Na abertura da temporada 2014, em Melbourne, a Mercedes confirmou o favoritismo e venceu de forma dominante, com Nico Rosberg. O alemão, que partiu em terceiro no grid, aproveitou o abandono do companheiro Lewis Hamilton e garantiu seus primeiros 25 pontos no mundial de forma categórica. Além disso, ele repetiu, após 29 anos, a vitória que seu pai Keke conquistou no país, quando a etapa australiana estreou no campeonato. Pintou o favorito ao título?
Rosberg passeia em Albert Park, mas nem tudo são flores na Mercedes
A Mercedes confirmou seu favoritismo em Melbourne e fez o que dela se esperava. Venceu, com um verdadeiro passeio de Nico Rosberg durante as 57 voltas do GP australiano. O alemão fez uma corrida perfeita, desde a largada, agressiva e precisa, até a última volta, quando já tinha mais de 20s de vantagem para o segundo colocado. Venceu de forma indiscutível.
Não é de hoje que Rosberg vem mostrando uma pilotagem muito madura e digna de aplausos. O alemão tem aumentado seu nível ano após ano, se tornando um piloto cada vez melhor. Suas quatro vitórias na categoria mostram isso. Todas elas foram conquistadas de maneira muito segura, graças ao seu estilo mais técnico de guiar. E isso pode lhe dar frutos neste mundial.
Nico Rosberg desfilou em Albert Park e venceu facilmente a etapa de abertura do mundial de F1 em 2014 |
Além disso o W05 é um grande carro. Em dados momentos do GP, ele conseguia colocar um segundo por volta em seus rivais, demonstrando o grande equipamento desenvolvido pela Mercedes. A diferença das flechas de prata para algumas de suas adversárias é impressionante.
Ainda é cedo para apontar Rosberg como principal favorito ao título, já que ainda restam 18 etapas para o fim do campeonato, e também porque ele tem um adversário bastante talentoso dividindo a garagem com ele. Contudo, Nico não deve em nada a outros pilotos tops e pode muito bem chegar ao título. É um dos postulantes, não tenho a menor duvida. E tem totais condições de repetir o que seu pai fez em 1982.
Mas como disse no subtítulo, nem tudo foram flores na Mercedes neste domingo. Isso porque Lewis Hamilton, pole e favorito à vencer antes da largada, precisou abandonar a prova ainda no quarto giro. O inglês teve uma largada ruim e durante as voltas em que permaneceu na pista não conseguia, nitidamente, ter potencia total em seu W05. Logo foi chamado aos boxes e teve de abandonar, com problemas no cilindro. Se tivesse permanecido na pista, arriscaria estourar o motor, o que seria desastroso para sua continuidade na temporada, uma vez que o limite de motores para cada piloto neste mundial é de apenas cinco.
Pole e favorito antes da prova, Lewis Hamilton deu apenas quatro voltas antes de abandonar o primeiro GP do ano |
O problema ocorrido com o campeão de 2008 mostra que ninguém no grid está imune a ter dificuldades. Nem mesmo a escuderia que mostrou ter o melhor desempenho e que pareceu ter o carro mais confiável entre os 22 que alinham a cada largada. E põe uma pulga atrás dos bávaros: será que tal problema pode se repetir com o próprio Lewis, ou mesmo com Nico nas próximas provas? Como trabalhar para evitar que eles ocorram?
É pra se observar.
Ricciardo vai ao pódio, mas não leva; McLaren comemora
Um dos grandes destaques do fim de semana, sem sombra de duvidas, foi o australiano Daniel Ricciardo. Correndo em casa, o novo companheiro de Sebastian Vettel vinha tendo um fim de semana dos sonhos. Estava superando seu companheiro tetracampeão em todos os treinos livres e teve uma classificação impressionante, alcançando a primeira fila. A expectativa para o GP era imensa. E o piloto do carro #3 não decepcionou.
Alegria de Daniel Ricciardo com primeiro pódio na F1 terminou cinco horas após o termino da corrida com sua desclassificação |
Mesmo com uma largada muito ruim, onde foi superado por Rosberg, Ricciardo manteve o segundo lugar. E lá ficou por toda a corrida, pilotando de maneira muito segura e consistente em um carro que provou ter potencial apesar dos problemas. Nem quando teve sua segunda posição ameaçada, já nas últimas voltas, ele mostrou algum tipo de afobação e soube se manter frio para garantir a importante posição. E no pódio, diante de seus fãs, Daniel era só sorrisos, afinal, conseguia seu primeiro pódio.
No entanto, os sorrisos chegaram ao fim horas depois, com a noticia de que ele havia sido desclassificado. Segundo os comissários, o RB10 apresentou uma irregularidade, excedendo o limite de fluxo de combustível de 100kg/h. Claro que a RBR vai apelar, mas não acredito que terá sucesso. Uma pena, pelo fim de semana excelente que o herói local vinha tendo.
Quem adorou a decisão dos comissários foi a McLaren. Isso porque o time de Woking voltou ao pódio, após uma temporada sem frequenta-lo, com seus dois pilotos de uma só vez. Kevin Magnussen, terceiro na prova, foi o segundo após a punição de Ricciardo. E que prova fez o jovem dinamarquês, estreante na categoria. Quarto no grid, Magnussen andou toda a prova na zona de pódio, mostrando que a pressão da estreia e de correr por um time grande não lhe afetou. Seguro, ele até tentou atacar Ricciardo no fim, mas não teve sucesso. Ainda assim, teve um\ performance memorável. É alguém para ficarmos de olho na temporada.
Estreante na McLaren, Kevin Magnussen terminou no pódio em sua primeira corrida na F1. Subiu em terceiro, mas ficou em segundo após punição a Ricciardo |
Já Jenson Button fez mais uma daquelas suas provas baseada na boa estratégia. Décimo no grid, o campeão de 2009 foi escalando o pelotão, com sua já conhecida tocada suave - que até gera brincadeiras de minha parte que o chamo de motorista -, ganhando posições durante as paradas de boxes. Discretamente e quando ninguém esperava, o inglês já estava em quarto, posição onde permaneceu até o fim da prova. E foi promovido ao pódio, após a punição dada ao piloto da RBR. Um ótimo resultado, que não o deixa muito atrás do companheiro novato.
Bottas dá show, Ferrari faz corrida discreta e Force India e Toro Rosso pontuam
Um pouco mais atrás veio um grupo que terminou próximo. E o maior destaque individual deste pelotão foi Valtteri Bottas, o quinto. O finlandês fez uma corrida bastante agressiva, até demais em dado momento, fato que o prejudicou. Ainda na primeira parte da prova, o piloto da Williams, que largou em 15º, vinha ultrapassando quem se encontrava a sua frente, até chegar ao sexto ponto e começar a atacar o espanhol de forma frenética.
No entanto, um pequeno erro acabou matando suas chances de algo maior. O finlandês encostou no muro e acabou com um pneu furado. Forçado a ir para os boxes, ele perdeu muito tempo. Mas ainda assim teve sorte, uma vez que o safety car entrou na pista forçando todo mundo a ficar junto. De volta ao 15º lugar, Bottas reescalou o grid, com muitas ultrapassagens e no fim, ficou com o quinto lugar.
A corrida feita por Bottas é uma prova de quão forte vem a Williams para esse início de mundial. Não fosse o erro do finlandês, ele era candidato a pódio hoje. E não seria nenhuma surpresa se isso acontecesse. Em alguns momentos ele andou no ritmo de Rosberg, o que significa que os FW36 é um bólido bem nascido. E que vai dar trabalho neste ano.
Valtteri Bottas foi um dos destaques desta primeira prova do ano. Finlandês fez corrida bastante agressiva |
Na Ferrari, Alonso e Raikkönen fizeram provas discretas. O espanhol, com sua regularidade de sempre, ficou ali na quinta posição durante todo o GP. O máximo que a equipe poderia almejar nesta abertura de campeonato. E ainda foi presenteado com uma posição a mais no fim. Kimi, por sua vez, me pareceu ter tido problemas com o F14T durante toda a prova. Problemas de equilíbrio e de freio. Por isso, o finlandês cometeu alguns erros que não costuma cometer. Segundo ele, o problema foi o desgaste dos pneus dianteiros em certo ponto da corrida. Ficou em sétimo.
Force India e Toro Rosso também pontuaram. Pelos indianos, Nico Hulkenberg fez mais uma ótima prova pelas condições de seu carro. Boa largada, primeiras voltas agressivas e um bom ritmo fizeram o alemão ficar boa parte da corrida em quarto. Perdeu três posições depois da última parada, mas ainda ganhou um lugar após a prova, ficando em sexto. Sergio Perez também pontuou, graças a punição de Ricciardo. Mas fez uma corrida bem fraca. Já a Toro Rosso viu seus dois pilotos, Jean-Eric Vergne e Daniil Kvyat pontuando, em oitavo e nono respectivamente. O francês e o russo fizeram provas bem seguras, especialmente Kvyat, estreante aos 19 anos. Já tem seus primeiros pontos.
Lotus aumenta o calvário e os abandonos importantes
E a Lotus segue no fundo do poço. O fim de semana do time de Enstone em Melbourne foi trágico. Muitos problemas, poucas oportunidades de ver o carro na pista e o abandono de Romain Grosjean e de Pastor Maldonado no meio da corrida são sintomas de que todos ali terão muito trabalho. Chega a dar pena de ver uma equipe que nos últimos anos foi capaz de andar entre os líderes e vencer corridas se arrastar desse jeito, com problemas de desenvolvimento do E22 e financeiros. Pode ser que ao longo da temporada, a equipe encontre algumas soluções para melhorar. Mas por enquanto eles parecem estar longe de ver uma luz no fim do túnel.
Entre os abandonos, cito dois. Felipe Massa acabou nem contornando a primeira curva de sua estreia pela Williams, O brasileiro foi atingido pela Caterham de Kamui Kobayashi na largada e ambos abandonaram. O japonês largou em 14º e vinha em alta velocidade. A principio, parece que esqueceu de frear e acertou o vice campeão de 2008 (além de Raikkönen), que pediu uma punição severa ao nipônico - algo que seria cabível - durante as entrevistas. No entanto, os comissários e a equipe encontraram um problema nos freios do CT05, e que foi a causa do acidente. Ou seja, Kamui escapou de uma punição para o GP da Malásia.
Retorno de Kamui Kobayashi a F1 terminou antes da primeira curva, em acidente com o 'amigo' Felipe Massa |
No fim das contas, foi uma pena para ambos. Massa poderia ter conseguido um bom resultado com o bom FW36. Já Kamui poderia ter feito uma corrida de certo destaque, dentro da condições que a Caterham oferece. Fica pra próxima.
Quem também ficou pelo meio do caminho foi o tetracampeão Sebastian Vettel. Em um fim de semana muito difícil para o alemão, ele acabou durando cinco voltas apenas, com problemas de potencia no seu motor Renault. Apesar da ótima prova feita pelo outro piloto do time, a RBR ainda tem muito o que trabalhar e Vettel acha que esse será um longo ano. É uma situação frustrante, especialmente para uma equipe que se acostumou a vencer nos últimos ano. Porém, é também uma boa oportunidade de mostrarem força e reverter a situação.
Resultado final
Fotos: GPUpdate.net
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