M-Sport resolveu optar por uma configuração com dois pneus slicks e dois pneus para neve enquanto muitos outros foram de slicks para as trilhas. Deu certo. Ao vencer a SS3, Bouffier assumiu a ponta e de lá não saiu mais.

A segunda posição ao final desta quinta terminou com o bom Kris Meeke, novidade da Citroen para a temporada. O norte-irlandês foi outro que andou bem e com regularidade neste início de evento e que também se utilizou da mesma tática adotada por Bouffier na SS3. tanto que ele já era o segundo na classificação geral àquela altura. No entanto, Meeke não está tão confortável assim na vice liderança, isso porque Robert Kubica e Sebastien Ogier surgem logo atrás.

O polonês é até aqui, junto com Bouffier, a melhor surpresa do Rali de Monte Carlo. E o ex-piloto da F1 poderia estar em uma situação muito mais confortável. Vencedor das duas especiais de abertura, Kubica já sustentava uma vantagem de 36s para Ogier naquele momento. Era um passeio do rapaz de nariz avantajado. Só que na SS3, ele e outros tantos pilotos escolheram manter os pneus slicks, apesar da neve que caiu sobre a trilha. E o resultado é que ele acabou com o 20º lugar na especial, perdendo não apenas a vantagem construída com terreno em relação ao novo líder. Ainda assim, Kubica voltou à carga no período vespertino e chegou a tomar o segundo lugar de Meeke, antes de perde-lo novamente e finalizar o dia em terceiro. Robert vai provando que a experiência no Rali da Áustria, válido pelo ERC, que disputou recentemente em condições semelhantes às encontradas em Monte Carlo está ajudando.
Robert Kubica venceu as duas primeiras especiais do dia, mas terminou o dia na terceira posição. Polonês vai fazendo uma ótima estreia pela M-Sport
Já Ogier também teve as mesmas dificuldades que Kubica. Vinha em segundo, mas a manutenção dos pneus slicks na SS3 prejudicou seu desempenho, fazendo com que ele perdesse muito tempo. À tarde, a situação mudou e com duas vitórias bem dominantes nas últimas especiais do dia ele voltou forte na briga, não apenas pelo pódio mas também pela vitória. Afinal, ainda restam dois dias de competição.

Um pouco mais distantes da briga, mas ainda não totalmente fora dela, aparecem Mads Ostberg e Elfyn Evans. O norueguês que vai estreando pela Citroen não tem tido uma jornada tão feliz quanto a do companheiro, mas ainda pode virar o jogo. Já o jovem galês vai fazendo uma boa estreia pela M-Sport Ford. É um bom nome para o futuro. Jari-Matti Latvala e Mikko Hirvonen estão na casa dos dois minutos atrás do líder, ocupando sétimo e oitavo postos respectivamente. Fazem uma participação discreta e sem confiança, o que explica a defasagem de ambos mesmo sem terem tido problemas. Andreas Mikkelsen e Olivier Burri, que lidera o WRC2, fecham o top 10.

Quem não se deu muito bem nesta quinta foi a Hyundai. A grande contratação da equipe, Thierry Neuville, bateu ainda na SS1, após seis quilômetros rodados, e abandonou. Já Dani Sordo, que vinha fazendo uma boa apresentação, teve problemas mecânicos, também sendo obrigado a abandonar. E como não há a regra do Rally2, ambos se despediram do evento.
Sebastien Ogier não teve um início tão bom em Monte Carlo, mas o atual campeão vai buscando a recuperação no evento
Muita coisa ainda vai acontecer em Monte Carlo e pelo que vimos nesse primeiro dia não há como fazer previsões, uma vez que a influência do clima e das escolhas de cada piloto dependendo do momento, podem afetar a disputa. Mas se tudo ocorrer dentro de uma normalidade que era esperada, Sebastien Ogier tem tudo para escalar o pelotão. Tanto que já deu mostras disso no fim do dia. Enquanto isso, a boa forma dos outros três líderes pode trazer uma boa briga pelo pódio.

Resultado do primeiro dia do Rali de Monte Carlo

1. Bryan Bouffier (FRA/M-Sport Ford) 1h25min36s6
2. Kris Meeke (GBR/Citroen) a 38s8
3. Robert Kubica (POL/M-Sport Ford) a 39s5
4. Sebastien Ogier (FRA/VW) a 47s3
5. Mads Ostberg (NOR/Citroen) a 1min20s7
6. Elfyn Evans (GAL/M-Sport Ford) a 1min38s6
7. Jari-Matti Latvala (FIN/VW) a 2min20s8
8. Mikko Hirvonen (FIN/M-Sport Ford) a 2min46s9
9. Andreas Mikkelsen (NOR/VW) a 4min06s2
10. Olivier Burri (SUI/Burri Ford) a 4min47s4

Fotos: BestOfRallyLive.com
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