Debaixo de muita chuva, Hamilton marca pole em Sepang

Não aguentei ficar assistindo ao qualifying nesta madrugada após muitos atrasos para seu início devido a chuva. Por isso, só fui assistir nesta manhã como Lewis Hamilton marcou sua segunda pole position na temporada, em duas corridas. Com esse resultado, Hamilton se torna o britânico, ao lado de Jim Clark, que mais vezes largou na pole position na F1. Em breve o campeão de 2008 deve se isolar nesta estatística entre os nascidos na Grã-Bretanha.

Bem, como a classificação aconteceu com chuva, o domínio que a Mercedes parecia ter diante das rivais foi atenuado. Com pista molhada, as equipes conseguem ter um desempenho mais parelho, mais nivelado e o piloto também passa a ter uma importância maior. Quem consegue ter uma tocada mais precisa, obviamente tem mais vantagem. Por isso vemos uma primeira fila com Lewis Hamilton na pole e Sebastian Vettel em segundo.
Hamilton confirmou o favoritismo marcando a pole position para a segunda etapa do mundial na Malásia
A pole do piloto inglês não é nenhuma surpresa. Sabemos que Hamilton é um piloto que anda bem nessas condições de pista e que tem um ótimo carro em mãos. Por isso, ele já partia como favorito a ocupar a posição de honra, tanto em pista seca como em pista molhada. Contudo, ele precisava confirmar esse favoritismo. E o fez de maneira incontestável. No Q1, Lewis ficou atrás apenas do companheiro Nico Rosberg. No Q2 e no Q3, ninguém ficou à frente dele, que sobrou. E que parece irá sobrar amanhã, na condição de pista que for. Assim como aconteceu em Albert Park, Hamilton parte como favorito amanhã. Só que desta vez ele espera não ter os mesmos problemas que apresentou na etapa inaugural e que lhe tiraram da corrida após apenas três voltas. Se nada anormal acontecer, Lewis é o principal candidato a vitória.

Já a segunda posição de Vettel tem um pouco de surpresa. Nas atuais condições, se o alemão tivesse conseguido essa posição com pista seca, teria sido mais impressionante. Com pista molhada, ficou um pouco menos impressionante. Mas só um pouco, porque o talento do tetracampeão compensou as condições adversas. Sim, o piloto faz diferença e Vettel mostrou isso. Ficou a apenas 0s055 atrás de Hamilton. Ou seja, um pouquinha mais de capricho poderia ter lhe rendido a pole. Mas o segundo posto, no entanto, ainda é um excelente resultado, ainda mais pela diferença perante os demais. O segundo posto também prova que o RB10 é um carro de potencial. Se resolver os problemas com a Renault, pode evoluir bastante.

Na segunda fila ficaram Nico Rosberg e Fernando Alonso. O alemão, líder do mundial, não conseguiu extrair todo o potencial do W05 e nem acertar uma grande volta. Tanto que ficou a 0s619 atrás de Hamilton, o que é muita coisa para dois pilotos que usam o mesmo equipamento. Está aí a diferença que falamos de um piloto para outro. Entretanto, Nico ainda está em uma grande posição. Em Melbourne, largou na mesma terceira posição e venceu. Ou seja, é de se esperar que ele faça uma grande prova novamente. Ao lado dele, parte Fernando Alonso, que também é um piloto que anda bem no piso molhado. Com uma Ferrari que parecia mais próxima da Mercedes em pista seca do que molhada, o espanhol ainda salvou um quarto lugar, sete décimos atrás do pole. Ao que parece os carro vermelho não tem o mesmo rendimento em condições de chuva do que em pista seca. Portanto, os italianos devem estar torcendo para que São Pedro esteja de folga amanhã.
Sebastian Vettel andou muito bem em Sepang e ficou a apenas 0s055 do pole position Lewis Hamilton
Na terceira fila, vêm Daniel Ricciardo, em quinto, e Kimi Raikkönen, em sexto. O australiano, que fez uma grande prova em casa há duas semanas, mas que acabou desclassificado, está conseguindo andar entre os líderes. Claro que o resultado deste sábado, um segundo mais lento do que o companheiro, é algo bastante significativo e que corrobora da tese de que o piloto faz uma grande diferença nesse tipo de condições. Entretanto, ainda é um bom resultado para ele, que vai tendo um bom início na RBR. Ao seu lado, larga Kimi Raikkönen, esse sim, uma decepção hoje. O finlandês foi um segundo mais lento do que seu companheiro, Fernando Alonso e quase dois mais lento do que o pole. Aqui, serve também o argumento de que a Ferrari parece mais equilibrada no seco do que no molhado. Mas o tempo que Kimi tomou, ainda mais depois de estar andando bem nos treinos livres, é de se estranhar, até porque não é essa a diferença real entre ele e Alonso. Não acho o campeão de 2007 o melhor dos pilotos na chuva, mas certamente esse desempenho não é conivente com o que ele pode fazer.

Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen formam a quarta fila. O alemão - que anda demais - novamente leva a Force India à fase final da classificação. E para ele também serve o argumento de que piloto bom faz a diferença em condições adversas. Claro que ele ficou bem longe do tempo do pole, mas prova que tem condições de andar em qualquer tipo de clima. É um piloto que estará constantemente nessa zona durante o ano. Enquanto isso, Magnussen voltou a ficar na frente de Jenson Button. O dinamarquês não teve aquele desempenho de encher os olhos, mas ainda assim conseguiu ir ao Q3 sem dificuldades. Vamos ver se amanhã ele consegue voltar a mostrar uma boa performance na corrida.

Fecham o top 10 Jean Eric-Vergne e Jenson Button. O francês consegue, novamente, conduzir a Toro Rosso ao Q3. Os tourinhos parecem ter um bom carro também, que pode levar seus pilotos a brigarem por pontos com certa frequência neste mundial. Button, por sua vez, não conseguiu fazer muita coisa além do décimo posto. É bom lembrar que a McLaren teve problemas de hardware no terceiro treino livre, o que atrapalhou o cronograma. Talvez, os dois pilotos do time poderiam ter ido além, caso não tivessem sido atrasados.
Rosberg, Hamilton e Vettel foram os três mais rápidos da classificação em Sepang debaixo de muita chuva
Entre os limados no Q2, destaque apenas para a Williams. Felipe Massa ficou em 13º e Valtteri Bottas em 15º. O time de Grove tentou de tudo para minimizar os problemas de equilíbrio no carro, evidenciados na chuva, para avançar à fase final. Mas não teve sucesso. Bottas ainda foi punido e perdeu três posições Agora, tio Frank e companhia vão rezar para que não caia uma gota de água amanhã em Sepang. Digno de notinha também foi a ida de Grosjean ao Q2. Claro que a chuva ajudou e que o franco-suíço não passou de 16º, que virou um 15º lugar. Mas serve pra amenizar um pouco a crise.

E se Grosejan foi para o Q2, sobrou para Sutil fazer companhia a Maldonado e às nanicas no fundão. O alemão ainda foi pior do que a Lotus do venezuelano e sai em 17º.

Grid de largada

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: