Os treinos livres não querem dizer muita coisa na F1, todos nós sabemos. Mas não custa nada dar uma analisadinha no que foi visto nestas duas primeiras sessões em Sepang. Então, segue abaixo alguns pitacos sobre cada uma das onze equipes.
Mercedes - Hamilton liderou o treino livre da manhã com Rosberg em terceiro. Nico liderou o treino livre da tarde com Lewis em quarto. Vem aí mais um fim de semana de domínio da equipe alemã? É provável. Apesar de não ter apresentado um domínio enorme diante das rivais, o W05 ainda me parece ser o carro mais veloz e confiável deste início de temporada. Junta, a dupla da Mercedes completou 100 voltas pelo circuito malaio e não apresentou problemas, o que já é um alívio, especialmente para Hamilton, que sofreu com isso em Melbourne. Além disso, ambos marcaram tempos consistentes em pista. Desempenho encorajador da escuderia germânica, que deverá estar nas cabeças novamente. Resta saber quem vai prevalecer no equilibrado duelo Hamilton x Rosberg. O inglês vai se recuperar ou o alemão manterá a vantagem?
Nico Rosberg foi o mais veloz da sexta denotando novamente o favoritismo da Mercedes para esta etapa |
Ferrari - A escuderia italiana mostrou certa força nesta sexta com um bom desempenho de seus pilotos, especialmente do finlandês Kimi Raikkönen. O piloto do carro #7 foi o segundo mais veloz das duas praticas, já demonstrando uma melhor adaptação ao F14T. E a diferença para os carros da Mercedes não foi grande. Fernando Alonso, por sua vez, foi um pouco mais discreto, mas ainda assim integrou o top 5 dos melhores tempos do dia. Com 93 giros completados pelo circuito, a Ferrari, assim como a Mercedes, não teve problemas sérios. Estar com seus dois carros entre os cinco melhores tempos da sexta pode ser um bom sinal para os italianos.
McLaren - Tentando manter o bom momento e a liderança no mundial de construtores, a McLaren teve duas sessões diferentes em Sepang. Na primeira, dois carros no top 5, com Button em quarto seguido imediatamente por Magnussen. Na segunda, porém, o inglês foi o oitavo enquanto o novato dinamarquês ficou somente com o 12º melhor tempo. A diferença de uma pratica para outra pode ter sido ocasionada por um cronograma diferente por parte dos ingleses, testando configurações novas e outras coisas. O time levou um bico novo para essa etapa, por exemplo. A julgar pelo que fez na Austrália, o MP4-29 tem potencial para andar mais a frente do que andou.
Red Bull - No desempenho de pista, a Red Bull parece evoluir com relação a etapa de estreia do mundial. Nesta sexta-feira, Sebastian Vettel conseguiu o terceiro melhor tempo em Sepang enquanto Daniel Ricciardo foi o sétimo mais veloz. Não é a performance dos sonhos dos rubro taurinos, mas já é algo bem melhor do que vinham apresentando. O problema é que os atuais tetracampeões ainda sofrem com a confiabilidade de seu bólido, tanto que o alemão só pôde dar 9 voltas pela manhã. Essa deve ser a maior dificuldade que eles vão encontrar no fim de semana. Contudo, se a solucionarem, podem brigar por pontos.
Para Felipe Massa, Williams precisa melhorar a parte aerodinâmica do FW36 para dar passo a frente na disputa |
Williams - O time de Grove não foi tão bem quanto no fim dos testes coletivos ou nos primeiros ensaios em Melbourne. Mas está ali no bolo. Tanto Felipe Massa quanto Valtteri Bottas ficaram no top10 durante os dois ensaios, apesar do brasileiro dizer que é preciso melhorar o carro na parte aerodinâmica. Pelo que vi, a Williams tentou aproveitar as três horas de sessão hoje para testar algumas novidades, exatamente neste sentido. Potencial para ir bem a escuderia tem e se conseguir se acertar, estará na briga com Ferrari e McLaren.
Force India - A sexta-feira do time indiano não foi das melhores. Apesar de Nico Hulkenberg ter feito duas boas sessões, ambas integrando o top10, o outro carro da equipe, guiado por Sergio Perez, não teve um desempenho semelhante. Em que se pese a diferença entre os dois pilotos (acho Hulk mais piloto), o mexicano acabou limitado porque teve problemas na parte da manhã e sequer deixou os boxes. À tarde, ficou em 16º. Acredito que há chances, especialmente com Hulk, da Force India brigar por pontos como fez em Melbourne.
Toro Rosso - Ali ao lado da Force India está a Toro Rosso, que vem de uma boa prova na Austrália, onde pontuaram com seus dois pilotos. O desempenho da equipe de Faenza é bem parecido com o do rivais indianos, com diferença de que não tiveram maiores problemas. A expectativa é que briguem ali no meio do pelotão.
Sauber - A Sauber deve ficar numa posição bem intermediária mesmo. Não é tão ruim quanto as nanicas e a Lotus, mas também não é grande coisa até mesmo para ameaçar Toro Rosso, Force India e quem vai a frente com muita veemência. Seu pilotos devem ficar ali entre 15º, 16º e se perigar, um deles pode ser limado ainda no Q1.
Na Lotus, a coisa continua feia. Grosjean e Maldonado tiveram pouquíssimo tempo de pista nesta sexta |
Marussia - O carro é ruim, mas pelo menos termina corridas. É nisso que o time russo se apoia. Se não tem ritmo para reivindicar algo melhor do que as últimas posições, pelo menos vão se arrastando e se aproveitando dos problemas alheios para galgar posições. De resto, Chilton ficou a frente de Bianchi outra vez...
Caterham - A equipe malaia está uma desgraceira só. Marcus Ericsson até conseguiu andar e completar 55 voltas. Mas o ritmo do sueco é por volta de cinco segundos mais lento do que o dos carros de ponta. Já Kobayashi passou o dia com problemas e sequer foi a pista à tarde. Muito ruim.
Lotus - A Lotus segue no fundo do poço. A equipe de Enstone enfrentou diversos problemas nesta sexta-feira. Grosjean parou o carro ao sair dos boxes, ainda nos primeiros minutos da pratica da manhã. Quando voltou à pista, já no fim do ensaio, reclamou de problemas no câmbio. No período vespertino, ele até conseguiu 14 voltas, mas parou de novo com problemas no câmbio. Foi o 17º. Já Maldonado teve problemas no motor de seu carro pela manhã. À tarde, nem foi à pista. É assim que caminha o time que desafiou as grandes nos últimos anos. Cada vez pior...
Fotos: GPUpdate.net
0 comentários:
Postar um comentário